Recontextualizations from a pedagogical intervention program for mathematics teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Ismael Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa, Jonei Cerqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657456
Resumo: In this paper, we present a study that sought to understand how teachers recontextualize texts of the Pedagogical Intervention Program for mathematics teaching in primary school carried out by the Teresina Municipal Department of Education in a public-private partnership with "Instituto Alfa e Beto". This is a qualitative study in which data were collected through observations, documents, and interviews with two teachers who participated in the program and teach mathematics in the 5th grade. The data, analyzed in light of some concepts of sociology of Basil Bernstein and Stephen Ball, suggest that the participating teachers recontextualize the texts recommended by the program including activities designed by themselves to help prepare students for “Prova Brasil” and performing textual transformations to meet these students' performance standards.
id UNICAMP-21_979542840a4627ea1e681bc0f8e1f855
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8657456
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Recontextualizations from a pedagogical intervention program for mathematics teachingRecontextualizações de um Programa de Intervenção Pedagógica para o ensino de matemáticaRecontextualizações de um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemáticaPedagogical recontextualizationPerformativityMathematics teachingRecontextualização pedagógicaPerformatividadeEnsino de matemáticaRecontextualización pedagógicaPerformatividadEnseñanza de las matemáticasIn this paper, we present a study that sought to understand how teachers recontextualize texts of the Pedagogical Intervention Program for mathematics teaching in primary school carried out by the Teresina Municipal Department of Education in a public-private partnership with "Instituto Alfa e Beto". This is a qualitative study in which data were collected through observations, documents, and interviews with two teachers who participated in the program and teach mathematics in the 5th grade. The data, analyzed in light of some concepts of sociology of Basil Bernstein and Stephen Ball, suggest that the participating teachers recontextualize the texts recommended by the program including activities designed by themselves to help prepare students for “Prova Brasil” and performing textual transformations to meet these students' performance standards.Este artigo apresenta um estudo que buscou compreender como professores recontextualizam textos do Programa de Intervenção Pedagógica para o Ensino de Matemática nos anos iniciais, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (PI), em parceria público-privada com Instituto Alfa e Beto. Trata-se de um estudo qualitativo em que os dados foram coletados por meio de observações, análise de documentos e entrevistas com dois professores que participam do referido Programa e ensinam matemática no 5.º ano do Ensino Fundamental. Os dados, analisados à luz de alguns conceitos da sociologia de Basil Bernstein e de Stephen Ball, sugerem que os professores participantes recontextualizam os textos preconizados pelo Programa, ao incluir atividades elaboradas por eles mesmos para favorecer a preparação de estudantes para a Prova Brasil e ao realizar transformações textuais para atender aos padrões de desempenho desses estudantes.Este artigo apresenta um estudo que buscou compreender como professores recontextualizam textos do Programa de Intervenção Pedagógica para o Ensino de Matemática nos anos iniciais, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (PI), em parceria público-privada com Instituto Alfa e Beto. Trata-se de um estudo qualitativo em que os dados foram coletados por meio de observações, análise de documentos e entrevistas com dois professores que participam do referido Programa e ensinam matemática no 5.º ano do Ensino Fundamental. Os dados, analisados à luz de alguns conceitos da sociologia de Basil Bernstein e de Stephen Ball, sugerem que os professores participantes recontextualizam os textos preconizados pelo Programa, ao incluir atividades elaboradas por eles mesmos para favorecer a preparação de estudantes para a Prova Brasil e ao realizar transformações textuais para atender aos padrões de desempenho desses estudantes.Universidade Estadual de Campinas2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/865745610.20396/zet.v28i0.8657456Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020023Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020023Zetetike; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e0200232176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657456/23011https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657456/23012Teresina; 2019Teresina; 2019Teresina; 2019Copyright (c) 2020 Zetetikehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLira, Ismael SantosBarbosa, Jonei Cerqueira2024-01-11T11:49:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8657456Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-11T11:49:21Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Recontextualizations from a pedagogical intervention program for mathematics teaching
Recontextualizações de um Programa de Intervenção Pedagógica para o ensino de matemática
Recontextualizações de um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática
title Recontextualizations from a pedagogical intervention program for mathematics teaching
spellingShingle Recontextualizations from a pedagogical intervention program for mathematics teaching
Lira, Ismael Santos
Pedagogical recontextualization
Performativity
Mathematics teaching
Recontextualização pedagógica
Performatividade
Ensino de matemática
Recontextualización pedagógica
Performatividad
Enseñanza de las matemáticas
title_short Recontextualizations from a pedagogical intervention program for mathematics teaching
title_full Recontextualizations from a pedagogical intervention program for mathematics teaching
title_fullStr Recontextualizations from a pedagogical intervention program for mathematics teaching
title_full_unstemmed Recontextualizations from a pedagogical intervention program for mathematics teaching
title_sort Recontextualizations from a pedagogical intervention program for mathematics teaching
author Lira, Ismael Santos
author_facet Lira, Ismael Santos
Barbosa, Jonei Cerqueira
author_role author
author2 Barbosa, Jonei Cerqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Ismael Santos
Barbosa, Jonei Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogical recontextualization
Performativity
Mathematics teaching
Recontextualização pedagógica
Performatividade
Ensino de matemática
Recontextualización pedagógica
Performatividad
Enseñanza de las matemáticas
topic Pedagogical recontextualization
Performativity
Mathematics teaching
Recontextualização pedagógica
Performatividade
Ensino de matemática
Recontextualización pedagógica
Performatividad
Enseñanza de las matemáticas
description In this paper, we present a study that sought to understand how teachers recontextualize texts of the Pedagogical Intervention Program for mathematics teaching in primary school carried out by the Teresina Municipal Department of Education in a public-private partnership with "Instituto Alfa e Beto". This is a qualitative study in which data were collected through observations, documents, and interviews with two teachers who participated in the program and teach mathematics in the 5th grade. The data, analyzed in light of some concepts of sociology of Basil Bernstein and Stephen Ball, suggest that the participating teachers recontextualize the texts recommended by the program including activities designed by themselves to help prepare students for “Prova Brasil” and performing textual transformations to meet these students' performance standards.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657456
10.20396/zet.v28i0.8657456
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657456
identifier_str_mv 10.20396/zet.v28i0.8657456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657456/23011
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657456/23012
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Teresina; 2019
Teresina; 2019
Teresina; 2019
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020023
Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020023
Zetetike; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e020023
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329592938758144