A dimensão pedagógica no métier da diretora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860 |
Resumo: | Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
id |
UNICAMP-30_16565dd9efff972d1ba5f35895bf7853 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::991700 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dimensão pedagógica no métier da diretoraThe pedagogical dimension in the director's métierEscolas - Organização e administraçãoTrabalho pedagógicoEducação infantilTrabalho coletivoEducational directorScool managementPedagogical workEarly childhood educationCollective workOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação investiga a partir de uma perspectiva histórico-cultural, o métier de Diretora Educacional na Educação Infantil e suas implicações com o trabalho pedagógico. A pesquisa empírica, inspirada no método de Instrução ao Sósia, tal como proposto por Yves Clot (2006, 2010), foi realizada em uma rede municipal do estado de São Paulo envolvendo duas diretoras de unidades distintas. As transcrições das seções de Instrução ao Sósia, realizadas por uma mesma intervenant, com as duas diretoras de Centros de Educação Infantil, foi tomada como material de análise. Na Instrução ao Sósia, a linguagem é vista como mediadora entre o vivido e o (não) realizado, possibilitando aos profissionais reverem a atividade exercida ao falarem para o outro do próprio métier. Tomando o movimento dialógico como foco de análise procuramos destacar: 1) aspectos comuns que se evidenciam na fala das diretoras sobre o próprio métier (rotinas, forma de gestão e organização, etc;) 2) as condições de trabalho nos Centros de Educação Infantil (Unidades envolvidas, número de crianças, corpo docente, recursos materiais, número de monitores/Agentes de Educação Infantil, etc...); 3) modos de funcionamento (coletivo de trabalho, escolhas e argumentos apresentados). Os resultados mostram: 1) como a dimensão pedagógica é prioritária para as diretoras e norteadora na efetivação das ações cotidianas; 2) como as duas diretoras participam do gênero profissional, com estilos próprios de gestão e evidenciando a atuação pedagógica; 3) como os modos de atuação encontram-se entretecidos às condições objetivas de trabalho. A partir desses resultados problematizam-se as implicações pedagógicas nas práticas das diretoras e as formas como participam dos coletivos de trabalhoAbstract: This dissertation investigates from a historical-cultural perspective the métier of Educational Director in Early Childhood Education and its implications with pedagogical work. The empirical research, inspired by the method of "Instruction to the look-alike", as proposed by Yves (2006, 2010), was carried out in a municipal educational system of the state of São Paulo involving two directors of different units. The transcriptions of the "Instruction to the Look-alike" sections, carried out by the same intervenor, with the two directors of Child Education Centers, were taken as material for analysis. In the Instruction to the Look-alike, language is seen as a mediator between the lived and the (un)realized, enabling professionals to review the activity exerted by speaking to the other about their own métier. Taking the dialogical movement as a focus of analysis, we seek to 1) highlight common aspects that are evident in the directors' talk about the métier itself (routines, management and organization, etc.); 2) the concrete conditions in each Child Education Centers: numbers of children, faculty, material resources, number of monitors / Early Childhood Agents, etc ...); 3) modes of functioning, collective work, choices and arguments presented. The results show 1) how the pedagogical dimension is a priority for the directors and how it orients the realization of daily actions; 2) how the two directors participate in the professional genre, with their own styles of management, evidencing a pedagogical way of acting; 3) how the modes of action are interwoven with the objective conditions of work. From these results, the pedagogical implications in the directors' practices and the ways in which they participate in the collective work are problematizedMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Anjos, Daniela Dias dosBarricelli, Ermelinda MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMariutti, Mariana Martins Volpato, 1978-20172017-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860MARIUTTI, Mariana Martins Volpato. A dimensão pedagógica no métier da diretora. 2017. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991700Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-12T16:26:19Zoai::991700Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-03-12T16:26:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão pedagógica no métier da diretora The pedagogical dimension in the director's métier |
title |
A dimensão pedagógica no métier da diretora |
spellingShingle |
A dimensão pedagógica no métier da diretora Mariutti, Mariana Martins Volpato, 1978- Escolas - Organização e administração Trabalho pedagógico Educação infantil Trabalho coletivo Educational director Scool management Pedagogical work Early childhood education Collective work |
title_short |
A dimensão pedagógica no métier da diretora |
title_full |
A dimensão pedagógica no métier da diretora |
title_fullStr |
A dimensão pedagógica no métier da diretora |
title_full_unstemmed |
A dimensão pedagógica no métier da diretora |
title_sort |
A dimensão pedagógica no métier da diretora |
author |
Mariutti, Mariana Martins Volpato, 1978- |
author_facet |
Mariutti, Mariana Martins Volpato, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948- Anjos, Daniela Dias dos Barricelli, Ermelinda Maria Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariutti, Mariana Martins Volpato, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas - Organização e administração Trabalho pedagógico Educação infantil Trabalho coletivo Educational director Scool management Pedagogical work Early childhood education Collective work |
topic |
Escolas - Organização e administração Trabalho pedagógico Educação infantil Trabalho coletivo Educational director Scool management Pedagogical work Early childhood education Collective work |
description |
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-12-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860 MARIUTTI, Mariana Martins Volpato. A dimensão pedagógica no métier da diretora. 2017. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860 |
identifier_str_mv |
MARIUTTI, Mariana Martins Volpato. A dimensão pedagógica no métier da diretora. 2017. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632860. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991700 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189119537971200 |