Professional identity of preservice mathematics teachers: aspects of the self-understanding mobilized in the Vaivém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654512
Resumo: The purpose of this article is to analyse aspects of self-knowledge mobilised by preservice mathematics teachers in the vaivém regarding the movement of constitution of their Professional Identity (PI). Vaivém is a tool of written communication between the teacher supervisor and the teacher in training. This is qualitative research of an interpretative nature, focused on the vaivéns produced by the trainee teachers in two disciplines (taught in the third and fourth years) of a mathematics teaching degree course. We could observe that the vaivém was configured as an opportunity for preservice mathematics teachers to analyse personal and professional elements in an articulated way, understand their actions as students and teachers, reflect on their professional choices and desires, and to think about their professional future. Such reflections and analyses were supported by the fact that the vaivém is interactive, questioning, temporal, and problematises all trainees' written production. Hence, the vaivém is revealed as a potential instrument to analyse aspects of the movement of constitution of the PI of the preservice mathematics teachers, mainly regarding one of its dimensions: self-knowledge.
id UNICAMP-21_efb144c64bd23fe5b94e718da40215f1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8654512
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Professional identity of preservice mathematics teachers: aspects of the self-understanding mobilized in the VaivémIdentidade Profissional de futuros professores de Matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no VaivémIdentidade profissional de futuros professores de matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no VaivémEducação matemáticaFormação de professores de matemáticaIdentidade profissionalComunicação escritaMathematics educationMathematics teacher educationProfessional identityWritten communicationThe purpose of this article is to analyse aspects of self-knowledge mobilised by preservice mathematics teachers in the vaivém regarding the movement of constitution of their Professional Identity (PI). Vaivém is a tool of written communication between the teacher supervisor and the teacher in training. This is qualitative research of an interpretative nature, focused on the vaivéns produced by the trainee teachers in two disciplines (taught in the third and fourth years) of a mathematics teaching degree course. We could observe that the vaivém was configured as an opportunity for preservice mathematics teachers to analyse personal and professional elements in an articulated way, understand their actions as students and teachers, reflect on their professional choices and desires, and to think about their professional future. Such reflections and analyses were supported by the fact that the vaivém is interactive, questioning, temporal, and problematises all trainees' written production. Hence, the vaivém is revealed as a potential instrument to analyse aspects of the movement of constitution of the PI of the preservice mathematics teachers, mainly regarding one of its dimensions: self-knowledge.O objetivo deste artigo é analisar aspectos do autoconhecimento mobilizados por futuros professores no Vaivém, no que diz respeito ao movimento de constituição de sua Identidade Profissional (IP). O vaivém é um instrumento de comunicação escrita entre formador e (futuro) professor em formação. O estudo trata de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, sobre os vaivéns produzidos por futuros professores em duas disciplinas (ministradas no terceiro e no quarto ano) de um curso de Matemática – Licenciatura. Foi possível observar que o vaivém se configurou como uma oportunidade de os futuros professores analisarem acerca de elementos pessoais e profissionais de modo articulado, de entenderem suas ações como estudantes e professores, de refletirem sobre suas próprias escolhas e desejos profissionais e de pensarem em seu futuro profissional. Tais reflexões e análises foram apoiadas no fato de o vaivém ser interativo, questionador, temporal e problematizar toda produção escrita dos futuros professores. Nessa direção, o vaivém se revela como um potencial instrumento para analisar aspectos do movimento de constituição da IP de futuros professores de Matemática, principalmente quanto a uma de suas dimensões: autoconhecimento.O objetivo deste artigo é analisar aspectos do autoconhecimento mobilizados por futuros professores no Vaivém, no que diz respeito ao movimento de constituição de sua Identidade Profissional (IP). O vaivém é um instrumento de comunicação escrita entre formador e (futuro) professor em formação. O estudo trata de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, sobre os vaivéns produzidos por futuros professores em duas disciplinas (ministradas no terceiro e no quarto ano) de um curso de Matemática – Licenciatura. Foi possível observar que o vaivém se configurou como uma oportunidade de os futuros professores analisarem acerca de elementos pessoais e profissionais de modo articulado, de entenderem suas ações como estudantes e professores, de refletirem sobre suas próprias