Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944 |
Resumo: | Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia. |
id |
UNICAMP-21_8c19667377a90d119fd00b0a23df8641 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646944 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de CálculoMancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de CálculoCálculoProjetos de ensinoEngenhariaCálculoProjetos de ensinoEngenhariaUsando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.Universidade Estadual de Campinas2002-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864694410.20396/zet.v10i17-18.8646944Zetetike; Vol. 10 No. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112Zetetike; Vol. 10 Núm. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112Zetetike; v. 10 n. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-1122176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944/33412Brasil; 2002Brasil; 2002Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Margarida P.Santos, Sandra A.2024-01-18T17:01:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646944Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-18T17:01:56Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
title |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
spellingShingle |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo Mello, Margarida P. Cálculo Projetos de ensino Engenharia Cálculo Projetos de ensino Engenharia |
title_short |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
title_full |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
title_fullStr |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
title_full_unstemmed |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
title_sort |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
author |
Mello, Margarida P. |
author_facet |
Mello, Margarida P. Santos, Sandra A. |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Sandra A. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Margarida P. Santos, Sandra A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo Projetos de ensino Engenharia Cálculo Projetos de ensino Engenharia |
topic |
Cálculo Projetos de ensino Engenharia Cálculo Projetos de ensino Engenharia |
description |
Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944 10.20396/zet.v10i17-18.8646944 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v10i17-18.8646944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944/33412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2002 Brasil; 2002 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 10 No. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112 Zetetike; Vol. 10 Núm. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112 Zetetike; v. 10 n. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329591583997952 |