A cenografia e o espaço-tempo no neorrealismo como indicador da sociedade italiana no pós-guerra: uma breve análise a partir de Roma, Cidade Aberta e Ladrões de Bicicleta
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urbana (Campinas) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8642555 |
Resumo: | As relações entre as diversas produções artísticas ao longo dos anos mostram-se relevantes para o entendimento de um contexto histórico e seu retrato político, social, psicológico. Entendemos que a arquitetura é capaz de moldar uma sociedade e, com sedimentos temporais, revelar informações cruciais do espaço habitado, constantemente formado e transformado. O cinema, por sua vez, capta as emoções e o movimento da realidade pelos olhos de um ser sensível, tornando-se precioso documento histórico e objeto estético. Este artigo discute a relação entre Arquitetura e Cinema a partir do neorrealismo italiano e sua representação do espaço urbano na década de 1940, através de uma análise dual entre as obras Roma, Cidade Aberta (1945), de Rosselini, e Ladrões de Bicicleta (1948), de De Sica. |
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A cenografia e o espaço-tempo no neorrealismo como indicador da sociedade italiana no pós-guerra: uma breve análise a partir de Roma, Cidade Aberta e Ladrões de BicicletaNeorrealismo. Cinema. Arquitetura. Espaço Urbano.Representação do Urbano no Neorrealismo ItalianoAs relações entre as diversas produções artísticas ao longo dos anos mostram-se relevantes para o entendimento de um contexto histórico e seu retrato político, social, psicológico. Entendemos que a arquitetura é capaz de moldar uma sociedade e, com sedimentos temporais, revelar informações cruciais do espaço habitado, constantemente formado e transformado. O cinema, por sua vez, capta as emoções e o movimento da realidade pelos olhos de um ser sensível, tornando-se precioso documento histórico e objeto estético. Este artigo discute a relação entre Arquitetura e Cinema a partir do neorrealismo italiano e sua representação do espaço urbano na década de 1940, através de uma análise dual entre as obras Roma, Cidade Aberta (1945), de Rosselini, e Ladrões de Bicicleta (1948), de De Sica.Universidade Estadual de Campinas2015-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo livreAnálise de Filmesapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/864255510.20396/urbana.v7i1.8642555URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade; Vol. 7 No. 1 (2015): jan./jun. [10] - Dossiê História Urbana: a configuração de um campo conceitual; 228-261URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade; Vol. 7 Núm. 1 (2015): jan./jun. [10] - Dossiê História Urbana: a configuração de um campo conceitual; 228-261URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade; v. 7 n. 1 (2015): jan./jun. [10] - Dossiê História Urbana: a configuração de um campo conceitual; 228-2611982-0569reponame:Urbana (Campinas)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8642555/pdfCopyright (c) 2015 URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanchez, Renata Latuf de Oliveira2018-05-22T11:12:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642555Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbanaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/oaiurbana.ciec@gmail.com1982-05691982-0569opendoar:2018-05-22T11:12:36Urbana (Campinas) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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