Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764 |
Resumo: | Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva |
id |
UNICAMP-30_1607bcc6b75147315c5067e8d45cb5da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::80142 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de TeresinaInteresses na leituraLeituraProfessores - Formação - Vida intelectualAmbiente de sala de aulaOrientador: Ezequiel Theodoro da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho conta a história de leitura de professoras de Língua Portuguesa do primeiro grau de escolas da rede pública de Teresina-Piauí. São histórias contadas pelas próprias professoras, por meio de depoimentos, e contextualizadas no seu presente pelas observações de aulas de leitura, pretendendo com isso verificar pelas histórias de leitura dessas professoras se aquele que forma leitores na escola é leitor. Através dos depoimentos as professoras falam da trajetória de leitura percorrida por elas desde a infância até o momento em que foram convidadas a falar sobre esta trajetória. Falam também da escola e do descontentamento com a profissão. Se por um lado os depoimentos mostraram o envolvimento das professoras com a escrita ao longo de sua vida, por outro as aulas complementam os depoimentos mostrando esse envolvimento com a leitura também sob o ponto de vista profissional, ou seja, enquanto aquele que pretende formar leitores. Ao lado dos depoimentos das professoras foram colocados outros: o de pessoas que escreveram e publicaram suas histórias de leitura - escritores-leitores que muito contribuíram para minha própria história e que mostram em seus relatos como se tornaram e permaneceram leitores -' o meu, enquanto história de quem conviveu com muitas das situações apresentadas pelas professoras e que hoje se considera leitora. As condições de leitura apresentadas pelos escritores-leitores, o posicionamento dos autores citados nesta pesquisa sobre o que sejam a leitura e as condições de ser leitor vão de encontro à situação apresentada pelas professoras sujeitos desta pesquisa. As circunstâncias de vida e de trajetória de leitura apresentadas por elas ; a forma como concebem a leitura e como conduzem suas aulas; a falta de acesso ao livro e/ ou similares e de tempo para utilizá-los, atualmente, constituem elementos que me levaram a entender que muitas destas professoras estão situadas na categoria de não-leitores.Abstract: This study deals with the history of reading of portuguese language teachers in elementary public scools in Teresina - Piauí. These are histories told by the teachers' themselves through interviews, and viewed within the context during which the teachers work with the objetive to verify if the teachers who teach reading in public school are also readers. During the interviews they were asked to teU their reading phases since their chilhood until that present time. They also talked about the school and their insatisfaction with their profession. If on one hand, the interviews showed the teachers involvement with writing through the course of their lives, on the other hand the classes also complemented those interviews showing the involvement with reading from the teachers' point ofview, that is, by those that intended form readers. The result of these interviews were compared with histories published by some other authors - which influenced the author and contributed very much to my own history. They showed in their interviews how they become and continued to be readers. As one who lived through many of the situations presented by the subjects. I considered myself a reader. The condition of reading presented by the writer-readers, the point of view of the authors cited in this research about what is a roading, and the condition about being a reader are in disagreement with the stuidies presented by the subjects in this research. The life circunstance and the phase of reading presented by the subjects; the way how they conceive reading and how they teach; the lack of access to book, and/or similars, and the time to use them, at present contitute data which leads to the understanding that many of these teacher are situated in the category of non-readers.DoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoura, Maria Jose de19941998-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf183f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764MOURA, Maria Jose de. Uma memoria: historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina. 1994. 183f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/80142porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T03:48:23Zoai::80142Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T03:48:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina |
title |
Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina |
spellingShingle |
Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina Moura, Maria Jose de Interesses na leitura Leitura Professores - Formação - Vida intelectual Ambiente de sala de aula |
title_short |
Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina |
title_full |
Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina |
title_fullStr |
Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina |
title_full_unstemmed |
Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina |
title_sort |
Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina |
author |
Moura, Maria Jose de |
author_facet |
Moura, Maria Jose de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Maria Jose de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interesses na leitura Leitura Professores - Formação - Vida intelectual Ambiente de sala de aula |
topic |
Interesses na leitura Leitura Professores - Formação - Vida intelectual Ambiente de sala de aula |
description |
Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1998-10-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764 MOURA, Maria Jose de. Uma memoria: historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina. 1994. 183f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MOURA, Maria Jose de. Uma memoria: historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina. 1994. 183f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/80142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 183f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188769145815040 |