O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245 |
Resumo: | Orientador: Alexandre Martins Fernandes |
id |
UNICAMP-30_096827f1044dbaacaecc5af8405a64c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1164409 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivasGeography teaching to students targeted to special education : developing inclusive practicesInclusão escolarPrática de ensinoFormação de professoresGeografia - Estudo e ensinoEducação inclusivaMainstreaming in educationTeaching PracticesTeacher trainingGeography - Study and teachingInclusive educationOrientador: Alexandre Martins FernandesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A inclusão de estudantes com deficiência na escola regular tem sido tema de grandes discussões no âmbito educacional e é uma realidade, tornando-se necessário que a escola se prepare para receber estes estudantes a fim de ajudá-los na aprendizagem. Esta dissertação teve por finalidade analisar como a Geografia pode contribuir no processo de inclusão de Estudantes Público Alvo da Educação Especial, a partir da abordagem Sociocultural. Buscou-se entender como a paisagem pode ser encarada como suporte para a percepção do ambiente. Estes aspectos trazem novas possibilidades para o entendimento do conceito de paisagem, oportunizando ao professor criar mecanismos metodológicos e didáticos para a inclusão de estudantes com algum tipo de deficiência, considerando a capacidade de sentir o ambiente para além do que é observável. A abordagem qualitativa possibilitou entender fenômenos sociais e propor soluções, incluindo em suas etapas a análise e levantamento bibliográfico referente aos temas pesquisados e observação participante. Os resultados estabeleceram uma discussão centrada na importância da promoção de um conhecimento que valorize as necessidades e potencialidades dos estudantes, para que também construam seus saberes e o ensino seja significativo, em aulas e atividades de campo que possam se apresentar como uma importante ferramenta para a construção de práticas inclusivas. Ao oferecer algumas possibilidades para promover a inclusão por meio de práticas de ensino de Geografia e para a formação docente com um viés inclusivo, esta proposta permitiu que os estudantes desenvolvessem competências, habilidades cognitivas, afetivas e sociais, dando-lhes condições de serem incluídos no âmbito educacional e socialAbstract: The inclusion of students with disabilities in mainstream schools has been the subject of major discussions in the educational field and is a reality, making it necessary for the school to prepare to receive these students in order to help them in learning. The purpose of this dissertation was to analyze how Geography can contribute to the inclusion process of Students Targeted by Special Education, from the Sociocultural approach. We sought to understand how the landscape can be seen as a support for the perception of the environment. These aspects bring new possibilities for understanding the concept of landscape, giving the teacher the opportunity to create methodological and didactic mechanisms for the inclusion of students with some type of disability, considering the ability to feel the environment beyond what is observable. The qualitative approach made it possible to understand social phenomena and propose solutions, including in its stages the analysis and bibliographic survey regarding the researched subjects and participant observation. The results established a discussion centered on the importance of promoting knowledge that values the needs and potential of students, so that they also build their knowledge and teaching is meaningful, in classes and field activities that can present themselves as an important tool for the building inclusive practices. By offering some possibilities to promote inclusion through Geography teaching practices and for teacher training with an inclusive bias, this proposal allowed students to develop cognitive, affective and social skills, skills, enabling them to be included in the program. educational and social scopeMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da TerraCAPES[s.n.]Fernandes, Alexandre Martins, 1966-Machado, Fábio BrazTinti, Marcela CorrêaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLourenço, Luiz Fernando da Silva, 1994-20212021-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245LOURENÇO, Luiz Fernando da Silva. O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial: desenvolvendo práticas inclusivas. 2021. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164409Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-06T10:16:34Zoai::1164409Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-06T10:16:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas Geography teaching to students targeted to special education : developing inclusive practices |
title |
O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas |
spellingShingle |
O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas Lourenço, Luiz Fernando da Silva, 1994- Inclusão escolar Prática de ensino Formação de professores Geografia - Estudo e ensino Educação inclusiva Mainstreaming in education Teaching Practices Teacher training Geography - Study and teaching Inclusive education |
title_short |
O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas |
title_full |
O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas |
title_fullStr |
O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas |
title_full_unstemmed |
O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas |
title_sort |
O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial : desenvolvendo práticas inclusivas |
author |
Lourenço, Luiz Fernando da Silva, 1994- |
author_facet |
Lourenço, Luiz Fernando da Silva, 1994- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Alexandre Martins, 1966- Machado, Fábio Braz Tinti, Marcela Corrêa Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Luiz Fernando da Silva, 1994- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Prática de ensino Formação de professores Geografia - Estudo e ensino Educação inclusiva Mainstreaming in education Teaching Practices Teacher training Geography - Study and teaching Inclusive education |
topic |
Inclusão escolar Prática de ensino Formação de professores Geografia - Estudo e ensino Educação inclusiva Mainstreaming in education Teaching Practices Teacher training Geography - Study and teaching Inclusive education |
description |
Orientador: Alexandre Martins Fernandes |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-02-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245 LOURENÇO, Luiz Fernando da Silva. O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial: desenvolvendo práticas inclusivas. 2021. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245 |
identifier_str_mv |
LOURENÇO, Luiz Fernando da Silva. O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial: desenvolvendo práticas inclusivas. 2021. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641245. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164409 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189172934606848 |