O tesouro dos mapas : a cartografia dos livros didaticos de geografia do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gabriela Regina Caldeira Pereira, 1978-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605264
Resumo: Orientador: Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha
id UNICAMP-30_07a06ac0aad5f16c20a02073595a25b6
oai_identifier_str oai::403563
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O tesouro dos mapas : a cartografia dos livros didaticos de geografia do ensino fundamentalThe treasure of the maps : the cartography of didatic books of geography of basic educationCartografiaGeografia (Ensino fundamental)CartographyGeography - Elementary schoolingOrientador: Carlos Alberto Lobão da Silveira CunhaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: Apresenta-se aqui análise qualitativa de uma coleção de livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental. Investigou-se a coleção Geografia de Sonia Castellar e Valter Maestro composta de quatro volumes - um para cada série do Ensino Fundamental (ciclos III e IV). Assim, deu-se continuidade a projeto específico, o Projeto Cartografia no Ensino Fundamental/2005 (PROCAREF/05), a fim de verificar a importância dos mapas nos livros didáticos de Geografia para a aprendizagem do conhecimento geográfico; a coerência do trabalho realizado com os mapas ao longo da coleção com a proposta do autor e a contribuição dos livros didáticos para a formação dos alunos leitores críticos de mapas. O principal instrumento de coleta de dados foi uma ficha de análise elaborada a partir dos referenciais teóricos. Nessa ficha anotaram-se as quantidades de fotos, figuras, mapas e gráficos presentes em cada capítulo. No caso dos mapas investigou-se o seu tema; os elementos de identificação (título, escala, fonte, legenda, orientação) presentes ou ausentes; a função do mapa ¿ se temático ou de localização; as variáveis de retina utilizadas (cor, forma, valor, granulação, tamanho, orientação) bem como o modo de implantação ¿ se pontual, zonal ou linear; e o nível de organização ¿ se quantitativo, seletivo ou ordenado. Os resultados da investigação permitiram concluir que a coleção apresenta coerência entre o trabalho proposto e o realizado e que ela pode contribuir para a formação de alunos leitores críticos, sendo que o papel do professor é essencial para que tal fato se efetive pois, em muitos momentos, cabe ao aluno apenas desempenhar o papel de observador passivo da imagem presente, sem muitas vezes compreendê-la e conseguir avançar na construção do conhecimento geográfico. Caberá então ao professor auxiliar o aluno nesse processo de formação, sanando as deficiências dos livros didáticos utilizados (como mapas sem título, legenda, escala ou a forma de representação escolhida contra indicada para aquele tema etc.)Abstract: A qualitative analyze of a Geography Didactic Book Collection for Elementary School is presented here. Sonia Castellar and Valter Maestro¿s Geography Book Collection, composed by four volumes ¿ one for each elementary school year (K10-K14) were inquired. Thus, was given continuance to a specific project, The Cartography in the Elementary School Project/2005 (PROCAREF/05), in order to verify relevance of maps in geography didactic books for the learning of geographic knowledge; the cohesion between the work developed with the maps content of the book collection and the author¿s proposal, and the didactic book¿s contribution for the formation of maps critical reader students. The main way to collect data was built from theoretic references. This main instrument considered several criteria: number of photographs, pictures, maps, images, and graphics existent in each chapter. For the maps, it was inquired: its theme; identification elements (title, scale, reference, legend, orientation) either presents or not; function ¿ thematic or locational; its retina¿s variations (color, form, value, granulation, size, orientation), as well as its implementation ¿ if it is punctual, zonal or linear; and organizational level ¿ if it is quantitative, selective or instructed. The research results enables to conclude the existence of cohesion between the author¿s proposal and the book collection written, and its possibility to contribute for the critical reader students¿ formation. The teacher¿s role is essential for this, since in some cases the student must act only as the image¿s passive observer, without comprehension to enhance geographic knowledge acquisition. The teacher must then, supervise the student in this acquisition process, and make amends for deficiencies existent in the chosen didactic book (as maps without title, legend, scale, or a representative form contrary to the theme etc)MestradoMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Cunha, Carlos Alberto Lobão da Silveira, 1947-Ferreira, Marcos CésarFracalanza, HilárioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Gabriela Regina Caldeira Pereira, 1978-20072007-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf179p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605264LIMA, Gabriela Regina Caldeira Pereira. O tesouro dos mapas: a cartografia dos livros didaticos de geografia do ensino fundamental. 2007. 179p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605264. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/403563porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:55:29Zoai::403563Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:55:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O tesouro dos mapas : a cartografia dos livros didaticos de geografia do ensino fundamental
The treasure of the maps : the cartography of didatic books of geography of basic education
title O tesouro dos mapas : a cartografia dos livros didaticos de geografia do ensino fundamental
spellingShingle O tesouro dos mapas : a cartografia dos livros didaticos de geografia do ensino fundamental
Lima, Gabriela Regina Caldeira Pereira, 1978-
Cartografia
Geografia (Ensino fundamental)
Cartography
Geography - Elementary schooling
title_short O tesouro dos mapas : a cartografia dos livros didaticos de geografia do ensino fundamental
title_full O tesouro dos mapas : a cartografia dos livros didaticos de geografia do ensino fundamental
title_fullStr O tesouro dos mapas : a cartografia dos livros didaticos de geografia do ensino fundamental
title_full_unstemmed O tesouro dos mapas : a cartografia dos livros didaticos de geografia do ensino fundamental
title_sort O tesouro dos mapas : a cartografia dos livros didaticos de geografia do ensino fundamental
author Lima, Gabriela Regina Caldeira Pereira, 1978-
author_facet Lima, Gabriela Regina Caldeira Pereira, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Carlos Alberto Lobão da Silveira, 1947-
Ferreira, Marcos César
Fracalanza, Hilário
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Gabriela Regina Caldeira Pereira, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Geografia (Ensino fundamental)
Cartography
Geography - Elementary schooling
topic Cartografia
Geografia (Ensino fundamental)
Cartography
Geography - Elementary schooling
description Orientador: Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-09-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605264
LIMA, Gabriela Regina Caldeira Pereira. O tesouro dos mapas: a cartografia dos livros didaticos de geografia do ensino fundamental. 2007. 179p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605264. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LIMA, Gabriela Regina Caldeira Pereira. O tesouro dos mapas: a cartografia dos livros didaticos de geografia do ensino fundamental. 2007. 179p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605264. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/403563
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
179p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188968964554752