A estrategia de pedir ajuda de estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Tania Maria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609882
Resumo: Orientador: Evely Boruchovitch
id UNICAMP-30_12c6b4f1bf950aec3a0712d09b249a48
oai_identifier_str oai::449158
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A estrategia de pedir ajuda de estudantes do ensino fundamentalThe help-seeking strategy used by elementary school studentsEstratégias pedagógicasPsicologia cognitivaEducaçãoPedagogic strategyCognitive psychologyEducationOrientador: Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A estratégia de pedir ajuda é uma importante estratégia de aprendizagem no repertório dos estudantes. Caracteriza-se por ser tanto uma estratégia metacognitiva quanto de aprendizagem auto-regulada. Envolve a capacidade metacognitiva porque requer consciência da necessidade de ajuda. Além disso, revela um comportamento auto-regulado, na medida em que os estudantes exibem autodeterminação para superar uma dificuldade ao pedir ajuda a alguém que tenha mais conhecimento. Pesquisas sobre a estratégia de pedir ajuda no contexto educacional brasileiro são escassas. Nesse sentido, os objetivos da presente pesquisa foram verificar a concepção de pedir ajuda dos estudantes e investigar as relações entre essa estratégia e à série escolar, o gênero, a orientação motivacional e a autoeficácia dos estudantes. Fizeram parte do estudo 159 estudantes da 2ª, 3ª e 4ª séries de uma escola pública do município de Campinas. Os instrumentos utilizados foram: uma entrevista estruturada com questões abertas sobre a estratégia de pedir ajuda, uma escala de pedir ajuda, duas escalas de motivação e uma escala de auto-eficácia. Os estudantes mencionaram utilizar a estratégia de pedir ajuda, seja para a realização de em tarefas escolares, como para atividades cotidianas. Revelaram que o pedido de ajuda é feito de forma verbal. Diferenças entre o uso da estratégia de pedir ajuda e a série escolar foram encontradas. Os estudantes da 2ª série se diferenciam significativamente dos da 3ª e 4ª séries por apresentarem uma compreensão negativa dessa estratégia. Não foram constatadas relações significativas entre o uso do pedir ajuda e a variável gênero. A estratégia de pedir ajuda apresentou uma correlação positiva com a crença de auto-eficácia e uma correlação negativa com a motivação. Os dados são discutidos em termos da necessidade de se criar uma ambiente de sala de aula favorável ao uso da estratégia de pedir ajuda, bem como o papel do professor quanto à promoção do pedir ajuda nesse ambiente.Abstract: The help-seeking strategy is very important to the learning process of the students. This strategy is characterized not only by metacognition, but also by self-regulated learning. Metacognition is envolved when it requires one to be conscious of the necessity of help. Self-regulated learning behavior takes place when the students demonstrate selfdetermination in order to overcome their issues by requesting the assistance of someone who is more knowledgeable. Research on help-seeking strategy in the Brazilian educational system is very scarce. Therefore, the primary objectives of this study were to verify the foundations of help-seeking strategy in students and to investigate the relationship between this strategy and their school level, gender, motivation and students self-efficacy. There were 159 students taking part in the research, ranging from 2ª to 4ª grade of a public school in the city of Campinas. The key instruments on the research were as follows: a structured interview with open-ended questions regarding the help-seeking strategy, a scale of helpseeking strategy, two motivational scales and one self-efficacy scale. The students admitted to employ the help-seeking strategy when carrying out both schoolwork and tasks of everyday life. They reported that the help-seeking strategy was verbally conducted. There were differences in the use of strategies considering the school grade level. The 2ª graders differed greatly from 3ª and 4ª graders in the sense that they displayed a more negative understanding of this strategy. There was not a significant relationship between the use of help-seeking strategy and gender. A positive correlation was found between the helpseeking strategy and the belief of self-efficacy, but a negative correlation was found between the strategy and motivation. The information gathered was discussed in terms of the need to create an atmosphere in the classroom that encourages the use of help-seeking strategy and the role of the teacher to promote the use of this strategy.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Brenelli, Rosely PalermoGuimarães, Sueli Edi RufiniUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSerafim, Tania Maria2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf134 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609882SERAFIM, Tania Maria. A estrategia de pedir ajuda de estudantes do ensino fundamental. 2009. 134 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609882. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449158porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:35:39Zoai::449158Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:35:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A estrategia de pedir ajuda de estudantes do ensino fundamental
The help-seeking strategy used by elementary school students
title A estrategia de pedir ajuda de estudantes do ensino fundamental
spellingShingle A estrategia de pedir ajuda de estudantes do ensino fundamental
Serafim, Tania Maria
Estratégias pedagógicas
Psicologia cognitiva
Educação
Pedagogic strategy
Cognitive psychology
Education
title_short A estrategia de pedir ajuda de estudantes do ensino fundamental
title_full A estrategia de pedir ajuda de estudantes do ensino fundamental
title_fullStr A estrategia de pedir ajuda de estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed A estrategia de pedir ajuda de estudantes do ensino fundamental
title_sort A estrategia de pedir ajuda de estudantes do ensino fundamental
author Serafim, Tania Maria
author_facet Serafim, Tania Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
Brenelli, Rosely Palermo
Guimarães, Sueli Edi Rufini
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Serafim, Tania Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias pedagógicas
Psicologia cognitiva
Educação
Pedagogic strategy
Cognitive psychology
Education
topic Estratégias pedagógicas
Psicologia cognitiva
Educação
Pedagogic strategy
Cognitive psychology
Education
description Orientador: Evely Boruchovitch
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609882
SERAFIM, Tania Maria. A estrategia de pedir ajuda de estudantes do ensino fundamental. 2009. 134 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609882. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609882
identifier_str_mv SERAFIM, Tania Maria. A estrategia de pedir ajuda de estudantes do ensino fundamental. 2009. 134 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609882. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
134 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189011049152512