O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926 |
Resumo: | Orientador: Ingedore G. Villaça Koch |
id |
UNICAMP-30_00a1a000f9017b0d87ee7603896fde3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::82096 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolarLíngua portuguesa - Estudo e ensinoAnálise do discursoLíngua portuguesa - CurrículosLinguísticaOrientador: Ingedore G. Villaça KochDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Quando se trata de entender o ensino de língua portuguesa no interior do aparelho escolar, a tendência tem sido observar os processos de interação professor-a1uno, tanto quanto os conteúdos e as metodologias que vêm sendo adotados no ensino de língua materna. Muitos trabalhos, no entanto, vão além do diagnóstico, propondo soluções que apontam, de maneira inequívoca, para a relevância das teorias lingüísticas no ensino de língua materna. Dito de outro modo, os estudos sobre a aquisição da escrita vislumbram, na lingüística, a possibilidade de mudanças. O professor de 12 e de 22 grau teria, assim, a injunção de buscar, em outras fontes, referências teóricas que o afastassem progressivamente da Gramática Normativa. O objetivo do presente trabalho se aproxima dos trabalhos de Lingüística aplicada, à medida que visa refletir sobre as condições de produção de um discurso pedagógico que levasse as últimas conseqüências a dimensão política do ensino, dimensão que lhe é constitutiva. Evidentemente sem alimentar a ilusão de que a transformação de suas condições de produção dar-se-ia de forma imediata, já que os processo~ sociais não têm a sua origem no sujeito: professores e alunos da rede oficial de ensino. No entanto e em virtude do fato de a Análise do Discurso de tradição francesa influenciar esta reflexão, tornou-se possível observar que o fazer discursivo do professor não se restringe às práticas pedagógicas. No jogo de papéis institucionais que envolvem a interação com os alunos, com os pais, com os pares e com a própria Secretaria de Educação, Poder-se-ia encontrar outras respostas para os impasses no ensino de língua portuguesa. Foi assim que se tomou como ponto de partida dessa pesquisa o discurso do professor em relação à Secretaria de Educação e particularmente, o discurso do professor sobre os documentos oficiais que visam instruir a sua prática pedagógica. Em face dos efeitos de sentido que vêm sendo produzidos pelos discursos publicados pela Secretaria de Educação, partiAbstract: Not informed.MestradoMestre em Linguística[s.n.]Koch, Ingedore Grunfeld Villaça, 1933-2018Koch, Ingedore Grunfeld Villaça, 1933-2018Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSossolote, Cassia Regina Coutinho19941994-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[213]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926SOSSOLOTE, Cassia Regina Coutinho. O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar. 1994. [213]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/82096porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:17:10Zoai::82096Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:17:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar |
title |
O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar |
spellingShingle |
O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar Sossolote, Cassia Regina Coutinho Língua portuguesa - Estudo e ensino Análise do discurso Língua portuguesa - Currículos Linguística |
title_short |
O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar |
title_full |
O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar |
title_fullStr |
O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar |
title_full_unstemmed |
O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar |
title_sort |
O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar |
author |
Sossolote, Cassia Regina Coutinho |
author_facet |
Sossolote, Cassia Regina Coutinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Koch, Ingedore Grunfeld Villaça, 1933-2018 Koch, Ingedore Grunfeld Villaça, 1933-2018 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sossolote, Cassia Regina Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Análise do discurso Língua portuguesa - Currículos Linguística |
topic |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Análise do discurso Língua portuguesa - Currículos Linguística |
description |
Orientador: Ingedore G. Villaça Koch |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-12-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926 SOSSOLOTE, Cassia Regina Coutinho. O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar. 1994. [213]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SOSSOLOTE, Cassia Regina Coutinho. O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar. 1994. [213]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/82096 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [213]f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188770196488192 |