Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298 |
Resumo: | Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco |
id |
UNICAMP-30_012680bee19fa4e415978d1ff36c0daf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::777480 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusivaFrom touch to sound : teaching of Braille music notation as a path to an inclusive musical educationNotação musicalEducação musicalEducação inclusivaNotação musical em BrailleDeficiência visualMusic notationMusical educationInclusive educationBraille music - Printing and writing systemsVisual impainedOrientador: Claudiney Rodrigues CarrascoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente trabalho foi motivado pela experiência pessoal de sua autora como musicista com deficiência visual e representa a continuidade da Dissertação de Mestrado intitulada "Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino da musicografia braille na perspectiva de alunos e professores", defendida no Departamento de Música,do Instituto de Artes da Unicamp. Nele são abordados aspectos relativos ao ensino e à difusão do código musical em braille, enfatizando-se, sobretudo,as concepções subjacentes à Educação Inclusiva. Esta pesquisa possui um enfoque qualitativo, pois visa apreender as percepções dos indivíduos frente aos desafios da alfabetização musical em braille. A coleta de dados foi realizada por meio do acompanhamento e estudo de três casos, nos quais três sujeitos experienciaram o processo de aprendizado da notação musical desenvolvida para os cegos. Além disso, foi realizada uma investigação acerca dos meios utilizados para a transcrição de partituras em Braille, delineando-se as peculiaridades desse processo. Na análise dos dados coletados, discute-se o papel do educador musical, do aluno com deficiência visual e do especialista em aplicações da musicografia braille. Como desdobramentos deste trabalho, há a produção de um áudio-documentário que retrata o desenvolvimento da pesquisa e a implantação de um acervo musical que contém obras em braille. São, por fim, levantadas questões relevantes, que podem resultar em novas investigações sobre o tema e na implementação de iniciativas favoráveis ao ensino e a difusão da musicografia braille. A pesquisa contou com o apoio da FAPESP e com a infraestrutura do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da UNICAMPAbstract: The current study was motivated by the author's life experience being both blind and a musician. It covers different aspects of Braille Music teaching and diffusion, emphasizing the concept of an inclusive education. Using a qualitative approach, three cases were studied and followed, in which three people experienced the process of Braille music learning. The resources available for Braille music transcription were also investigated, and it supported the creation of a Braille music collection. In the data analysis, the roles of music educator, of blind students and of experts are discussed. An audio documentary was developed as a representation of this study. Some questions are also placed in order to favour future investigationsDoutoradoDoutor em Música[s.n.]Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-Kayama, Adriana GiarolaReily, Lucia HelenaZani Netto, AmilcarDottori, Maurício SoaresUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBonilha, Fabiana Fator Gouvea20102010-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed261 p. : il. + + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298BONILHA, Fabiana Fator Gouvea. Do toque ao som: o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva. 2010. 261 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777480https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777480https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777480porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T16:49:55Zoai::777480Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-20T16:49:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva From touch to sound : teaching of Braille music notation as a path to an inclusive musical education |
title |
Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva |
spellingShingle |
Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva Bonilha, Fabiana Fator Gouvea Notação musical Educação musical Educação inclusiva Notação musical em Braille Deficiência visual Music notation Musical education Inclusive education Braille music - Printing and writing systems Visual impained |
title_short |
Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva |
title_full |
Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva |
title_fullStr |
Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva |
title_full_unstemmed |
Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva |
title_sort |
Do toque ao som : o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva |
author |
Bonilha, Fabiana Fator Gouvea |
author_facet |
Bonilha, Fabiana Fator Gouvea |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964- Kayama, Adriana Giarola Reily, Lucia Helena Zani Netto, Amilcar Dottori, Maurício Soares Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonilha, Fabiana Fator Gouvea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Notação musical Educação musical Educação inclusiva Notação musical em Braille Deficiência visual Music notation Musical education Inclusive education Braille music - Printing and writing systems Visual impained |
topic |
Notação musical Educação musical Educação inclusiva Notação musical em Braille Deficiência visual Music notation Musical education Inclusive education Braille music - Printing and writing systems Visual impained |
description |
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-10-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298 BONILHA, Fabiana Fator Gouvea. Do toque ao som: o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva. 2010. 261 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298 |
identifier_str_mv |
BONILHA, Fabiana Fator Gouvea. Do toque ao som: o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva. 2010. 261 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613298. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777480 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777480 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777480 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-compressed 261 p. : il. + + 1 CD-ROM. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189041099243520 |