"O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vítor Ricci, 1994-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775
Resumo: Orientador: Myrian Nunomura
id UNICAMP-30_12607542d4de13b4c0c5a95abac35883
oai_identifier_str oai::1256854
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling "O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina"Coaching as a joint endeavor" : a foucauldian analysis of a gymnasium of women's artistic gymnasticsFoucault, Michel, 1926-1984EsportesJovensGinásticaTreinamentoFoucault, MichelSportsYoung peopleGymnasticsTrainingOrientador: Myrian NunomuraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Embasados no referencial teórico de Michel Foucault, o objetivo do presente estudo foi analisar como as relações de poder entre os principais agentes (treinadores, ginastas e pais) envolvidos em um ginásio de treinamento de Ginástica Artística Feminina de alto rendimento emergem no coaching. Essa pesquisa foi delineada como um estudo de caso em um ginásio de treinamento proeminente no cenário nacional. Participaram do estudo 4 treinadores, 15 ginastas e 12 pais. Os dados foram produzidos a partir da observação participante e da entrevista semiestruturada. E, para analisa-los, utilizamos o método da Análise Temática Reflexiva (BRAUN; CLARKE, 2006; 2012; 2019; 2020). A partir dessa análise encontramos quatro temas, que serão apresentados em artigos interdependentes. No Artigo 1 apresentamos o tema "A reprodução das práticas de coaching na socialização dos treinadores", no qual exploramos como os discursos, as relações de poder e as práticas de coaching que acontecem no contexto da GAF do Brasil emergem e se reproduzem na socialização dos treinadores do presente estudo. No segundo artigo apresentamos o tema "Como o poder disciplinar opera no ginásio: ações, reações e consequências para o coaching", no qual exploramos a relação de poder treinador-ginasta, a partir da perspectiva de ambos, e também, pela observação em campo de suas ações e reações. No Artigo 3 apresentamos o tema "Como o poder opera fora dos limites do ginásio: a perspectiva e o papel dos pais", no qual analisamos as interconexões da socialização entre os "pais da Ginástica", da relação de poder treinador-pais e da relação de poder pais-ginastas. No quarto artigo apresentamos o tema "Em busca de práticas de coaching mais efetivas e menos coercivas", no qual exploramos o papel ativo dos treinadores na problematização dos discursos e das práticas dominantes que circulam no contexto da GAF. Acreditamos que essa construção foi essencial para argumentar a tese, que defende a compressão do coaching na GAF como um processo estruturado por um contexto sociocultural específico, no qual emerge uma complexa dinâmica de relações de poder entre os agentes envolvidos nesse cenário. Em outras palavras, consideramos que os desafios para garantir o equilíbrio entre desempenho, saúde e bem-estar das ginastas, dependem de um empenho em conjunto de todos os agentes que coabitam o coaching na GAFAbstract: Drawing on a Foucauldian Theoretical framework, the aim of this study was to analyze how the power relations between the main agents (coaches, gymnasts and parents) involved in a training gym of Women’s Artistic Gymnastics (WAG) emerge in coaching. This research was designed as a case study within a high performance training gym in Brazil. 4 coaches, 15 gymnasts and 12 parents participated in this research. Data were produced from participant observation and semi-structured interviews. And, to analyze the data we used the Reflective Thematic Analysis method (BRAUN; CLARKE, 2006; 2012; 2019; 2020). From this analysis we found four themes, which will be presented and discussed in interdependent articles. In Article 1, we present the theme "The reproduction of coaching practices in the socialization of coaches", in which we explore how the discourse, power relations and coaching practices that take place in the context of WAG in Brazil emerges and are reproduced in the socialization of coaches. In the second article, we present the theme "How disciplinary power operates within the gym: actions, reactions and consequences for coaching", in which we explore the coach-gymnast power relationship, from both gymnasts’ and coaches’ perspectives. In Article 3, we present the theme "How power operates around the gym: the perspectives and the role of parents", in which we analyze the interconnections of socialization between "gymnastics parents", the coach-parent power relationship and the parent-gymnast power relationship. In the fourth article, we present the theme "Towards more effective and less coercive coaching practices", in which we explore the active role of coaches in problematizing the dominant discourses and practices that circulate within and around WAG coaching environment. We believe that this construction was essential to argue the thesis, which defends the compression of coaching in WAG as a process structured by a specific sociocultural context, in which a complex dynamic of power relations emerges between the agents within this scenario. In other words, we consider that the challenges to ensure the balance of performance, health and the welfare of the gymnasts depend of a joint endeavor of the main agents, which circulate in WAG coaching practiceDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutor em Educação FísicaFAPESP2019/04687-7[s.n.]Nunomura, Myrian, 1966-Oliveira, Mauricio dos Santos deAleixo, Ivana Montandon SoaresMarques, Renato Francisco RodriguesPinheiro, Maria Claudia BrandãoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Vítor Ricci, 1994-20222022-10-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775COSTA, Vítor Ricci. "O coaching como um empenho em conjunto": uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina. 2022. 1 recurso online (160 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1256854porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-12T15:16:44Zoai::1256854Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-12-12T15:16:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv "O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina
"Coaching as a joint endeavor" : a foucauldian analysis of a gymnasium of women's artistic gymnastics
title "O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina
spellingShingle "O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina
Costa, Vítor Ricci, 1994-
Foucault, Michel, 1926-1984
Esportes
Jovens
Ginástica
Treinamento
Foucault, Michel
Sports
Young people
Gymnastics
Training
title_short "O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina
title_full "O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina
title_fullStr "O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina
title_full_unstemmed "O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina
title_sort "O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina
author Costa, Vítor Ricci, 1994-
author_facet Costa, Vítor Ricci, 1994-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunomura, Myrian, 1966-
Oliveira, Mauricio dos Santos de
Aleixo, Ivana Montandon Soares
Marques, Renato Francisco Rodrigues
Pinheiro, Maria Claudia Brandão
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vítor Ricci, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault, Michel, 1926-1984
Esportes
Jovens
Ginástica
Treinamento
Foucault, Michel
Sports
Young people
Gymnastics
Training
topic Foucault, Michel, 1926-1984
Esportes
Jovens
Ginástica
Treinamento
Foucault, Michel
Sports
Young people
Gymnastics
Training
description Orientador: Myrian Nunomura
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775
COSTA, Vítor Ricci. "O coaching como um empenho em conjunto": uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina. 2022. 1 recurso online (160 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775
identifier_str_mv COSTA, Vítor Ricci. "O coaching como um empenho em conjunto": uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina. 2022. 1 recurso online (160 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1256854
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138574388428800