Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica : soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangueira, Bruno Rosas
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618055
Resumo: Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos
id UNICAMP-30_0bba16b897629f402078b1ae33eaf200
oai_identifier_str oai::866341
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica : soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a PixinguinhaHelio Delmiro's stylistic concepts applied to the guitar as played in the context of brazilian contemporany instrumental music : Contemporary Solutions for Choro Repertoire in a Tribute to PixinguinhaProveta, Nailor, 1961-Pixinguinha, 1897-1973Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São PauloArranjo (Música)Música popularChoroArrangement (Music)Popular musicChoroOrientador: Antônio Rafael Carvalho dos SantosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Estudo sobre quatro arranjos elaborados por Nailor Azevedo, o "Proveta", para a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo sobre obras de Pixinguinha, apresentados em 2006 no concerto dedicado ao compositor. Objetivou-se verificar as soluções técnicas e escolhas musicais empregadas por Nailor Proveta na reelaboração destas peças representativas do repertório de choro, deslocando a usual sonoridade do conjunto regional para aquele grupo constituído pela combinação de big band e orquestra sinfônica. No primeiro capítulo é realizada uma revisão conceitual a respeito da etapa "arranjo" na produção da música popular e sobre o papel do arranjador enquanto possível mediador de elementos relacionados a diferentes culturas envolvidas neste processo. O segundo capítulo discute, sob uma perspectiva musicológica, alguns aspectos relacionados à presença do repertório popular num contexto de ambiente e instrumentação mais comumente associado ao campo da música de concerto, levando em conta o fato de Nailor, arranjador e também solista no evento em questão, ser um músico formado no universo popular. No terceiro capítulo é feita uma contextualização histórica acerca do uso da orquestra na música popular brasileira, procurando compreender o desenvolvimento do cenário em que surge a Orquestra Jazz Sinfônica. O quarto capítulo traz as análises musicais a partir de partituras e gravações dos mencionados arranjos, abordando aspectos de instrumentação, forma, duração, ritmo, melodia, harmonia e técnicas de escrita. Verificou-se que Nailor adapta as composições de Pixinguinha a um padrão formal jazzístico característico das big bands, incorporando elementos e procedimentos de escrita ligados ao jazz, às tradicionais bandas de música e à música erudita, tendo utilizado, em parte de duas introduções, fusões entre as melodias de Pixinguinha e obras de Maurice Ravel. Observa-se que, mesmo trabalhando com um alto grau de modificações e transformações, o arranjador procura manter, na medida do possível, o caráter original das composições. Os resultados apontam um conjunto de soluções artistico-musicais disponíveis para a produção de arranjos para o choro e repertórios afins, onde os recursos de improvisação desenvolvidos por Proveta encontram condições ideais de realização, revelando ainda uma interessante estratégia profissional para o músico que atua ao mesmo tempo como arranjador e instrumentistaAbstract: This thesis is a study of four arrangements of Pixinguinha choro compositions, created by Nailor "Proveta" Azevedo, as commissioned by the São Paulo State's Orquestra Jazz Sinfônica. They were presented in 2006 in a concert dedicated to the composer. The thesis intends to analyze the technical solutions and musical choices employed by Nailor Proveta in reworking representative pieces from the choro repertoire, in which he replaces the usual instrumentation of the "conjunto regional" group with a combination of big band and symphony orchestra. The first chapter presents a conceptual overview of the function of arrangement in the production of Brazilian music styles and the role of the arranger as a possible mediator of elements related to different cultures involved in this process. The second chapter discusses, from a musicological perspective, certain elements of popular repertoire as they appear in musical environments and instrumentations most commonly associated with classical idioms; this is presented in view of the fact that Nailor, as both arranger and soloist, developed his art in the popular music world. In the third chapter, the use of the orchestra in Brazilian music is placed into historical context, exploring the development of the milieu from which the Orquestra Jazz Sinfônica emerged. The fourth chapter presents analysis from musical scores and recordings of the aforementioned arrangements, focusing on instrumentation, form, duration, rhythm, melody, harmony and writing techniques. It is observed that Nailor adapts the compositions of Pixinguinha to a formal pattern characteristic of the jazz big band, and incorporates elements of writing techniques related to jazz and traditional Brazilian music bands, as well as classical music; for example, parts of two introductions merge melodies of Pixinguinha and Maurice Ravel's works. It is noted that the arranger strives to maintain the original character of the compositions as much as possible, while still implementing a high degree of change and transformation. The results demonstrate the range of artistic and musical solutions available for the production of arrangements of choro and related repertory, in which the resources of improvisation developed by Proveta find an ideal setting; it also presents an interesting working strategy for the professional musician who functions as both arranger and instrumentalistDoutoradoMúsicaDoutor em Música[s.n.]Santos, Antônio Rafael Carvalho dos, 1953-Zan, José RobertoGoldemberg, RicardoJardim, Gilmar RobertoFreitas, Sérgio Paulo Ribeiro deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMangueira, Bruno Rosas20122005-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed261 p. : il. + 2 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618055MANGUEIRA, Bruno Rosas. Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica: soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha. 2012. 261 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618055. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866341https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866341porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-08T08:29:23Zoai::866341Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-08T08:29:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica : soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha
Helio Delmiro's stylistic concepts applied to the guitar as played in the context of brazilian contemporany instrumental music : Contemporary Solutions for Choro Repertoire in a Tribute to Pixinguinha
title Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica : soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha
spellingShingle Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica : soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha
Mangueira, Bruno Rosas
Proveta, Nailor, 1961-
Pixinguinha, 1897-1973
Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo
Arranjo (Música)
Música popular
Choro
Arrangement (Music)
Popular music
Choro
title_short Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica : soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha
title_full Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica : soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha
title_fullStr Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica : soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha
title_full_unstemmed Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica : soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha
title_sort Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica : soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha
author Mangueira, Bruno Rosas
author_facet Mangueira, Bruno Rosas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Antônio Rafael Carvalho dos, 1953-
Zan, José Roberto
Goldemberg, Ricardo
Jardim, Gilmar Roberto
Freitas, Sérgio Paulo Ribeiro de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mangueira, Bruno Rosas
dc.subject.por.fl_str_mv Proveta, Nailor, 1961-
Pixinguinha, 1897-1973
Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo
Arranjo (Música)
Música popular
Choro
Arrangement (Music)
Popular music
Choro
topic Proveta, Nailor, 1961-
Pixinguinha, 1897-1973
Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo
Arranjo (Música)
Música popular
Choro
Arrangement (Music)
Popular music
Choro
description Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-24T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618055
MANGUEIRA, Bruno Rosas. Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica: soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha. 2012. 261 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618055. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618055
identifier_str_mv MANGUEIRA, Bruno Rosas. Arranjos de Nailor Proveta para a Orquestra Jazz Sinfônica: soluções contemporâneas para o choro numa homenagem a Pixinguinha. 2012. 261 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618055. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866341
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866341
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
261 p. : il. + 2 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189079615537152