Aprendizagem de frações : uma analise comparativa de dois processos diferentes de ensino na 5a. serie do 1o. grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Raquel Gomes de
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583896
Resumo: Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
id UNICAMP-30_01cf71936727e8f6868dfe4a696df032
oai_identifier_str oai::110143
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aprendizagem de frações : uma analise comparativa de dois processos diferentes de ensino na 5a. serie do 1o. grauEnsino - MetodologiaAprendizagemFraçõesEducação matemáticaPsicologia educacionalOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a aprendizagem de frações na 5i! série do 1 Q grau comparando dois métodos diferentes de ensino. Para isto, 58 crianças que cursavam a 5i! série do 1 Q grau de uma escola pública, no ano letivo de 1995, foram submetidas a uma prova sobre frações antes e depois de trabalharem com frações na 5i! série. Dentre os modelos de pesquisa propostos por Campbell e Stanley (1979) foi escolhido o delineamento 10 (pré e pós teste com não aleatorização dos grupos). Uma das classes passou a ser o grupo experimental trabalhando sob o método de ensino que tinha como base princípios construtivistas e procurou considerar algumas dificuldades do conceito de fração e alguns dos elementos que, conforme. Piaget, Inhelder e Szeminska (1948), necessitam ser articulados para que haja a construção operatória do conceito. A outra classe trabalhou sob a forma convencional. Os resultados e suas análises mostraram que as crianças que foram submetidas ao método diferenciado tiveram um melhor desempenho na prova sobre frações em relação às crianças que trabalharam sob o método convencionalAbstract: The objective of this work was to analyse the learning of fraction on fifih grade comparing two different methods of teaching. So, fifiy-eigth children that studied in this grade in a public school, during 1995 did a test about fractions before and afier studying them. Among the examples found in Campbell and Stanley (1979) it was chosen the delineation 10 (before and afier test with not aleatory groups). Twenty-one students became the experimental group working with this teaching method that was based in constructive principIes and It looked for some difficulties about fraction ideas and some elements in, Piaget, Inhelder and Szeminska (1948), that need be articulated to have the operative process of the idea. The other group of students worked with the conventional form. The results and its analyses showed that children submited to a different method had a better performance on test about fractions versus children that worked in the conventional formMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Raquel Gomes de19961996-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583896OLIVEIRA, Raquel Gomes de. Aprendizagem de frações: uma analise comparativa de dois processos diferentes de ensino na 5a. serie do 1o. grau. 1996. 165f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583896. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/110143porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T08:48:55Zoai::110143Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T08:48:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de frações : uma analise comparativa de dois processos diferentes de ensino na 5a. serie do 1o. grau
title Aprendizagem de frações : uma analise comparativa de dois processos diferentes de ensino na 5a. serie do 1o. grau
spellingShingle Aprendizagem de frações : uma analise comparativa de dois processos diferentes de ensino na 5a. serie do 1o. grau
Oliveira, Raquel Gomes de
Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Frações
Educação matemática
Psicologia educacional
title_short Aprendizagem de frações : uma analise comparativa de dois processos diferentes de ensino na 5a. serie do 1o. grau
title_full Aprendizagem de frações : uma analise comparativa de dois processos diferentes de ensino na 5a. serie do 1o. grau
title_fullStr Aprendizagem de frações : uma analise comparativa de dois processos diferentes de ensino na 5a. serie do 1o. grau
title_full_unstemmed Aprendizagem de frações : uma analise comparativa de dois processos diferentes de ensino na 5a. serie do 1o. grau
title_sort Aprendizagem de frações : uma analise comparativa de dois processos diferentes de ensino na 5a. serie do 1o. grau
author Oliveira, Raquel Gomes de
author_facet Oliveira, Raquel Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Raquel Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Frações
Educação matemática
Psicologia educacional
topic Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Frações
Educação matemática
Psicologia educacional
description Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-08-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583896
OLIVEIRA, Raquel Gomes de. Aprendizagem de frações: uma analise comparativa de dois processos diferentes de ensino na 5a. serie do 1o. grau. 1996. 165f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583896. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583896
identifier_str_mv OLIVEIRA, Raquel Gomes de. Aprendizagem de frações: uma analise comparativa de dois processos diferentes de ensino na 5a. serie do 1o. grau. 1996. 165f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583896. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/110143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
165f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138320496721920