As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores p.73-106(Primeira Parte: 73-89)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Antonio
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646848
Resumo: O propósito deste artigo é destacar e analisar alguns argumentos que tentam reforçar as potencialidades pedagógicas da história de matemática, contrapondo-os a outros, menos dificuldades ou obstáculos que se colocam á concretização dessas potencialidades. A discussão se processa á luz de um conjunto não-exaustivo de argumentos extraídos de uma documentação básica constituída de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de Educação Matemática, súmulas contidas em anais de Encontros nacionais e internacionais de Educação Matemática, capítulos de livros e referências esparsas contidas nas obras de matemática, historiadores da matemática e educadores matemáticos. Palavras-chaveHistória da matemática; Educação matemática AbstractThe purpose of this article is to highlight and analyse some of the arguments that attempt to reinforce the pedagogic potentialities of the history of mathematics, in opposition to the arguments, less frequent but not less important, that try to point out specific obstacles rendering difficult he realization of these potentialities. The Discussion takes place in the light of a non-exhausting set of arguments taken and International periodicals of Mathematic Education, abridgements contained in national and international annals and Meetings of Mathematic Education, chapters of books and sparse references from the works of mathematicians, mathematic historians and mathematic educators. KeywordsHistory of mathematics; Mathematics education
id UNICAMP-21_a50463dc58da7db608302d7f5ab04c71
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646848
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores p.73-106(Primeira Parte: 73-89)História da matemáticaEducação matemáticaHistory of mathematicsHistory of Mathematics EducationO propósito deste artigo é destacar e analisar alguns argumentos que tentam reforçar as potencialidades pedagógicas da história de matemática, contrapondo-os a outros, menos dificuldades ou obstáculos que se colocam á concretização dessas potencialidades. A discussão se processa á luz de um conjunto não-exaustivo de argumentos extraídos de uma documentação básica constituída de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de Educação Matemática, súmulas contidas em anais de Encontros nacionais e internacionais de Educação Matemática, capítulos de livros e referências esparsas contidas nas obras de matemática, historiadores da matemática e educadores matemáticos. Palavras-chaveHistória da matemática; Educação matemática AbstractThe purpose of this article is to highlight and analyse some of the arguments that attempt to reinforce the pedagogic potentialities of the history of mathematics, in opposition to the arguments, less frequent but not less important, that try to point out specific obstacles rendering difficult he realization of these potentialities. The Discussion takes place in the light of a non-exhausting set of arguments taken and International periodicals of Mathematic Education, abridgements contained in national and international annals and Meetings of Mathematic Education, chapters of books and sparse references from the works of mathematicians, mathematic historians and mathematic educators. KeywordsHistory of mathematics; Mathematics educationUniversidade Estadual de Campinas1997-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864684810.20396/zet.v5i8.8646848Zetetike; Vol. 5 No. 2 (1997): jul./dez. [8]; 73-106Zetetike; Vol. 5 Núm. 2 (1997): jul./dez. [8]; 73-106Zetetike; v. 5 n. 2 (1997): jul./dez. [8]; 73-1062176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646848/13749Brazil; 1997Brasil; 1997Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiguel, Antonio2023-10-26T11:49:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646848Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:49:20Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores p.73-106(Primeira Parte: 73-89)
title As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores p.73-106(Primeira Parte: 73-89)
spellingShingle As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores p.73-106(Primeira Parte: 73-89)
Miguel, Antonio
História da matemática
Educação matemática
History of mathematics
History of Mathematics Education
title_short As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores p.73-106(Primeira Parte: 73-89)
title_full As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores p.73-106(Primeira Parte: 73-89)
title_fullStr As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores p.73-106(Primeira Parte: 73-89)
title_full_unstemmed As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores p.73-106(Primeira Parte: 73-89)
title_sort As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores p.73-106(Primeira Parte: 73-89)
author Miguel, Antonio
author_facet Miguel, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Educação matemática
History of mathematics
History of Mathematics Education
topic História da matemática
Educação matemática
History of mathematics
History of Mathematics Education
description O propósito deste artigo é destacar e analisar alguns argumentos que tentam reforçar as potencialidades pedagógicas da história de matemática, contrapondo-os a outros, menos dificuldades ou obstáculos que se colocam á concretização dessas potencialidades. A discussão se processa á luz de um conjunto não-exaustivo de argumentos extraídos de uma documentação básica constituída de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de Educação Matemática, súmulas contidas em anais de Encontros nacionais e internacionais de Educação Matemática, capítulos de livros e referências esparsas contidas nas obras de matemática, historiadores da matemática e educadores matemáticos. Palavras-chaveHistória da matemática; Educação matemática AbstractThe purpose of this article is to highlight and analyse some of the arguments that attempt to reinforce the pedagogic potentialities of the history of mathematics, in opposition to the arguments, less frequent but not less important, that try to point out specific obstacles rendering difficult he realization of these potentialities. The Discussion takes place in the light of a non-exhausting set of arguments taken and International periodicals of Mathematic Education, abridgements contained in national and international annals and Meetings of Mathematic Education, chapters of books and sparse references from the works of mathematicians, mathematic historians and mathematic educators. KeywordsHistory of mathematics; Mathematics education
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646848
10.20396/zet.v5i8.8646848
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646848
identifier_str_mv 10.20396/zet.v5i8.8646848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646848/13749
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 1997
Brasil; 1997
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 5 No. 2 (1997): jul./dez. [8]; 73-106
Zetetike; Vol. 5 Núm. 2 (1997): jul./dez. [8]; 73-106
Zetetike; v. 5 n. 2 (1997): jul./dez. [8]; 73-106
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591095361536