Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pecht, Suzy Fernanda, 1969-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246
Resumo: Orientador: Dario Fiorentini
id UNICAMP-30_00782e9141a83d62be2ebb1004746e22
oai_identifier_str oai::1266134
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicasFinancial education in professional master's dissertations from 2017 to 2021 : a look at his pedagogical contributionsEstado do conhecimentoEducação financeiraResolução de problemasAulas exploratório-investigativasState of knowledgeSchool financial educationProblem solvingExploratory-investigative classesOrientador: Dario FiorentiniDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Com o aumento do endividamento e da quantidade de produtos e serviços oferecidos pelo mercado financeiro nos últimos anos, faz-se necessário que os indivíduos tenham conhecimento sobre a Educação Financeira (EF). O presente estudo tem como objetivo geral mapear, nas pesquisas relativas à Educação Financeira no âmbito do Mestrado Profissional, as diferentes experiências e práticas desenvolvidas e investigadas, buscando conhecer como a EF é abordada e suas principais contribuições pedagógicas para a prática docente no Ensino Médio. A análise de nove dissertações do Mestrado Profissional (MP) à luz da modalidade de Estado do Conhecimento, na busca por sistematizar os conhecimentos sobre Educação Financeira no período de 2017 a 2021, favoreceu o levantamento das contribuições e deixou clara a possibilidade de novas investigações. A revisão desses estudos desenvolvidos por professores-pesquisadores revelaram três diferentes abordagens no trabalho com a EF: Resolução de Problemas, Problematizações e Atividades exploratório-investigativas. As contribuições pedagógicas dessas abordagens revelaram que os processos de exploração, problematização e investigação, a partir de tarefas ou situações-problemas que envolvem práticas financeiras e comerciais e são relevantes aos jovens estudantes do Ensino Médio, colaboram para promover e desenvolver uma Educação Financeira Escolar (EFE) que possibilite aos alunos libertarem-se das amarras do senso comum, perceber o mundo financeiro e econômico por diferentes ângulos e ser capazes de tomar decisões para o seu projeto de vida, mediante estudo e avaliação de seus riscos e possibilidadesAbstract: With the increase in debt and the number of products and services offered by the financial market in recent years, it is necessary for individuals to have knowledge about Financial Education (FE). The present study has the general objective of mapping, in research related to Financial Education within the scope of the Professional Master's, the different experiences and practices developed and investigated, seeking to know how PE is approached and its main pedagogical contributions to teaching practice in High School. The analysis of nine Professional Master's (PM) dissertations in the light of the State of Knowledge modality, in the quest to systematize knowledge on Financial Education in the period from 2017 to 2021, favored the survey of contributions and made clear the possibility of further investigations. The review of these studies developed by teacher-researchers revealed three different approaches to working with PE: Problem Solving, Questioning and Exploratory-Investigative Activities. The pedagogical contributions of these approaches revealed that the exploration, problematization and investigation processes, based on tasks or problem-situations that involve financial and commercial practices and are relevant to young high school students, collaborate to promote and develop a School Financial Education ( EFE) that allows students to free themselves from the shackles of common sense, perceive the financial and economic world from different angles and be able to make decisions for their life project, through the study and evaluation of their risks and possibilitiesMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Crecci, Vanessa MoreiraMaia, Madeline Gurgel BarretoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPecht, Suzy Fernanda, 1969-20222022-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (79 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246PECHT, Suzy Fernanda. Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021: um olhar sobre suas contribuições pedagógicas. 2022. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266134Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-05T10:29:52Zoai::1266134Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-05T10:29:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas
Financial education in professional master's dissertations from 2017 to 2021 : a look at his pedagogical contributions
title Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas
spellingShingle Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas
Pecht, Suzy Fernanda, 1969-
Estado do conhecimento
Educação financeira
Resolução de problemas
Aulas exploratório-investigativas
State of knowledge
School financial education
Problem solving
Exploratory-investigative classes
title_short Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas
title_full Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas
title_fullStr Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas
title_full_unstemmed Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas
title_sort Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas
author Pecht, Suzy Fernanda, 1969-
author_facet Pecht, Suzy Fernanda, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiorentini, Dario, 1950-
Crecci, Vanessa Moreira
Maia, Madeline Gurgel Barreto
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pecht, Suzy Fernanda, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Estado do conhecimento
Educação financeira
Resolução de problemas
Aulas exploratório-investigativas
State of knowledge
School financial education
Problem solving
Exploratory-investigative classes
topic Estado do conhecimento
Educação financeira
Resolução de problemas
Aulas exploratório-investigativas
State of knowledge
School financial education
Problem solving
Exploratory-investigative classes
description Orientador: Dario Fiorentini
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246
PECHT, Suzy Fernanda. Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021: um olhar sobre suas contribuições pedagógicas. 2022. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246
identifier_str_mv PECHT, Suzy Fernanda. Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021: um olhar sobre suas contribuições pedagógicas. 2022. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266134
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (79 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138576634478592