A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705 |
Resumo: | Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
id |
UNICAMP-30_20cf47552f606e83d619e8bd93884195 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::437359 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivoAn EFL reading teacher rethinking her practice : contributions for the educational of a reflective professionalProfessor reflexivoIngles para propositos especificosLeituraLíngua estrangeiraLíngua inglesaReflective teacherEnglish for specific purposes (ESP)ReadingForeign languageEnglish languageOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo visa apresentar o percurso reflexivo de uma professora recém-graduada, em sua prática de ensino de leitura em inglês com propósitos específicos para funcionários de uma empresa de manutenção de aeronaves. O objetivo das aulas era ensinar esses funcionários a lerem manuais de manutenção, sem a necessidade de traduzi-los. O processo de reflexão sobre a prática da professora foi realizado a partir de seus relatórios, contendo as atividades desempenhadas e o material didático por ela utilizado. Para a fundamentação do trabalho, foram utilizados estudos sobre a reflexão na formação do professor: de Schön (1983; 1992), complementados por Smyth (1992), Zeichner & Liston (1996) e Vieira-Abrahão (2002). No percurso reflexivo da professora deste estudo, as questões pedagógicas propostas por Smyth (1992) foram fundamentais para a retomada de sua prática, mostrando quais eram as visões de leitura da professora e de que maneira esse percurso a ajudou a reformular algumas delas.Abstract: The objective of this study is to present a period of reflection of a university graduate's teaching practice of reading in English having specific purposes, for workers from an aircraft maintenance company. The aim of the lessons was to teach these workers how to read maintenance manuals without having to translate them. The process of reflection concerning the teaching practice was done using reports, including activities which were carried out, and the teaching material used. Regarding the basis of the work, studies about reflection in teacher training from: Schön (1983; 1992), complemented by Smyth (1992), Zeichner & Liston (1996), and Vieira-Abrahão (2002) were used. In the teacher reflection process, in this study, educational questions proposed by Smyth (1992) were fundamental in getting back to the practice, showing the views of reading of the teacher and in which way this reflection helped her to reformulate some of these views.MestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Alvarenga, Magali BarçanteGattolin, Sandra Regina ButtrosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLucas, Patricia de Oliveira2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf259 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705LUCAS, Patricia de Oliveira. A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino: contribuições para a formação do profissional reflexivo. 2008. 259 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/437359porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:25:00Zoai::437359Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo An EFL reading teacher rethinking her practice : contributions for the educational of a reflective professional |
title |
A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo |
spellingShingle |
A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo Lucas, Patricia de Oliveira Professor reflexivo Ingles para propositos especificos Leitura Língua estrangeira Língua inglesa Reflective teacher English for specific purposes (ESP) Reading Foreign language English language |
title_short |
A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo |
title_full |
A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo |
title_fullStr |
A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo |
title_full_unstemmed |
A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo |
title_sort |
A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo |
author |
Lucas, Patricia de Oliveira |
author_facet |
Lucas, Patricia de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Alvarenga, Magali Barçante Gattolin, Sandra Regina Buttros Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Patricia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor reflexivo Ingles para propositos especificos Leitura Língua estrangeira Língua inglesa Reflective teacher English for specific purposes (ESP) Reading Foreign language English language |
topic |
Professor reflexivo Ingles para propositos especificos Leitura Língua estrangeira Língua inglesa Reflective teacher English for specific purposes (ESP) Reading Foreign language English language |
description |
Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705 LUCAS, Patricia de Oliveira. A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino: contribuições para a formação do profissional reflexivo. 2008. 259 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705 |
identifier_str_mv |
LUCAS, Patricia de Oliveira. A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino: contribuições para a formação do profissional reflexivo. 2008. 259 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/437359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 259 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188999911178240 |