Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonilha, Fabiana Fator Gouvea
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372
Resumo: Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
id UNICAMP-30_9e6dce29ca5457664507b7ef2d2b4348
oai_identifier_str oai::364975
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professoresMusic finger readingNotação musicalCegos - Sistemas de impressão escritaDeficientes visuaisInclusão escolarMúsica - Instrução e estudoMusic notationBlind - Printing and writing systemsVisual impaired.Inclusive educationMusic educationOrientador: Claudiney Rodrigues CarrascoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente estudo foi motivado pela experiência pessoal de sua autora,musicista com deficiência visual. Ele aborda aspectos referentes ao ensino da Musicografia Braille, que por sua vez, consiste na notação musical criada por Louis Braille para uso de pessoas cegas. A partir de um enfoque qualitativo, buscou-se investigar a percepção de estudantes de Música com deficiência visual e de seus respectivos professores acerca das condições atuais de aplicação da Musicografia Braille ao campo da educação musical. Por meio de entrevistas e questionários, os sujeitos relataram suas experiências, a partir das quais se pôde estabelecer um panorama sobre o ensino desse sistema de escrita. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de formulação do Discurso do Sujeito Coletivo, que visa apreender os pensamentos e as crenças comuns a uma dada população. Os dados colhidos foram discutidos mediante o stabelecimento de categorias e subcategorias concebidas a partir dos depoimentos. Nesse estudo, buscou-se também investigar e avaliar as ferramentas tecnológicas atualmente utilizadas para a produção de partituras em Braille e, de acordo com essa avaliação, foram criados procedimentos que otimizassem a transcrição de obras musicais. Com base na realização desse estudo, concluiu-se que, na atualidade, há muitos obstáculos que impedem o acesso ao ensino da Musicografia Braille, dos quais decorre a grande desinformação por parte de alunos e professores. Apontou-se para a necessidade de uma maior difusão da notação musical em Braille, tanto através de novas produções acadêmicas, quanto através de iniciativas que facilitem a implantação de acervos musicais transcritos para esse SistemaAbstract: The current study was motivated by the author's life experience being both blind and a musician. It covers different aspects of Braille Music Writing, which is the musical notation created by Louis Braille for blind musicians. Using a qualitative approach, this study investigates the opinion of blind music students and their teachers regarding the current application of Braille Music Writing in musical education. Subjects described their experiences with Braille Music Writing through interviews and questionnaires, enabling the researcher to establish a panorama of music teaching in Braille. Data was analyzed using the technique of formulation of the General Subject Discourse that aims to extract and summarize thoughts and beliefs of a given population. Subjects' opinions were divided into categories and results were drawn from each category. In his study, the author also investigated current technological tools commonly used to produce Braille music sheets, and created a protocol to optimize musical transcription into Braille. The author concluded that there are many obstacles that currently obstruct the access of blind students and their professors to Braille Music Writing, and therefore generates misinterpretation of its potential and usage. As a consequence, the author emphasizes the need for diffusion of information regarding Braille Music writing both through its use within the university and the establishment of Braille music sheets librariesMestradoMestre em Música[s.n.]Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-Mantoan, Maria Teresa EglérGoldemberg, RicardoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBonilha, Fabiana Fator Gouvea20062006-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf226 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372BONILHA, Fabiana Fator Gouvea. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. 2006. 226 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364975porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-26T11:15:15Zoai::364975Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-26T11:15:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores
Music finger reading
title Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores
spellingShingle Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores
Bonilha, Fabiana Fator Gouvea
Notação musical
Cegos - Sistemas de impressão escrita
Deficientes visuais
Inclusão escolar
Música - Instrução e estudo
Music notation
Blind - Printing and writing systems
Visual impaired.
Inclusive education
Music education
title_short Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores
title_full Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores
title_fullStr Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores
title_full_unstemmed Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores
title_sort Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores
author Bonilha, Fabiana Fator Gouvea
author_facet Bonilha, Fabiana Fator Gouvea
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-
Mantoan, Maria Teresa Eglér
Goldemberg, Ricardo
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonilha, Fabiana Fator Gouvea
dc.subject.por.fl_str_mv Notação musical
Cegos - Sistemas de impressão escrita
Deficientes visuais
Inclusão escolar
Música - Instrução e estudo
Music notation
Blind - Printing and writing systems
Visual impaired.
Inclusive education
Music education
topic Notação musical
Cegos - Sistemas de impressão escrita
Deficientes visuais
Inclusão escolar
Música - Instrução e estudo
Music notation
Blind - Printing and writing systems
Visual impaired.
Inclusive education
Music education
description Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372
BONILHA, Fabiana Fator Gouvea. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. 2006. 226 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372
identifier_str_mv BONILHA, Fabiana Fator Gouvea. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. 2006. 226 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364975
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
226 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138410795892736