A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudia Sofia Cabrita da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4308
Resumo: Mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_2e849899207e6668e7be2b7e99ecdf3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicociênciasensino-aprendizagemmatemáticaSTEMscienceteaching-learningmathematicsMestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino BásicoA Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) visa apresentar uma perspetiva inovadora de ensino-aprendizagem, baseada na interdisciplinaridade entre as áreas que a sua sigla integra e o mundo real. Este documento divide-se em duas partes. A primeira incide na descrição e reflexão das Práticas de Ensino Supervisionadas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Enquanto a segunda é alusiva à análise das ideias defendidas pela literatura sobre a abordagem STEM e contempla um estudo intitulado “A abordagem STEM no ensino das Ciências e da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico”. O estudo segue uma abordagem qualitativa e procura compreender de que forma é que as atividades STEM contribuem para as aprendizagens dos alunos, nomeadamente no processo de ensino-aprendizagem das Ciências e da Matemática. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos participantes, duas entrevistas de grupo focado, uma a priori e outra após a implementação das atividades STEM e uma análise documental das produções dos alunos.The Education STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) aims to present an innovative teaching-learning perspective, based on interdisciplinarity between the areas that its acronym integrates and real world. This document is divided into two parts. The first focuses on the description and reflection of Supervised Teaching Practices in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. While the second alludes to the analysis of the ideas defended by the literature on the STEM approach and includes a study entitled “The STEM approach in teaching Science and Mathematics in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education” is presented. The study follows a qualitative approach and seeks to understand how STEM activities contribute to students learning, namely in the teaching-learning process of Science and Mathematics. Data were collected through a questionnaire to the participants, two focus group interviews, one a priori and another after the implementation of the STEM activities and a documentary analysis of the students productions.Martins, Maria ClaraCorreia, MarisaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Cláudia Sofia Cabrita da2023-02-18T17:04:50Z2023-02-082023-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4308TID:203230302por203230302info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:57.257193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
spellingShingle A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Silva, Cláudia Sofia Cabrita da
ciências
ensino-aprendizagem
matemática
STEM
science
teaching-learning
mathematics
title_short A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_full A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_fullStr A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_full_unstemmed A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_sort A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
author Silva, Cláudia Sofia Cabrita da
author_facet Silva, Cláudia Sofia Cabrita da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria Clara
Correia, Marisa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudia Sofia Cabrita da
dc.subject.por.fl_str_mv ciências
ensino-aprendizagem
matemática
STEM
science
teaching-learning
mathematics
topic ciências
ensino-aprendizagem
matemática
STEM
science
teaching-learning
mathematics
description Mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-18T17:04:50Z
2023-02-08
2023-02-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4308
TID:203230302
url http://hdl.handle.net/10400.15/4308
identifier_str_mv TID:203230302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203230302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137048126291968