O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Luciana Pacheco
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523
Resumo: Orientador: Maria Teresa Egler Mantoan
id UNICAMP-30_60b86a1f3e3ad04fc3d90f7973e54b0f
oai_identifier_str oai::186717
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógicaThe professor of students with mental deficiency : conceptions and pedagogical practicesProfessoresDeficiência mentalPrática de ensinoTeachersMental deficiencyPractice teachingOrientador: Maria Teresa Egler MantoanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho busca-se compreender os efeitos de sentido da prática pedagógica e das concepções dos professores de alunos com deficiência mental sobre o ser humano, os processos de desenvolvimento e de aprendizagem e sobre a inserção dos alunos com tal deficiência em salas regulares de ensino. Analisa-se o funcionamento dos discursos desses professores, movimentando-os em relação às diferentes formações discursivas historicamente constituídas sobre a deficiência mental e às das abordagens psicológicas de cunho objetivista e interacionista, apreendendo seu sentido de exclusão ou de inclusão. Apontam-se, assim, caminhos para movimentar os significados existentes nos discursos dos professores na busca de uma prática educacional menos limitante e estigmatizadoraAbstract: This research is aimed at the comprehension of the sense effects of the pedagogic praxis and the and the concepts that the teachers of mentally disabled students carry on about human being, development and learning processes and the insertion of students with such disability in regular classrooms. It is analysede how the discourse of these teachers work, by moving them in relation to different discoursive constructions about mental disability historically built and the psychological approaches from the objetivistic, subjetivistic and interationistic tendencies, leaning its sense of exclusion or inclusion.Ways are pointed out on how to move the existing meaning in the teachers discourses willing to build an educational praxis less limiting and prejudiced.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutora em Educação[s.n.]Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943-Orlandi, Eni de Lourdes PuccinelliBoneti, Rita Vieira de F.Pernambuco, Dea Lucia CamposAraújo, Ulisses Ferreira deBrenelli, Rosely PalermoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarques, Luciana Pacheco20002000-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf214p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523MARQUES, Luciana Pacheco. O professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica. 2000. 214p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186717porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:06:27Zoai::186717Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:06:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica
The professor of students with mental deficiency : conceptions and pedagogical practices
title O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica
spellingShingle O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica
Marques, Luciana Pacheco
Professores
Deficiência mental
Prática de ensino
Teachers
Mental deficiency
Practice teaching
title_short O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica
title_full O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica
title_fullStr O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica
title_full_unstemmed O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica
title_sort O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica
author Marques, Luciana Pacheco
author_facet Marques, Luciana Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943-
Orlandi, Eni de Lourdes Puccinelli
Boneti, Rita Vieira de F.
Pernambuco, Dea Lucia Campos
Araújo, Ulisses Ferreira de
Brenelli, Rosely Palermo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Luciana Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Deficiência mental
Prática de ensino
Teachers
Mental deficiency
Practice teaching
topic Professores
Deficiência mental
Prática de ensino
Teachers
Mental deficiency
Practice teaching
description Orientador: Maria Teresa Egler Mantoan
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523
MARQUES, Luciana Pacheco. O professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica. 2000. 214p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MARQUES, Luciana Pacheco. O professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica. 2000. 214p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186717
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
214p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138346893574144