escolhas e desejos profissionais e de pensarem em seu futuro profissional. Tais reflexões e análises foram apoiadas no fato de o vaivém ser interativo, questionador, temporal e problematizar toda produção escrita dos futuros professores. Nessa direção, o vaivém se revela como um potencial instrumento para analisar aspectos do movimento de constituição da IP de futuros professores de Matemática, principalmente quanto a uma de suas dimensões: autoconhecimento.Universidade Estadual de Campinas2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/865451210.20396/zet.v28i0.8654512Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020025Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020025Zetetike; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e0200252176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654512/23057https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654512/23058Brazil; ContemporaryBrasil, ContemporâneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2020 Zetetikehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Paulo HenriqueCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade2024-01-11T12:04:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8654512Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-11T12:04:18Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professional identity of preservice mathematics teachers: aspects of the self-understanding mobilized in the Vaivém
Identidade Profissional de futuros professores de Matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no Vaivém
Identidade profissional de futuros professores de matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no Vaivém
title Professional identity of preservice mathematics teachers: aspects of the self-understanding mobilized in the Vaivém
spellingShingle Professional identity of preservice mathematics teachers: aspects of the self-understanding mobilized in the Vaivém
Rodrigues, Paulo Henrique
Educação matemática
Formação de professores de matemática
Identidade profissional
Comunicação escrita
Mathematics education
Mathematics teacher education
Professional identity
Written communication
title_short Professional identity of preservice mathematics teachers: aspects of the self-understanding mobilized in the Vaivém
title_full Professional identity of preservice mathematics teachers: aspects of the self-understanding mobilized in the Vaivém
title_fullStr Professional identity of preservice mathematics teachers: aspects of the self-understanding mobilized in the Vaivém
title_full_unstemmed Professional identity of preservice mathematics teachers: aspects of the self-understanding mobilized in the Vaivém
title_sort Professional identity of preservice mathematics teachers: aspects of the self-understanding mobilized in the Vaivém
author Rodrigues, Paulo Henrique
author_facet Rodrigues, Paulo Henrique
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
author_role author
author2 Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Paulo Henrique
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Formação de professores de matemática
Identidade profissional
Comunicação escrita
Mathematics education
Mathematics teacher education
Professional identity
Written communication
topic Educação matemática
Formação de professores de matemática
Identidade profissional
Comunicação escrita
Mathematics education
Mathematics teacher education
Professional identity
Written communication
description The purpose of this article is to analyse aspects of self-knowledge mobilised by preservice mathematics teachers in the vaivém regarding the movement of constitution of their Professional Identity (PI). Vaivém is a tool of written communication between the teacher supervisor and the teacher in training. This is qualitative research of an interpretative nature, focused on the vaivéns produced by the trainee teachers in two disciplines (taught in the third and fourth years) of a mathematics teaching degree course. We could observe that the vaivém was configured as an opportunity for preservice mathematics teachers to analyse personal and professional elements in an articulated way, understand their actions as students and teachers, reflect on their professional choices and desires, and to think about their professional future. Such reflections and analyses were supported by the fact that the vaivém is interactive, questioning, temporal, and problematises all trainees' written production. Hence, the vaivém is revealed as a potential instrument to analyse aspects of the movement of constitution of the PI of the preservice mathematics teachers, mainly regarding one of its dimensions: self-knowledge.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654512
10.20396/zet.v28i0.8654512
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654512
identifier_str_mv 10.20396/zet.v28i0.8654512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654512/23057
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654512/23058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil, Contemporâneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020025
Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020025
Zetetike; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e020025
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329592858017792