A formação de professores de linguas na Universidade : entre o ideal teorico e o real da pratica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Maria Lucia Nogueira de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3322
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_1f6ab0170bcb4a46155ac740aa5465a4
oai_identifier_str oai::319994
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação de professores de linguas na Universidade : entre o ideal teorico e o real da praticaFormação de professoresPrática de ensinoCompetencia comunicativaCompetência e desempenho (Linguistica)Estagios supervisionadosLíngua estrangeiraLanguage teacher educationPractice of teachingCompetenciesClinical supervisionLanguage teachingOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoTese aguardando autorização para liberação do texto completo no Repositório da Produção Científica e Intelectual da UNICAMPDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação objetivou situar o formando, o formado e o formador no contexto da Prática de Ensino e Estágio Supervisionado oferecidos pelos cursos de Letras que foram investigados neste projeto. Temos nos preocupado com a formação de professores de línguas que são confrontados muitas vezes com um ideal teórico, mas que logo se deparam com as limitações severas da vida real. Dois tipos de questionários foram aplicados objetivando instanciar este distanciamento entre a teoria e o ensino efetivo nas salas. Os dados levantados foram obtidos de registros realizados durante 1999 e 2003 envolvendo alunos formandos de duas faculdades do interior paulista. Além dos questionários, outros instrumentos foram usados como os depoimentos gravados em fita, relatos sobre o Estágio Supervisionado e a avaliação da influência do mesmo na formação e na prática dos formados. Os resultados obtidos sugerem uma atitude positiva dos agentes no Curso de Letras, embora nele existam limitações que atingem diretamente o Estágio Supervisionado. As aspirações dos formandos quanto à sua futura prática suscitam questionamentos que deveriam ser elucidados previamente ao ingresso nos cursos. Os formados na ativa se decepcionam com a burocracia em seus empregos, especialmente em escolas públicas onde a autonomia é cerceada pelas leis internas do estabelecimento. O formador, bastante afetado pela realidade da formação, clama uma intervenção urgente das autoridades competentes no que concerne a formação de professores no aguardo de uma melhoria premente na área educacional do país e no futuro dos candidatos a essa profissãoAbstract: This dissertation aimed at inserting the university graduating students, the graduate and the supervisor at Letters Course and in-service teachers in the context of ¿Prática de Ensino e Estágio Supervisionado¿ provided by Letters courses that were looked into in this project. We have been concerned about the education of language teachers who have incorporated the theoretical ideal, however, they are soon faced with severe constraints between theory and practice of teaching. The collected data was got through records and questionnaires carried out during 1999 and 2003 involving graduating students of two colleges from the interior of São Paulo. Besides comments recorded in cassettes, other tools were used such as written reports on ¿Estágio Supervisionado¿ and the evaluation of its influence towards the formation and the practice of the graduates. The results suggest the agents¿ positive attitude to the Letters Course, even though it presents limitations which affect the ¿Estágio Supervisionado¿ directly. Most graduates¿ expectations, concerning their future practice should be previously clarified to the newcomers. The in-service graduate ones get frustrated with the bureaucracy regarding their jobs, specially in public schools. And the Supervisor at Letters, very much affected by the real situation of the teachers¿ education, ask the authorities for solutions concerning the area that affects the future of the country and the candidates to this profession as wellMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Cardoso, Rita de Cassia TardinCaltabiano, Maria AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCamargo, Maria Lucia Nogueira de20042004-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf136 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3322CAMARGO, Maria Lucia Nogueira de. A formação de professores de linguas na Universidade: entre o ideal teorico e o real da pratica. 2004. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3322. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/319994porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-12T16:08:57Zoai::319994Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-12T16:08:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores de linguas na Universidade : entre o ideal teorico e o real da pratica
title A formação de professores de linguas na Universidade : entre o ideal teorico e o real da pratica
spellingShingle A formação de professores de linguas na Universidade : entre o ideal teorico e o real da pratica
Camargo, Maria Lucia Nogueira de
Formação de professores
Prática de ensino
Competencia comunicativa
Competência e desempenho (Linguistica)
Estagios supervisionados
Língua estrangeira
Language teacher education
Practice of teaching
Competencies
Clinical supervision
Language teaching
title_short A formação de professores de linguas na Universidade : entre o ideal teorico e o real da pratica
title_full A formação de professores de linguas na Universidade : entre o ideal teorico e o real da pratica
title_fullStr A formação de professores de linguas na Universidade : entre o ideal teorico e o real da pratica
title_full_unstemmed A formação de professores de linguas na Universidade : entre o ideal teorico e o real da pratica
title_sort A formação de professores de linguas na Universidade : entre o ideal teorico e o real da pratica
author Camargo, Maria Lucia Nogueira de
author_facet Camargo, Maria Lucia Nogueira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Cardoso, Rita de Cassia Tardin
Caltabiano, Maria Aparecida
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Maria Lucia Nogueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Prática de ensino
Competencia comunicativa
Competência e desempenho (Linguistica)
Estagios supervisionados
Língua estrangeira
Language teacher education
Practice of teaching
Competencies
Clinical supervision
Language teaching
topic Formação de professores
Prática de ensino
Competencia comunicativa
Competência e desempenho (Linguistica)
Estagios supervisionados
Língua estrangeira
Language teacher education
Practice of teaching
Competencies
Clinical supervision
Language teaching
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-09-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3322
CAMARGO, Maria Lucia Nogueira de. A formação de professores de linguas na Universidade: entre o ideal teorico e o real da pratica. 2004. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3322. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3322
identifier_str_mv CAMARGO, Maria Lucia Nogueira de. A formação de professores de linguas na Universidade: entre o ideal teorico e o real da pratica. 2004. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3322. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/319994
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
136 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188910354399232