Professores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Maria Manuela Martins Soares
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Lopes, Maria da Penha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646806
Resumo: In this article we examine the characteristics of the successful/unsuccessful student in Mathematics considering psychological and cognate factors. The successful student at a long range was identified with that one which exhibits a flexible way of thinking, which allows him to attain a more global and significant understanding of the concepts. Starting from teacher and students interactions and from classroom observations we have verified that when teachers make use of flexible forms of thinking, even when teachers I a non-deliberate fashion, they may be contributing for some students to seek for a sense in the use of mathematical concepts and formulas, and, a last, contributing for their success in Mathematics. We suggest that teachers deliberately assume a classroom attitude which will stimulate problem solving abilities ad forms of flexible and autonomous thinking.
id UNICAMP-21_19a6e815d1362f726f216b8f8c48c12d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646806
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Professores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunosProfessores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunosSucesso e fracasso em MatemáticaFlexibilidade de pensamentoCogniçãoSuccess and failure in MathematicsFlexible thinkingCognitionIn this article we examine the characteristics of the successful/unsuccessful student in Mathematics considering psychological and cognate factors. The successful student at a long range was identified with that one which exhibits a flexible way of thinking, which allows him to attain a more global and significant understanding of the concepts. Starting from teacher and students interactions and from classroom observations we have verified that when teachers make use of flexible forms of thinking, even when teachers I a non-deliberate fashion, they may be contributing for some students to seek for a sense in the use of mathematical concepts and formulas, and, a last, contributing for their success in Mathematics. We suggest that teachers deliberately assume a classroom attitude which will stimulate problem solving abilities ad forms of flexible and autonomous thinking.Neste artigo analisamos as características do aluno de sucesso/fracasso em matemática, levando em consideração fatores de ordem psicológica e cognitiva. O aluno de sucesso ao longo prazo passou a ser identificado como aquele que apresenta um pensamento flexível, que lhe permite alcançar uma compreensão mais global e significativa dos conceitos. Partindo de observações de sala de aula e das interações entre professor e alunos verificamos que, quando os professores fazem uso de formas de pensamento flexível, mesmo que de forma não deliberada, eles pode estar contribuindo para que alguns alunos busquem um sentindo para o uso de fórmulas e conceitos matemáticos, e, em última análise, contribuindo para o sucesso em matemática. Sugere-se que os professores adotem, deliberadamente, uma postura em sala de aula que incentive habilidades de resolução de problemas e formas de pensamento autônomo e flexível.Universidade Estadual de Campinas1998-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864680610.20396/zet.v6i9.8646806Zetetike; Vol. 6 No. 1 (1998): jan./jun. [9]; 31-58Zetetike; Vol. 6 Núm. 1 (1998): jan./jun. [9]; 31-58Zetetike; v. 6 n. 1 (1998): jan./jun. [9]; 31-582176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646806/13708Brazil; 1998Brasil; 1998Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDavid, Maria Manuela Martins SoaresLopes, Maria da Penha2023-10-26T11:51:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646806Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:51:03Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunos
Professores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunos
title Professores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunos
spellingShingle Professores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunos
David, Maria Manuela Martins Soares
Sucesso e fracasso em Matemática
Flexibilidade de pensamento
Cognição
Success and failure in Mathematics
Flexible thinking
Cognition
title_short Professores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunos
title_full Professores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunos
title_fullStr Professores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunos
title_full_unstemmed Professores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunos
title_sort Professores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunos
author David, Maria Manuela Martins Soares
author_facet David, Maria Manuela Martins Soares
Lopes, Maria da Penha
author_role author
author2 Lopes, Maria da Penha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Maria Manuela Martins Soares
Lopes, Maria da Penha
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso e fracasso em Matemática
Flexibilidade de pensamento
Cognição
Success and failure in Mathematics
Flexible thinking
Cognition
topic Sucesso e fracasso em Matemática
Flexibilidade de pensamento
Cognição
Success and failure in Mathematics
Flexible thinking
Cognition
description In this article we examine the characteristics of the successful/unsuccessful student in Mathematics considering psychological and cognate factors. The successful student at a long range was identified with that one which exhibits a flexible way of thinking, which allows him to attain a more global and significant understanding of the concepts. Starting from teacher and students interactions and from classroom observations we have verified that when teachers make use of flexible forms of thinking, even when teachers I a non-deliberate fashion, they may be contributing for some students to seek for a sense in the use of mathematical concepts and formulas, and, a last, contributing for their success in Mathematics. We suggest that teachers deliberately assume a classroom attitude which will stimulate problem solving abilities ad forms of flexible and autonomous thinking.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646806
10.20396/zet.v6i9.8646806
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646806
identifier_str_mv 10.20396/zet.v6i9.8646806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646806/13708
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 1998
Brasil; 1998
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 6 No. 1 (1998): jan./jun. [9]; 31-58
Zetetike; Vol. 6 Núm. 1 (1998): jan./jun. [9]; 31-58
Zetetike; v. 6 n. 1 (1998): jan./jun. [9]; 31-58
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591057612800