Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383 |
Resumo: | Orientador: JoAnne Busnardo |
id |
UNICAMP-30_099772c823cac00c6cfecd43bf2a056d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::175474 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiroLíngua inglesaCulturaHegemoniaCríticaOrientador: JoAnne BusnardoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo desta dissertação é contribuir para um melhor entendimento dos desafios de formular uma pedagogia cultural de inglês para o contexto brasileiro. Desse modo, foram feitas entrevistas com professores de inglês, atuantes em três universos educacionais - escola particular de línguas, escola pública e universidade - na cidade de Maceió-AL (nordeste brasileiro). A análise destas entrevistas investiga os diferentes conceitos/abordagens culturais que aparecem nas falas dos professores/sujeitos e a imagem que eles têm da relação desses conceitos/abordagens em suas práticas declaradas. As atitudes dos sujeitos frente à língua inglesa, e a forma como essas atitudes são verbalizadas nas entrevistas, também foram investigadas. A presente pesquisa, de natureza qualitativa/exploratória, utilizou os seguintes instrumentos para a coleta de dados: entrevistas, gravação em áudio (das entrevistas), fichas e questionários, Como arcabouço teórico, forma utilizados trabalhos de autores como Pennycook (1994), KIamsch (1993), Busnardo & Braga (1987), Busnardo & EI Dash (1996), Kinginger (1997) e Byram (1998), entre outros. O resultado da análise dos dados evidenciou que tanto os conceitos culturais/pedagógicos quanto as atitudes frente ao inglês variam com o contexto institucional estudado. Concluiu-se que este resultado pode ser importante para um novo conceito de sistema de coerência. Ainda, constatou-se que as imagens refletidas nas falas de alguns professores/sujeitos (que ilustram idéias conflituosas) podem indicar caminhos para a formação reflexiva/crítica do professor de inglês no BrasilAbstract: Not informed.MestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-Maher, Terezinha de Jesus MachadoAlmeida Filho, José Carlos Paes deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrito, Iracelia Ataide de19991999-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf147p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383BRITO, Iracelia Ataide de. Conceitos de cultura e competencia: contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro. 1999. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175474porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:55:39Zoai::175474Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:55:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro |
title |
Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro |
spellingShingle |
Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro Brito, Iracelia Ataide de Língua inglesa Cultura Hegemonia Crítica |
title_short |
Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro |
title_full |
Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro |
title_fullStr |
Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro |
title_full_unstemmed |
Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro |
title_sort |
Conceitos de cultura e competencia : contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro |
author |
Brito, Iracelia Ataide de |
author_facet |
Brito, Iracelia Ataide de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943- Maher, Terezinha de Jesus Machado Almeida Filho, José Carlos Paes de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Iracelia Ataide de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Cultura Hegemonia Crítica |
topic |
Língua inglesa Cultura Hegemonia Crítica |
description |
Orientador: JoAnne Busnardo |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-08-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383 BRITO, Iracelia Ataide de. Conceitos de cultura e competencia: contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro. 1999. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) BRITO, Iracelia Ataide de. Conceitos de cultura e competencia: contribuições para um ensino critico de ingles no contexto brasileiro. 1999. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 147p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188823089807360 |