A dimensão pedagógica no métier da diretora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariutti, Mariana Martins Volpato, 1978-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860
Resumo: Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
id UNICAMP-30_16565dd9efff972d1ba5f35895bf7853
oai_identifier_str oai::991700
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A dimensão pedagógica no métier da diretoraThe pedagogical dimension in the director's métierEscolas - Organização e administraçãoTrabalho pedagógicoEducação infantilTrabalho coletivoEducational directorScool managementPedagogical workEarly childhood educationCollective workOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação investiga a partir de uma perspectiva histórico-cultural, o métier de Diretora Educacional na Educação Infantil e suas implicações com o trabalho pedagógico. A pesquisa empírica, inspirada no método de Instrução ao Sósia, tal como proposto por Yves Clot (2006, 2010), foi realizada em uma rede municipal do estado de São Paulo envolvendo duas diretoras de unidades distintas. As transcrições das seções de Instrução ao Sósia, realizadas por uma mesma intervenant, com as duas diretoras de Centros de Educação Infantil, foi tomada como material de análise. Na Instrução ao Sósia, a linguagem é vista como mediadora entre o vivido e o (não) realizado, possibilitando aos profissionais reverem a atividade exercida ao falarem para o outro do próprio métier. Tomando o movimento dialógico como foco de análise procuramos destacar: 1) aspectos comuns que se evidenciam na fala das diretoras sobre o próprio métier (rotinas, forma de gestão e organização, etc;) 2) as condições de trabalho nos Centros de Educação Infantil (Unidades envolvidas, número de crianças, corpo docente, recursos materiais, número de monitores/Agentes de Educação Infantil, etc...); 3) modos de funcionamento (coletivo de trabalho, escolhas e argumentos apresentados). Os resultados mostram: 1) como a dimensão pedagógica é prioritária para as diretoras e norteadora na efetivação das ações cotidianas; 2) como as duas diretoras participam do gênero profissional, com estilos próprios de gestão e evidenciando a atuação pedagógica; 3) como os modos de atuação encontram-se entretecidos às condições objetivas de trabalho. A partir desses resultados problematizam-se as implicações pedagógicas nas práticas das diretoras e as formas como participam dos coletivos de trabalhoAbstract: This dissertation investigates from a historical-cultural perspective the métier of Educational Director in Early Childhood Education and its implications with pedagogical work. The empirical research, inspired by the method of "Instruction to the look-alike", as proposed by Yves (2006, 2010), was carried out in a municipal educational system of the state of São Paulo involving two directors of different units. The transcriptions of the "Instruction to the Look-alike" sections, carried out by the same intervenor, with the two directors of Child Education Centers, were taken as material for analysis. In the Instruction to the Look-alike, language is seen as a mediator between the lived and the (un)realized, enabling professionals to review the activity exerted by speaking to the other about their own métier. Taking the dialogical movement as a focus of analysis, we seek to 1) highlight common aspects that are evident in the directors' talk about the métier itself (routines, management and organization, etc.); 2) the concrete conditions in each Child Education Centers: numbers of children, faculty, material resources, number of monitors / Early Childhood Agents, etc ...); 3) modes of functioning, collective work, choices and arguments presented. The results show 1) how the pedagogical dimension is a priority for the directors and how it orients the realization of daily actions; 2) how the two directors participate in the professional genre, with their own styles of management, evidencing a pedagogical way of acting; 3) how the modes of action are interwoven with the objective conditions of work. From these results, the pedagogical implications in the directors' practices and the ways in which they participate in the collective work are problematizedMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Anjos, Daniela Dias dosBarricelli, Ermelinda MariaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMariutti, Mariana Martins Volpato, 1978-20172017-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860MARIUTTI, Mariana Martins Volpato. A dimensão pedagógica no métier da diretora. 2017. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991700Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-12T16:26:19Zoai::991700Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-03-12T16:26:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão pedagógica no métier da diretora
The pedagogical dimension in the director's métier
title A dimensão pedagógica no métier da diretora
spellingShingle A dimensão pedagógica no métier da diretora
Mariutti, Mariana Martins Volpato, 1978-
Escolas - Organização e administração
Trabalho pedagógico
Educação infantil
Trabalho coletivo
Educational director
Scool management
Pedagogical work
Early childhood education
Collective work
title_short A dimensão pedagógica no métier da diretora
title_full A dimensão pedagógica no métier da diretora
title_fullStr A dimensão pedagógica no métier da diretora
title_full_unstemmed A dimensão pedagógica no métier da diretora
title_sort A dimensão pedagógica no métier da diretora
author Mariutti, Mariana Martins Volpato, 1978-
author_facet Mariutti, Mariana Martins Volpato, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Anjos, Daniela Dias dos
Barricelli, Ermelinda Maria
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariutti, Mariana Martins Volpato, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Trabalho pedagógico
Educação infantil
Trabalho coletivo
Educational director
Scool management
Pedagogical work
Early childhood education
Collective work
topic Escolas - Organização e administração
Trabalho pedagógico
Educação infantil
Trabalho coletivo
Educational director
Scool management
Pedagogical work
Early childhood education
Collective work
description Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-12-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860
MARIUTTI, Mariana Martins Volpato. A dimensão pedagógica no métier da diretora. 2017. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860
identifier_str_mv MARIUTTI, Mariana Martins Volpato. A dimensão pedagógica no métier da diretora. 2017. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991700
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138522511179776