Professional identity of preservice mathematics teachers: aspects of the self-understanding mobilized in the Vaivém
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654512 |
Resumo: | The purpose of this article is to analyse aspects of self-knowledge mobilised by preservice mathematics teachers in the vaivém regarding the movement of constitution of their Professional Identity (PI). Vaivém is a tool of written communication between the teacher supervisor and the teacher in training. This is qualitative research of an interpretative nature, focused on the vaivéns produced by the trainee teachers in two disciplines (taught in the third and fourth years) of a mathematics teaching degree course. We could observe that the vaivém was configured as an opportunity for preservice mathematics teachers to analyse personal and professional elements in an articulated way, understand their actions as students and teachers, reflect on their professional choices and desires, and to think about their professional future. Such reflections and analyses were supported by the fact that the vaivém is interactive, questioning, temporal, and problematises all trainees' written production. Hence, the vaivém is revealed as a potential instrument to analyse aspects of the movement of constitution of the PI of the preservice mathematics teachers, mainly regarding one of its dimensions: self-knowledge. |
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Professional identity of preservice mathematics teachers: aspects of the self-understanding mobilized in the VaivémIdentidade Profissional de futuros professores de Matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no VaivémIdentidade profissional de futuros professores de matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no VaivémEducação matemáticaFormação de professores de matemáticaIdentidade profissionalComunicação escritaMathematics educationMathematics teacher educationProfessional identityWritten communicationThe purpose of this article is to analyse aspects of self-knowledge mobilised by preservice mathematics teachers in the vaivém regarding the movement of constitution of their Professional Identity (PI). Vaivém is a tool of written communication between the teacher supervisor and the teacher in training. This is qualitative research of an interpretative nature, focused on the vaivéns produced by the trainee teachers in two disciplines (taught in the third and fourth years) of a mathematics teaching degree course. We could observe that the vaivém was configured as an opportunity for preservice mathematics teachers to analyse personal and professional elements in an articulated way, understand their actions as students and teachers, reflect on their professional choices and desires, and to think about their professional future. Such reflections and analyses were supported by the fact that the vaivém is interactive, questioning, temporal, and problematises all trainees' written production. Hence, the vaivém is revealed as a potential instrument to analyse aspects of the movement of constitution of the PI of the preservice mathematics teachers, mainly regarding one of its dimensions: self-knowledge.O objetivo deste artigo é analisar aspectos do autoconhecimento mobilizados por futuros professores no Vaivém, no que diz respeito ao movimento de constituição de sua Identidade Profissional (IP). O vaivém é um instrumento de comunicação escrita entre formador e (futuro) professor em formação. O estudo trata de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, sobre os vaivéns produzidos por futuros professores em duas disciplinas (ministradas no terceiro e no quarto ano) de um curso de Matemática – Licenciatura. Foi possível observar que o vaivém se configurou como uma oportunidade de os futuros professores analisarem acerca de elementos pessoais e profissionais de modo articulado, de entenderem suas ações como estudantes e professores, de refletirem sobre suas próprias escolhas e desejos profissionais e de pensarem em seu futuro profissional. Tais reflexões e análises foram apoiadas no fato de o vaivém ser interativo, questionador, temporal e problematizar toda produção escrita dos futuros professores. Nessa direção, o vaivém se revela como um potencial instrumento para analisar aspectos do movimento de constituição da IP de futuros professores de Matemática, principalmente quanto a uma de suas dimensões: autoconhecimento.O objetivo deste artigo é analisar aspectos do autoconhecimento mobilizados por futuros professores no Vaivém, no que diz respeito ao movimento de constituição de sua Identidade Profissional (IP). O vaivém é um instrumento de comunicação escrita entre formador e (futuro) professor em formação. O estudo trata de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, sobre os vaivéns produzidos por futuros professores em duas disciplinas (ministradas no terceiro e no quarto ano) de um curso de Matemática – Licenciatura. Foi possível observar que o vaivém se configurou como uma oportunidade de os futuros professores analisarem acerca de elementos pessoais e profissionais de modo articulado, de entenderem suas ações como estudantes e professores, de refletirem sobre suas próprias escolhas e desejos profissionais e de pensarem em seu futuro profissional. Tais reflexões e análises foram apoiadas no fato de o vaivém ser interativo, questionador, temporal e problematizar toda produção escrita dos futuros professores. Nessa direção, o vaivém se revela como um potencial instrumento para analisar aspectos do movimento de constituição da IP de futuros professores de Matemática, principalmente quanto a uma de suas dimensões: autoconhecimento.Universidade Estadual de Campinas2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/865451210.20396/zet.v28i0.8654512Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020025Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020025Zetetike; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e0200252176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654512/23057https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654512/23058Brazil; ContemporaryBrasil, ContemporâneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2020 Zetetikehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Paulo HenriqueCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade2024-01-11T12:04:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8654512Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-11T12:04:18Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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