"O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775 |
Resumo: | Orientador: Myrian Nunomura |
id |
UNICAMP-30_12607542d4de13b4c0c5a95abac35883 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1256854 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
"O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina"Coaching as a joint endeavor" : a foucauldian analysis of a gymnasium of women's artistic gymnasticsFoucault, Michel, 1926-1984EsportesJovensGinásticaTreinamentoFoucault, MichelSportsYoung peopleGymnasticsTrainingOrientador: Myrian NunomuraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Embasados no referencial teórico de Michel Foucault, o objetivo do presente estudo foi analisar como as relações de poder entre os principais agentes (treinadores, ginastas e pais) envolvidos em um ginásio de treinamento de Ginástica Artística Feminina de alto rendimento emergem no coaching. Essa pesquisa foi delineada como um estudo de caso em um ginásio de treinamento proeminente no cenário nacional. Participaram do estudo 4 treinadores, 15 ginastas e 12 pais. Os dados foram produzidos a partir da observação participante e da entrevista semiestruturada. E, para analisa-los, utilizamos o método da Análise Temática Reflexiva (BRAUN; CLARKE, 2006; 2012; 2019; 2020). A partir dessa análise encontramos quatro temas, que serão apresentados em artigos interdependentes. No Artigo 1 apresentamos o tema "A reprodução das práticas de coaching na socialização dos treinadores", no qual exploramos como os discursos, as relações de poder e as práticas de coaching que acontecem no contexto da GAF do Brasil emergem e se reproduzem na socialização dos treinadores do presente estudo. No segundo artigo apresentamos o tema "Como o poder disciplinar opera no ginásio: ações, reações e consequências para o coaching", no qual exploramos a relação de poder treinador-ginasta, a partir da perspectiva de ambos, e também, pela observação em campo de suas ações e reações. No Artigo 3 apresentamos o tema "Como o poder opera fora dos limites do ginásio: a perspectiva e o papel dos pais", no qual analisamos as interconexões da socialização entre os "pais da Ginástica", da relação de poder treinador-pais e da relação de poder pais-ginastas. No quarto artigo apresentamos o tema "Em busca de práticas de coaching mais efetivas e menos coercivas", no qual exploramos o papel ativo dos treinadores na problematização dos discursos e das práticas dominantes que circulam no contexto da GAF. Acreditamos que essa construção foi essencial para argumentar a tese, que defende a compressão do coaching na GAF como um processo estruturado por um contexto sociocultural específico, no qual emerge uma complexa dinâmica de relações de poder entre os agentes envolvidos nesse cenário. Em outras palavras, consideramos que os desafios para garantir o equilíbrio entre desempenho, saúde e bem-estar das ginastas, dependem de um empenho em conjunto de todos os agentes que coabitam o coaching na GAFAbstract: Drawing on a Foucauldian Theoretical framework, the aim of this study was to analyze how the power relations between the main agents (coaches, gymnasts and parents) involved in a training gym of Women’s Artistic Gymnastics (WAG) emerge in coaching. This research was designed as a case study within a high performance training gym in Brazil. 4 coaches, 15 gymnasts and 12 parents participated in this research. Data were produced from participant observation and semi-structured interviews. And, to analyze the data we used the Reflective Thematic Analysis method (BRAUN; CLARKE, 2006; 2012; 2019; 2020). From this analysis we found four themes, which will be presented and discussed in interdependent articles. In Article 1, we present the theme "The reproduction of coaching practices in the socialization of coaches", in which we explore how the discourse, power relations and coaching practices that take place in the context of WAG in Brazil emerges and are reproduced in the socialization of coaches. In the second article, we present the theme "How disciplinary power operates within the gym: actions, reactions and consequences for coaching", in which we explore the coach-gymnast power relationship, from both gymnasts’ and coaches’ perspectives. In Article 3, we present the theme "How power operates around the gym: the perspectives and the role of parents", in which we analyze the interconnections of socialization between "gymnastics parents", the coach-parent power relationship and the parent-gymnast power relationship. In the fourth article, we present the theme "Towards more effective and less coercive coaching practices", in which we explore the active role of coaches in problematizing the dominant discourses and practices that circulate within and around WAG coaching environment. We believe that this construction was essential to argue the thesis, which defends the compression of coaching in WAG as a process structured by a specific sociocultural context, in which a complex dynamic of power relations emerges between the agents within this scenario. In other words, we consider that the challenges to ensure the balance of performance, health and the welfare of the gymnasts depend of a joint endeavor of the main agents, which circulate in WAG coaching practiceDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutor em Educação FísicaFAPESP2019/04687-7[s.n.]Nunomura, Myrian, 1966-Oliveira, Mauricio dos Santos deAleixo, Ivana Montandon SoaresMarques, Renato Francisco RodriguesPinheiro, Maria Claudia BrandãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Vítor Ricci, 1994-20222022-10-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775COSTA, Vítor Ricci. "O coaching como um empenho em conjunto": uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina. 2022. 1 recurso online (160 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1256854porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-12T15:16:44Zoai::1256854Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-12-12T15:16:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina "Coaching as a joint endeavor" : a foucauldian analysis of a gymnasium of women's artistic gymnastics |
title |
"O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina |
spellingShingle |
"O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina Costa, Vítor Ricci, 1994- Foucault, Michel, 1926-1984 Esportes Jovens Ginástica Treinamento Foucault, Michel Sports Young people Gymnastics Training |
title_short |
"O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina |
title_full |
"O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina |
title_fullStr |
"O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina |
title_full_unstemmed |
"O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina |
title_sort |
"O coaching como um empenho em conjunto" : uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina |
author |
Costa, Vítor Ricci, 1994- |
author_facet |
Costa, Vítor Ricci, 1994- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunomura, Myrian, 1966- Oliveira, Mauricio dos Santos de Aleixo, Ivana Montandon Soares Marques, Renato Francisco Rodrigues Pinheiro, Maria Claudia Brandão Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Vítor Ricci, 1994- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault, Michel, 1926-1984 Esportes Jovens Ginástica Treinamento Foucault, Michel Sports Young people Gymnastics Training |
topic |
Foucault, Michel, 1926-1984 Esportes Jovens Ginástica Treinamento Foucault, Michel Sports Young people Gymnastics Training |
description |
Orientador: Myrian Nunomura |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-10-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775 COSTA, Vítor Ricci. "O coaching como um empenho em conjunto": uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina. 2022. 1 recurso online (160 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775 |
identifier_str_mv |
COSTA, Vítor Ricci. "O coaching como um empenho em conjunto": uma análise foucaultiana de um ginásio de treinamento de ginástica artística feminina. 2022. 1 recurso online (160 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6775. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1256854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189185869840384 |