Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pugliese, Gustavo Oliveira, 1990-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633555
Resumo: Orientador: Vera Nisaka Solferini
id UNICAMP-30_174ecaa2058c85c1966ae28ae2841e88
oai_identifier_str oai::998866
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics)Science education pedagogical models in two STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) educational programsEducação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)Ciência - Estudo e ensinoProgramas educacionaisCiências (Primeiro grau) - Métodos de ensinoProgramas de aprendizado - Estudo de casosSTEM educationScience - Study and teachingEducational programsScience (First degree) - Teaching methodsApprenticeship programs - Case studiesOrientador: Vera Nisaka SolferiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: Os diversos programas educacionais de intervenção escolar possuem bases ideológicas e objetivos muito distintos entre si. Contudo, recentemente, alguns programas de enriquecimento do currículo de ciências têm tomado como base um movimento chamado de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) education, o que vem sendo uma grande tendência mundial. O STEM education teve sua origem nos Estados Unidos na década de 1990 e trabalha com a ênfase nas quatro áreas do acrônimo, interferindo no currículo de ciências com uma abordagem específica. Essa pesquisa busca avaliar dois desses programas educacionais baseados em STEM, um brasileiro (programa ACES) e outro estadunidense (programa MESA), e compreender de que forma podemos caracterizá-los em relação aos modelos pedagógicos de ensino de ciências. Trabalhamos com seis modelos: Tradicional; Redescoberta; Construtivismo; Tecnicista; Sociocultural e Ciência, Tecnologia e Sociedade, apoiando-nos em revisões sobre esses modelos. Partimos de um estudo de caso para fazer essa caracterização e também estabelecer comparações entre os dois programas. Uma vez que ambos os programas trabalham com o conceito de STEM education, realizamos também uma revisão da literatura para compreender o movimento STEM education e como ele está relacionado aos modelos pedagógicos de ensino de ciências que trabalhamos. Nossos resultados indicam que os programas STEM estudados apresentam um hibridismo de modelos pedagógicos, o que indica a necessidade de uma orientação metodológica mais bem definida que para o desenvolvimento de dois elementos: a formação docente para o ensino de ciências e a construção de uma visão abrangente sobre a natureza da ciência e seus aspectos sociaisAbstract: School intervention educational programs have very different ideological bases and objectives. However, several science curriculum enrichment programs have recently emerged based on a movement called STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). More than that, it has become a major worldwide trend. STEM education is a movement originated in the United States in the 1990s and focuses on the four areas of the acronym, interfering with the science curriculum with a specific approach. This research seeks to evaluate two of these educational programs based on STEM, one Brazilian (ACES program) and another American (MESA program), and understand how we can characterize them in according to the pedagogical models of science teaching. We work with six models: Traditional; Rediscovery; Constructivism; Technicist; Sociocultural; and Science, Technology and Society, from the revision work carried out on these models. This characterization is done by means of a case study, and we establish comparisons between the two programs. Once both programs work with the idea of STEM education, through a review of the literature, we also carry out an understanding of the STEM education movement and how it might be related to the pedagogical models of science teaching on which we are based. Our results indicate that the programs have a hybrid of pedagogical models coexisting, which reveals the need for a clearer methodological orientation that allows the development of two main elements for its participants: teacher education for science teaching and construction of a comprehensive view of the nature of science and its social aspectsMestradoGenética Animal e EvoluçãoMestre em Genética e Biologia MolecularCAPES1498/2014[s.n.]Solferini, Vera Nisaka, 1957-Viveiro, Alessandra AparecidaGalembeck, EduardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Genética e Biologia MolecularUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPugliese, Gustavo Oliveira, 1990-20172017-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (135 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633555PUGLIESE, Gustavo Oliveira. Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics). 2017. 1 recurso online (135 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633555. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/998866Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-23T11:19:09Zoai::998866Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-05-23T11:19:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics)
Science education pedagogical models in two STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) educational programs
title Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics)
spellingShingle Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics)
Pugliese, Gustavo Oliveira, 1990-
Educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
Ciência - Estudo e ensino
Programas educacionais
Ciências (Primeiro grau) - Métodos de ensino
Programas de aprendizado - Estudo de casos
STEM education
Science - Study and teaching
Educational programs
Science (First degree) - Teaching methods
Apprenticeship programs - Case studies
title_short Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics)
title_full Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics)
title_fullStr Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics)
title_full_unstemmed Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics)
title_sort Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics)
author Pugliese, Gustavo Oliveira, 1990-
author_facet Pugliese, Gustavo Oliveira, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Solferini, Vera Nisaka, 1957-
Viveiro, Alessandra Aparecida
Galembeck, Eduardo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pugliese, Gustavo Oliveira, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
Ciência - Estudo e ensino
Programas educacionais
Ciências (Primeiro grau) - Métodos de ensino
Programas de aprendizado - Estudo de casos
STEM education
Science - Study and teaching
Educational programs
Science (First degree) - Teaching methods
Apprenticeship programs - Case studies
topic Educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
Ciência - Estudo e ensino
Programas educacionais
Ciências (Primeiro grau) - Métodos de ensino
Programas de aprendizado - Estudo de casos
STEM education
Science - Study and teaching
Educational programs
Science (First degree) - Teaching methods
Apprenticeship programs - Case studies
description Orientador: Vera Nisaka Solferini
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633555
PUGLIESE, Gustavo Oliveira. Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics). 2017. 1 recurso online (135 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633555. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633555
identifier_str_mv PUGLIESE, Gustavo Oliveira. Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics). 2017. 1 recurso online (135 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633555. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/998866
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (135 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189123737518080