Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Margarida P.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Santos, Sandra A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
DOI: 10.20396/zet.v10i17-18.8646944
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944
Resumo: Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.
id UNICAMP-21_8c19667377a90d119fd00b0a23df8641
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646944
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
spelling Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de CálculoMancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de CálculoCálculoProjetos de ensinoEngenhariaCálculoProjetos de ensinoEngenhariaUsando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.Universidade Estadual de Campinas2002-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864694410.20396/zet.v10i17-18.8646944Zetetike; Vol. 10 No. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112Zetetike; Vol. 10 Núm. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112Zetetike; v. 10 n. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-1122176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944/33412Brasil; 2002Brasil; 2002Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Margarida P.Santos, Sandra A.2024-01-18T17:01:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646944Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-18T17:01:56Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
title Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
spellingShingle Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
Mello, Margarida P.
Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
Mello, Margarida P.
Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
title_short Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
title_full Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
title_fullStr Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
title_full_unstemmed Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
title_sort Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
author Mello, Margarida P.
author_facet Mello, Margarida P.
Mello, Margarida P.
Santos, Sandra A.
Santos, Sandra A.
author_role author
author2 Santos, Sandra A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Margarida P.
Santos, Sandra A.
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
topic Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
description Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944
10.20396/zet.v10i17-18.8646944
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944
identifier_str_mv 10.20396/zet.v10i17-18.8646944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944/33412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2002
Brasil; 2002
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 10 No. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112
Zetetike; Vol. 10 Núm. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112
Zetetike; v. 10 n. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1822181128928231424
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20396/zet.v10i17-18.8646944