A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Lauro Araújo, 1981-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387
Resumo: Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
id UNICAMP-30_091d0743bd8d1345b48d2c2db9a2f21e
oai_identifier_str oai::1129442
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearenseThe social constitution of deaf people/with hearing deficiency : a study in Ceará Inhamuns regionEducação especialSurdos - EducaçãoTeoria histórico-culturalSurdezSpecial educationDeaf - EducationHistorical-cultural theoryDeafnessOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A tese tem como objetivo investigar os diferentes modos de constituição social das pessoas com deficiência auditiva/surdez (que oralizam, que sinalizam e que usam sinais caseiros) que vivem na região do sertão dos Inhamuns, interior do Ceará, considerando os elementos constituintes do meio em que os participantes estão inseridos e como as condições de vida possibilitaram modos distintos de constituição subjetiva, de apropriação da cultura e de participação na sociedade. O trabalho articula referenciais da Psicologia e da Educação e tem a Abordagem Histórico Cultural do desenvolvimento humano como a principal referência teórico-metodológica que fundamenta a pesquisa e que dialoga com autores contemporâneos que investigam o desenvolvimento humano. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou diferentes instrumentos e técnicas para construção dos dados, tais como: levantamento das produções acadêmicas, levantamento dos alunos matriculados na rede de ensino, entrevistas - vídeo e áudio-gravadas realizadas tanto com os alunos como com seus pais, professores e profissionais que trabalham e trabalharam na cidade investigada, bem como os registros escritos no diário de campo do pesquisador. Num primeiro momento participaram da investigação cinco sujeitos (dois oralizados, um usuário da Libras, um que estava em processo de oralização e uma pessoa adulta usuária de sinais caseiro). Desses cinco sujeitos foram selecionados dois para aprofundamento no caso: o que estava em processo de oralização e o que opera por meio de sinais caseiros. Os resultados abalizam: a) como as condições materiais (disponibilidade ou ausência de recursos e a desigualdade social) interferem no desenvolvimento das pessoas afetadas pela deficiência; b) a importância do diagnóstico e do acesso a uma língua o mais precocemente possível; c) a importância das políticas públicas como promotoras de serviços que favorecem o desenvolvimento humanoAbstract: The thesis aims to investigate the different ways of social constitution of people with hearing loss / deafness (who oralize, who signal and who use the household language) who live in the Inhamuns region of Ceará countryside, considering the elements from the environment in which the participants are inserted and how the living conditions enabled different ways of subjective constitution, culture appropriation and participation in society. The work articulates references of Psychology and Education and has the Historical Cultural Approach of human development as the main theoretical-methodological reference that underlies the research and which dialogues with contemporary authors who investigate human development. The qualitative research used different instruments and techniques for data construction, such as: academic productions' survey, survey of students enrolled in the school system, video and audio-recorded interviews conducted with both students and their parents, teachers and professionals who work and who had worked in the investigated city, as well as the written records from the researcher's field notes. At first, five subjects have participated in the investigation (two oralized, one LIBRAS user, one who was in the process of oralization and one adult person using household language). From these five subjects, two were selected for further study: the one who was in the process of oralization and the one who operates through the household language. The results have indicated: a) how material conditions (availability or absence of resources and social inequality) interfere with the development of people affected by such disability; (b) the importance of early diagnosis and access to a language as early as possible; c) the importance of public policies as services promoters which favor human developmentDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Laplane, Adriana Lia Friszman deNascimento, Lilian Cristine RibeiroLacerda, Cristina B. F. deCarvalho, Maria de FatimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMota, Lauro Araújo, 1981-20192019-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (120 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387MOTA, Lauro Araújo. A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva: um estudo na região dos Inhamuns cearense. 2019. 1 recurso online (120 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129442Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T21:46:30Zoai::1129442Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-08-05T21:46:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense
The social constitution of deaf people/with hearing deficiency : a study in Ceará Inhamuns region
title A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense
spellingShingle A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense
Mota, Lauro Araújo, 1981-
Educação especial
Surdos - Educação
Teoria histórico-cultural
Surdez
Special education
Deaf - Education
Historical-cultural theory
Deafness
title_short A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense
title_full A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense
title_fullStr A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense
title_full_unstemmed A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense
title_sort A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva : um estudo na região dos Inhamuns cearense
author Mota, Lauro Araújo, 1981-
author_facet Mota, Lauro Araújo, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Laplane, Adriana Lia Friszman de
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Lacerda, Cristina B. F. de
Carvalho, Maria de Fatima
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Lauro Araújo, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Surdos - Educação
Teoria histórico-cultural
Surdez
Special education
Deaf - Education
Historical-cultural theory
Deafness
topic Educação especial
Surdos - Educação
Teoria histórico-cultural
Surdez
Special education
Deaf - Education
Historical-cultural theory
Deafness
description Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-11-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387
MOTA, Lauro Araújo. A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva: um estudo na região dos Inhamuns cearense. 2019. 1 recurso online (120 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387
identifier_str_mv MOTA, Lauro Araújo. A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva: um estudo na região dos Inhamuns cearense. 2019. 1 recurso online (120 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129442
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (120 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189163405148160