Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
DOI: | 10.20396/zet.v10i17-18.8646944 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944 |
Resumo: | Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia. |
id |
UNICAMP-21_8c19667377a90d119fd00b0a23df8641 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646944 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
spelling |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de CálculoMancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de CálculoCálculoProjetos de ensinoEngenhariaCálculoProjetos de ensinoEngenhariaUsando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.Universidade Estadual de Campinas2002-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864694410.20396/zet.v10i17-18.8646944Zetetike; Vol. 10 No. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112Zetetike; Vol. 10 Núm. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112Zetetike; v. 10 n. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-1122176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944/33412Brasil; 2002Brasil; 2002Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Margarida P.Santos, Sandra A.2024-01-18T17:01:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646944Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-18T17:01:56Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
title |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
spellingShingle |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo Mello, Margarida P. Cálculo Projetos de ensino Engenharia Cálculo Projetos de ensino Engenharia Mello, Margarida P. Cálculo Projetos de ensino Engenharia Cálculo Projetos de ensino Engenharia |
title_short |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
title_full |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
title_fullStr |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
title_full_unstemmed |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
title_sort |
Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo |
author |
Mello, Margarida P. |
author_facet |
Mello, Margarida P. Mello, Margarida P. Santos, Sandra A. Santos, Sandra A. |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Sandra A. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Margarida P. Santos, Sandra A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo Projetos de ensino Engenharia Cálculo Projetos de ensino Engenharia |
topic |
Cálculo Projetos de ensino Engenharia Cálculo Projetos de ensino Engenharia |
description |
Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944 10.20396/zet.v10i17-18.8646944 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v10i17-18.8646944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944/33412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2002 Brasil; 2002 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 10 No. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112 Zetetike; Vol. 10 Núm. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112 Zetetike; v. 10 n. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 71-112 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1822181128928231424 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/zet.v10i17-18.8646944 |