Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Margarida P.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Santos, Sandra A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944
Resumo: Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.
id UNICAMP-21_8c19667377a90d119fd00b0a23df8641
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646944
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de CálculoMancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de CálculoCálculoProjetos de ensinoEngenhariaCálculoProjetos de ensinoEngenhariaUsando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.Universidade Estadual de Campinas2002-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864694410.20396/zet.v10i17-18.8646944Zetetike; Vol. 10 No. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112Zetetike; Vol. 10 Núm. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112Zetetike; v. 10 n. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-1122176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944/33412Brasil; 2002Brasil; 2002Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Margarida P.Santos, Sandra A.2024-01-18T17:01:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646944Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-18T17:01:56Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
title Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
spellingShingle Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
Mello, Margarida P.
Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
title_short Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
title_full Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
title_fullStr Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
title_full_unstemmed Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
title_sort Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
author Mello, Margarida P.
author_facet Mello, Margarida P.
Santos, Sandra A.
author_role author
author2 Santos, Sandra A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Margarida P.
Santos, Sandra A.
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
topic Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia
description Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944
10.20396/zet.v10i17-18.8646944
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944
identifier_str_mv 10.20396/zet.v10i17-18.8646944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944/33412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2002
Brasil; 2002
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 10 No. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112
Zetetike; Vol. 10 Núm. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112
Zetetike; v. 10 n. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591583997952