A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4308 |
Resumo: | Mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_2e849899207e6668e7be2b7e99ecdf3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4308 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicociênciasensino-aprendizagemmatemáticaSTEMscienceteaching-learningmathematicsMestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino BásicoA Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) visa apresentar uma perspetiva inovadora de ensino-aprendizagem, baseada na interdisciplinaridade entre as áreas que a sua sigla integra e o mundo real. Este documento divide-se em duas partes. A primeira incide na descrição e reflexão das Práticas de Ensino Supervisionadas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Enquanto a segunda é alusiva à análise das ideias defendidas pela literatura sobre a abordagem STEM e contempla um estudo intitulado “A abordagem STEM no ensino das Ciências e da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico”. O estudo segue uma abordagem qualitativa e procura compreender de que forma é que as atividades STEM contribuem para as aprendizagens dos alunos, nomeadamente no processo de ensino-aprendizagem das Ciências e da Matemática. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos participantes, duas entrevistas de grupo focado, uma a priori e outra após a implementação das atividades STEM e uma análise documental das produções dos alunos.The Education STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) aims to present an innovative teaching-learning perspective, based on interdisciplinarity between the areas that its acronym integrates and real world. This document is divided into two parts. The first focuses on the description and reflection of Supervised Teaching Practices in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. While the second alludes to the analysis of the ideas defended by the literature on the STEM approach and includes a study entitled “The STEM approach in teaching Science and Mathematics in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education” is presented. The study follows a qualitative approach and seeks to understand how STEM activities contribute to students learning, namely in the teaching-learning process of Science and Mathematics. Data were collected through a questionnaire to the participants, two focus group interviews, one a priori and another after the implementation of the STEM activities and a documentary analysis of the students productions.Martins, Maria ClaraCorreia, MarisaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Cláudia Sofia Cabrita da2023-02-18T17:04:50Z2023-02-082023-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4308TID:203230302por203230302info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:57.257193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
title |
A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
spellingShingle |
A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico Silva, Cláudia Sofia Cabrita da ciências ensino-aprendizagem matemática STEM science teaching-learning mathematics |
title_short |
A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
title_full |
A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
title_fullStr |
A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
title_sort |
A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
author |
Silva, Cláudia Sofia Cabrita da |
author_facet |
Silva, Cláudia Sofia Cabrita da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria Clara Correia, Marisa Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cláudia Sofia Cabrita da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciências ensino-aprendizagem matemática STEM science teaching-learning mathematics |
topic |
ciências ensino-aprendizagem matemática STEM science teaching-learning mathematics |
description |
Mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-18T17:04:50Z 2023-02-08 2023-02-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/4308 TID:203230302 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/4308 |
identifier_str_mv |
TID:203230302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203230302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137048126291968 |