Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246 |
Resumo: | Orientador: Dario Fiorentini |
id |
UNICAMP-30_00782e9141a83d62be2ebb1004746e22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1266134 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicasFinancial education in professional master's dissertations from 2017 to 2021 : a look at his pedagogical contributionsEstado do conhecimentoEducação financeiraResolução de problemasAulas exploratório-investigativasState of knowledgeSchool financial educationProblem solvingExploratory-investigative classesOrientador: Dario FiorentiniDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Com o aumento do endividamento e da quantidade de produtos e serviços oferecidos pelo mercado financeiro nos últimos anos, faz-se necessário que os indivíduos tenham conhecimento sobre a Educação Financeira (EF). O presente estudo tem como objetivo geral mapear, nas pesquisas relativas à Educação Financeira no âmbito do Mestrado Profissional, as diferentes experiências e práticas desenvolvidas e investigadas, buscando conhecer como a EF é abordada e suas principais contribuições pedagógicas para a prática docente no Ensino Médio. A análise de nove dissertações do Mestrado Profissional (MP) à luz da modalidade de Estado do Conhecimento, na busca por sistematizar os conhecimentos sobre Educação Financeira no período de 2017 a 2021, favoreceu o levantamento das contribuições e deixou clara a possibilidade de novas investigações. A revisão desses estudos desenvolvidos por professores-pesquisadores revelaram três diferentes abordagens no trabalho com a EF: Resolução de Problemas, Problematizações e Atividades exploratório-investigativas. As contribuições pedagógicas dessas abordagens revelaram que os processos de exploração, problematização e investigação, a partir de tarefas ou situações-problemas que envolvem práticas financeiras e comerciais e são relevantes aos jovens estudantes do Ensino Médio, colaboram para promover e desenvolver uma Educação Financeira Escolar (EFE) que possibilite aos alunos libertarem-se das amarras do senso comum, perceber o mundo financeiro e econômico por diferentes ângulos e ser capazes de tomar decisões para o seu projeto de vida, mediante estudo e avaliação de seus riscos e possibilidadesAbstract: With the increase in debt and the number of products and services offered by the financial market in recent years, it is necessary for individuals to have knowledge about Financial Education (FE). The present study has the general objective of mapping, in research related to Financial Education within the scope of the Professional Master's, the different experiences and practices developed and investigated, seeking to know how PE is approached and its main pedagogical contributions to teaching practice in High School. The analysis of nine Professional Master's (PM) dissertations in the light of the State of Knowledge modality, in the quest to systematize knowledge on Financial Education in the period from 2017 to 2021, favored the survey of contributions and made clear the possibility of further investigations. The review of these studies developed by teacher-researchers revealed three different approaches to working with PE: Problem Solving, Questioning and Exploratory-Investigative Activities. The pedagogical contributions of these approaches revealed that the exploration, problematization and investigation processes, based on tasks or problem-situations that involve financial and commercial practices and are relevant to young high school students, collaborate to promote and develop a School Financial Education ( EFE) that allows students to free themselves from the shackles of common sense, perceive the financial and economic world from different angles and be able to make decisions for their life project, through the study and evaluation of their risks and possibilitiesMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Crecci, Vanessa MoreiraMaia, Madeline Gurgel BarretoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPecht, Suzy Fernanda, 1969-20222022-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (79 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246PECHT, Suzy Fernanda. Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021: um olhar sobre suas contribuições pedagógicas. 2022. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266134Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-05T10:29:52Zoai::1266134Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-05T10:29:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas Financial education in professional master's dissertations from 2017 to 2021 : a look at his pedagogical contributions |
title |
Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas |
spellingShingle |
Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas Pecht, Suzy Fernanda, 1969- Estado do conhecimento Educação financeira Resolução de problemas Aulas exploratório-investigativas State of knowledge School financial education Problem solving Exploratory-investigative classes |
title_short |
Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas |
title_full |
Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas |
title_fullStr |
Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas |
title_sort |
Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021 : um olhar sobre suas contribuições pedagógicas |
author |
Pecht, Suzy Fernanda, 1969- |
author_facet |
Pecht, Suzy Fernanda, 1969- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiorentini, Dario, 1950- Crecci, Vanessa Moreira Maia, Madeline Gurgel Barreto Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pecht, Suzy Fernanda, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado do conhecimento Educação financeira Resolução de problemas Aulas exploratório-investigativas State of knowledge School financial education Problem solving Exploratory-investigative classes |
topic |
Estado do conhecimento Educação financeira Resolução de problemas Aulas exploratório-investigativas State of knowledge School financial education Problem solving Exploratory-investigative classes |
description |
Orientador: Dario Fiorentini |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-12-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246 PECHT, Suzy Fernanda. Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021: um olhar sobre suas contribuições pedagógicas. 2022. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246 |
identifier_str_mv |
PECHT, Suzy Fernanda. Educação financeira nas dissertações de mestrado profissional no período de 2017 a 2021: um olhar sobre suas contribuições pedagógicas. 2022. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8246. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266134 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (79 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138576634478592 |