A professora leitora na Amazônia : identidades, narrativas e travessias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maués, Júlia Antônia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612360
Resumo: Orientador: Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
id UNICAMP-30_1b81f60960e93e29eb17c7d0033919ba
oai_identifier_str oai::770947
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A professora leitora na Amazônia : identidades, narrativas e travessiasThe teachers in Amazon : narratives, identity and travessiasLetramentoFormação de professoresHabitus - Campos sociaisNarrativasLiteracyTeacher's educationHabitus - Social fieldsNarrativeOrientador: Angela Del Carmen Bustos Romero de KleimanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa tem como objetivo promover a identificação do processo de formação de leitura das professoras do Ciclo Básico I, do ensino fundamental da escola Sílvio Nascimento, da rede pública municipal, situada no bairro da Condor, periferia da cidade de Belém, Pará, a fim de contribuir para o entendimento do letramento como prática social situada. Para tanto, há a necessidade de estabelecer relações entre os processos de formação de leitura, a partir da cultura local das professoras alfabetizadoras da escola em questão, e as práticas de ensino que envolvem letramentos escolares por elas praticadas. Nessas ações, há dificuldade de reconhecer os saberes da cultura local como objetos de ensino, mesmo que eles estejam hibridizados com os saberes legitimados pelo currículo oficial da escola e façam parte da constituição histórica de leitura das professoras. Daí a problematização e a análise desse processo de constituição de leitura, para desenvolver uma pesquisa que possa conjugar os subsídios da Linguística Aplicada - especificamente, o enfoque dos Estudos de Letramento, aliada/o à teoria da prática bourdieusiana, reinterpretada por Bernard Lahire ([1998] 2000) e Williams Hanks (2008), a uma metodologia que assume a palavra como um signo social ideológico (BAKHTIN [VOLOSHINOV] [1979] 2004). A metodologia de pesquisa, além da observação de tipo etnográfica, utiliza entrevistas para a geração de narrativas escritas e orais sobre o processo de formação de leitura nos campos sociais educacionais de socialização primária - escola e a família; e secundária - academia e escola como local de trabalho. A abrangência do estudo, com a inserção no cotidiano pedagógico da escola SN por meio de intervenções colaborativas nas ações das professoras alfabetizadoras, possibilitou uma reflexão na prática, demonstrando o habitus linguístico das professoras não só por meio das percepções e posicionamentos incorporados e ocupados por elas, como também pela tomada de novos posicionamentos no campo social educacional. Em termos objetivos, a pesquisa visa a contribuir para a compreensão das ações das professoras alfabetizadoras que envolvem os letramentos na instância escolar no espaço amazônico e agenciar reflexões sobre o processo geral de formação de leitura do professorAbstract: The main purpose of this research is to investigate the process of becoming a reader in a group of primary school teachers. The teachers work in a public school situated at the Condor quarter, in the periphery of Belém, State of Pará, Brazil. In the reading activities of these subjects, object of an ethnographic observation, it is difficult to recognize the local culture as an object of teaching, whether it is hibridizyded or not with legitimate knowledge, as authorized by the official curriculum, although this culture is part of the teachers' history of literacy. In order to analyze the teachers's reading acquisition process, we start from the approach known as New Literacy Studies, which take literacy as a situated social practice, and we complement it with Bourdieu's theory of practice, as refined by Bernard Lahire and Williams Hanks, in a interdisciplinary perspective of Applied Linguistics. Besides the ethnographic observation, the research methodology, uses interviews for the generation of written and oral narratives that focus on the teachers' reading formation process in the educational social fields of primary socialization - school and family, and secondary socialization - academy and school as work place. The scope of the study, with daily accompaniment of the school SN through collaborative interventions with teachers, made possible a reflection in practice, demonstrating the teachers' linguistic habitus through their perceptions and positionings in the educational social field. In objectiveterms, the research seeks to contribute to the understanding of the teachers' actions that involve school literacies in the Amazon area and to reflect about the teachers' reading formation processesDoutoradoLíngua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Kleiman, Angela, 1945-Martins, Maria Silvia CintraBentes, Anna ChristinaSantos, Sandoval Nonato GomesGuedes-Pinto, Ana LúciaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMaués, Júlia Antônia2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf232 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612360MAUÉS, Júlia Antônia. A professora leitora na Amazônia: identidades, narrativas e travessias. 2010. 232 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612360. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770947porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:54:59Zoai::770947Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:54:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A professora leitora na Amazônia : identidades, narrativas e travessias
The teachers in Amazon : narratives, identity and travessias
title A professora leitora na Amazônia : identidades, narrativas e travessias
spellingShingle A professora leitora na Amazônia : identidades, narrativas e travessias
Maués, Júlia Antônia
Letramento
Formação de professores
Habitus - Campos sociais
Narrativas
Literacy
Teacher's education
Habitus - Social fields
Narrative
title_short A professora leitora na Amazônia : identidades, narrativas e travessias
title_full A professora leitora na Amazônia : identidades, narrativas e travessias
title_fullStr A professora leitora na Amazônia : identidades, narrativas e travessias
title_full_unstemmed A professora leitora na Amazônia : identidades, narrativas e travessias
title_sort A professora leitora na Amazônia : identidades, narrativas e travessias
author Maués, Júlia Antônia
author_facet Maués, Júlia Antônia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleiman, Angela, 1945-
Kleiman, Angela, 1945-
Martins, Maria Silvia Cintra
Bentes, Anna Christina
Santos, Sandoval Nonato Gomes
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Maués, Júlia Antônia
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Formação de professores
Habitus - Campos sociais
Narrativas
Literacy
Teacher's education
Habitus - Social fields
Narrative
topic Letramento
Formação de professores
Habitus - Campos sociais
Narrativas
Literacy
Teacher's education
Habitus - Social fields
Narrative
description Orientador: Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612360
MAUÉS, Júlia Antônia. A professora leitora na Amazônia: identidades, narrativas e travessias. 2010. 232 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612360. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612360
identifier_str_mv MAUÉS, Júlia Antônia. A professora leitora na Amazônia: identidades, narrativas e travessias. 2010. 232 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612360. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770947
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
232 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138470214500352