A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387 |
Resumo: | Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
id |
UNICAMP-30_091d0743bd8d1345b48d2c2db9a2f21e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1129442 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearenseThe social constitution of deaf people/with hearing deficiency : a study in Ceará Inhamuns regionEducação especialSurdos - EducaçãoTeoria histórico-culturalSurdezSpecial educationDeaf - EducationHistorical-cultural theoryDeafnessOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A tese tem como objetivo investigar os diferentes modos de constituição social das pessoas com deficiência auditiva/surdez (que oralizam, que sinalizam e que usam sinais caseiros) que vivem na região do sertão dos Inhamuns, interior do Ceará, considerando os elementos constituintes do meio em que os participantes estão inseridos e como as condições de vida possibilitaram modos distintos de constituição subjetiva, de apropriação da cultura e de participação na sociedade. O trabalho articula referenciais da Psicologia e da Educação e tem a Abordagem Histórico Cultural do desenvolvimento humano como a principal referência teórico-metodológica que fundamenta a pesquisa e que dialoga com autores contemporâneos que investigam o desenvolvimento humano. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou diferentes instrumentos e técnicas para construção dos dados, tais como: levantamento das produções acadêmicas, levantamento dos alunos matriculados na rede de ensino, entrevistas - vídeo e áudio-gravadas realizadas tanto com os alunos como com seus pais, professores e profissionais que trabalham e trabalharam na cidade investigada, bem como os registros escritos no diário de campo do pesquisador. Num primeiro momento participaram da investigação cinco sujeitos (dois oralizados, um usuário da Libras, um que estava em processo de oralização e uma pessoa adulta usuária de sinais caseiro). Desses cinco sujeitos foram selecionados dois para aprofundamento no caso: o que estava em processo de oralização e o que opera por meio de sinais caseiros. Os resultados abalizam: a) como as condições materiais (disponibilidade ou ausência de recursos e a desigualdade social) interferem no desenvolvimento das pessoas afetadas pela deficiência; b) a importância do diagnóstico e do acesso a uma língua o mais precocemente possível; c) a importância das políticas públicas como promotoras de serviços que favorecem o desenvolvimento humanoAbstract: The thesis aims to investigate the different ways of social constitution of people with hearing loss / deafness (who oralize, who signal and who use the household language) who live in the Inhamuns region of Ceará countryside, considering the elements from the environment in which the participants are inserted and how the living conditions enabled different ways of subjective constitution, culture appropriation and participation in society. The work articulates references of Psychology and Education and has the Historical Cultural Approach of human development as the main theoretical-methodological reference that underlies the research and which dialogues with contemporary authors who investigate human development. The qualitative research used different instruments and techniques for data construction, such as: academic productions' survey, survey of students enrolled in the school system, video and audio-recorded interviews conducted with both students and their parents, teachers and professionals who work and who had worked in the investigated city, as well as the written records from the researcher's field notes. At first, five subjects have participated in the investigation (two oralized, one LIBRAS user, one who was in the process of oralization and one adult person using household language). From these five subjects, two were selected for further study: the one who was in the process of oralization and the one who operates through the household language. The results have indicated: a) how material conditions (availability or absence of resources and social inequality) interfere with the development of people affected by such disability; (b) the importance of early diagnosis and access to a language as early as possible; c) the importance of public policies as services promoters which favor human developmentDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Laplane, Adriana Lia Friszman deNascimento, Lilian Cristine RibeiroLacerda, Cristina B. F. deCarvalho, Maria de FatimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMota, Lauro Araújo, 1981-20192019-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (120 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387MOTA, Lauro Araújo. A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva: um estudo na região dos Inhamuns cearense. 2019. 1 recurso online (120 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129442Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T21:46:30Zoai::1129442Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-08-05T21:46:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense The social constitution of deaf people/with hearing deficiency : a study in Ceará Inhamuns region |
title |
A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense |
spellingShingle |
A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense Mota, Lauro Araújo, 1981- Educação especial Surdos - Educação Teoria histórico-cultural Surdez Special education Deaf - Education Historical-cultural theory Deafness |
title_short |
A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense |
title_full |
A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense |
title_fullStr |
A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense |
title_full_unstemmed |
A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense |
title_sort |
A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense |
author |
Mota, Lauro Araújo, 1981- |
author_facet |
Mota, Lauro Araújo, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948- Laplane, Adriana Lia Friszman de Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro Lacerda, Cristina B. F. de Carvalho, Maria de Fatima Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Lauro Araújo, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Surdos - Educação Teoria histórico-cultural Surdez Special education Deaf - Education Historical-cultural theory Deafness |
topic |
Educação especial Surdos - Educação Teoria histórico-cultural Surdez Special education Deaf - Education Historical-cultural theory Deafness |
description |
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-11-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387 MOTA, Lauro Araújo. A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva: um estudo na região dos Inhamuns cearense. 2019. 1 recurso online (120 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387 |
identifier_str_mv |
MOTA, Lauro Araújo. A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva: um estudo na região dos Inhamuns cearense. 2019. 1 recurso online (120 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129442 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (120 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189163405148160 |