Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Iracelia Ataide de
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383
Resumo: Orientador: JoAnne Busnardo
id UNICAMP-30_099772c823cac00c6cfecd43bf2a056d
oai_identifier_str oai::175474
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiroLíngua inglesaCulturaHegemoniaCríticaOrientador: JoAnne BusnardoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo desta dissertação é contribuir para um melhor entendimento dos desafios de formular uma pedagogia cultural de inglês para o contexto brasileiro. Desse modo, foram feitas entrevistas com professores de inglês, atuantes em três universos educacionais - escola particular de línguas, escola pública e universidade - na cidade de Maceió-AL (nordeste brasileiro). A análise destas entrevistas investiga os diferentes conceitos/abordagens culturais que aparecem nas falas dos professores/sujeitos e a imagem que eles têm da relação desses conceitos/abordagens em suas práticas declaradas. As atitudes dos sujeitos frente à língua inglesa, e a forma como essas atitudes são verbalizadas nas entrevistas, também foram investigadas. A presente pesquisa, de natureza qualitativa/exploratória, utilizou os seguintes instrumentos para a coleta de dados: entrevistas, gravação em áudio (das entrevistas), fichas e questionários, Como arcabouço teórico, forma utilizados trabalhos de autores como Pennycook (1994), KIamsch (1993), Busnardo & Braga (1987), Busnardo & EI Dash (1996), Kinginger (1997) e Byram (1998), entre outros. O resultado da análise dos dados evidenciou que tanto os conceitos culturais/pedagógicos quanto as atitudes frente ao inglês variam com o contexto institucional estudado. Concluiu-se que este resultado pode ser importante para um novo conceito de sistema de coerência. Ainda, constatou-se que as imagens refletidas nas falas de alguns professores/sujeitos (que ilustram idéias conflituosas) podem indicar caminhos para a formação reflexiva/crítica do professor de inglês no BrasilAbstract: Not informed.MestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-Maher, Terezinha de Jesus MachadoAlmeida Filho, José Carlos Paes deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrito, Iracelia Ataide de19991999-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf147p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383BRITO, Iracelia Ataide de. Conceitos de cultura e competencia: contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro. 1999. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175474porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:55:39Zoai::175474Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:55:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro
title Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro
spellingShingle Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro
Brito, Iracelia Ataide de
Língua inglesa
Cultura
Hegemonia
Crítica
title_short Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro
title_full Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro
title_fullStr Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro
title_full_unstemmed Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro
title_sort Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro
author Brito, Iracelia Ataide de
author_facet Brito, Iracelia Ataide de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Almeida Filho, José Carlos Paes de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Iracelia Ataide de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Cultura
Hegemonia
Crítica
topic Língua inglesa
Cultura
Hegemonia
Crítica
description Orientador: JoAnne Busnardo
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-08-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383
BRITO, Iracelia Ataide de. Conceitos de cultura e competencia: contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro. 1999. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BRITO, Iracelia Ataide de. Conceitos de cultura e competencia: contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro. 1999. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
147p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188823089807360