Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maria Jose de
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764
Resumo: Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
id UNICAMP-30_1607bcc6b75147315c5067e8d45cb5da
oai_identifier_str oai::80142
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de TeresinaInteresses na leituraLeituraProfessores - Formação - Vida intelectualAmbiente de sala de aulaOrientador: Ezequiel Theodoro da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho conta a história de leitura de professoras de Língua Portuguesa do primeiro grau de escolas da rede pública de Teresina-Piauí. São histórias contadas pelas próprias professoras, por meio de depoimentos, e contextualizadas no seu presente pelas observações de aulas de leitura, pretendendo com isso verificar pelas histórias de leitura dessas professoras se aquele que forma leitores na escola é leitor. Através dos depoimentos as professoras falam da trajetória de leitura percorrida por elas desde a infância até o momento em que foram convidadas a falar sobre esta trajetória. Falam também da escola e do descontentamento com a profissão. Se por um lado os depoimentos mostraram o envolvimento das professoras com a escrita ao longo de sua vida, por outro as aulas complementam os depoimentos mostrando esse envolvimento com a leitura também sob o ponto de vista profissional, ou seja, enquanto aquele que pretende formar leitores. Ao lado dos depoimentos das professoras foram colocados outros: o de pessoas que escreveram e publicaram suas histórias de leitura - escritores-leitores que muito contribuíram para minha própria história e que mostram em seus relatos como se tornaram e permaneceram leitores -' o meu, enquanto história de quem conviveu com muitas das situações apresentadas pelas professoras e que hoje se considera leitora. As condições de leitura apresentadas pelos escritores-leitores, o posicionamento dos autores citados nesta pesquisa sobre o que sejam a leitura e as condições de ser leitor vão de encontro à situação apresentada pelas professoras sujeitos desta pesquisa. As circunstâncias de vida e de trajetória de leitura apresentadas por elas ; a forma como concebem a leitura e como conduzem suas aulas; a falta de acesso ao livro e/ ou similares e de tempo para utilizá-los, atualmente, constituem elementos que me levaram a entender que muitas destas professoras estão situadas na categoria de não-leitores.Abstract: This study deals with the history of reading of portuguese language teachers in elementary public scools in Teresina - Piauí. These are histories told by the teachers' themselves through interviews, and viewed within the context during which the teachers work with the objetive to verify if the teachers who teach reading in public school are also readers. During the interviews they were asked to teU their reading phases since their chilhood until that present time. They also talked about the school and their insatisfaction with their profession. If on one hand, the interviews showed the teachers involvement with writing through the course of their lives, on the other hand the classes also complemented those interviews showing the involvement with reading from the teachers' point ofview, that is, by those that intended form readers. The result of these interviews were compared with histories published by some other authors - which influenced the author and contributed very much to my own history. They showed in their interviews how they become and continued to be readers. As one who lived through many of the situations presented by the subjects. I considered myself a reader. The condition of reading presented by the writer-readers, the point of view of the authors cited in this research about what is a roading, and the condition about being a reader are in disagreement with the stuidies presented by the subjects in this research. The life circunstance and the phase of reading presented by the subjects; the way how they conceive reading and how they teach; the lack of access to book, and/or similars, and the time to use them, at present contitute data which leads to the understanding that many of these teacher are situated in the category of non-readers.DoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoura, Maria Jose de19941998-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf183f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764MOURA, Maria Jose de. Uma memoria: historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina. 1994. 183f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/80142porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T03:48:23Zoai::80142Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T03:48:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina
title Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina
spellingShingle Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina
Moura, Maria Jose de
Interesses na leitura
Leitura
Professores - Formação - Vida intelectual
Ambiente de sala de aula
title_short Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina
title_full Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina
title_fullStr Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina
title_full_unstemmed Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina
title_sort Uma memoria : historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina
author Moura, Maria Jose de
author_facet Moura, Maria Jose de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Maria Jose de
dc.subject.por.fl_str_mv Interesses na leitura
Leitura
Professores - Formação - Vida intelectual
Ambiente de sala de aula
topic Interesses na leitura
Leitura
Professores - Formação - Vida intelectual
Ambiente de sala de aula
description Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1998-10-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764
MOURA, Maria Jose de. Uma memoria: historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina. 1994. 183f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MOURA, Maria Jose de. Uma memoria: historia de leitura de professores de 3a. a 5a. serie da cidade de Teresina. 1994. 183f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/80142
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
183f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188769145815040