Método de análise de conhecimento multidisciplinar utilizando jogos digitais : Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632904 |
Resumo: | Orientadores: Leonardo de Souza Mendes, André Marcelo Panhan |
id |
UNICAMP-30_27035fe253a16027180e7ea2dffcc922 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::991845 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Método de análise de conhecimento multidisciplinar utilizando jogos digitais : Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learningMethod of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learningJogos digitaisAnálise de dadosComputer gamesE-learningOrientadores: Leonardo de Souza Mendes, André Marcelo PanhanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: Este trabalho discute o uso de jogos digitais como ferramentas para ensino em um ambiente de aprendizagem. Apresentamos também o seu uso em conjunto com outras tecnologias emergentes, como aplicações web de educação (LMS e MOOCS), análise de dados (LAK e EDM) e Realidade Virtual. Os principais pontos abordados deste estudo são a caracterização cuidadosa das diversas áreas cognitivas do conhecimento e o desenvolvimento de um processo de descrição que permite aos professores e demais agentes pedagógicos da área de educação definirem um perfil multidisciplinar do aluno para as diversas áreas do conhecimento, com base em medidas de desempenho do aluno quando este utiliza jogos digitais educacionais, criando assim um vetor de conhecimento do aluno. Neste trabalho apresentamos a formulação geral e alguns resultados obtidos como prova de conceito. Os testes foram feitos utilizando um jogo de labirinto 3D educacional multiplataforma. Foram realizados dois experimentos, o primeiro na web junto a uma plataforma LMS que armazenava os dados para a geração do vetor de conhecimento e o segundo utilizando realidade virtual junto a um cardboardAbstract: In this work we discuss the use of digital games as tools for education along with a learning environment. We also present its use in conjunction with other emerging technologies such as education web applications (LMS and MOOCS), data analytics (LAK and EDM) and Virtual Reality. The main characteristics of this study is the careful characterization of the various cognitive areas of knowledge and the development of a description process that allows teachers and educators define a characterization of the student profile for each area, based on a measure of the student¿s performance in the use of educational digital games. In this process we propose and create the concept of student knowledge vector and present the main formulation and results obtained as proof of concept. For a simple initial proof of concept, we use a multiplatform 3D educational maze game. Initially, the tests were performed on the web together with an LMS platform, which stored the data to generate the knowledge vector. Then we performed a second test using Virtual Reality along with a cardboardMestradoTelecomunicações e TelemáticaMestre em Engenharia ElétricaCNPQ132221/2015-2[s.n.]Mendes, Leonardo de Souza, 1961-Panhan, André Marcelo, 1975-Barros, Rodolfo Miranda deBreda, Gean DavisUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinheiro Junior, Luiz Carlos, 1983-20172017-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (70 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632904PINHEIRO JUNIOR, Luiz Carlos. Método de análise de conhecimento multidisciplinar utilizando jogos digitais: Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learning. 2017. 1 recurso online (70 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632904. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991845Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-15T14:56:25Zoai::991845Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-03-15T14:56:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método de análise de conhecimento multidisciplinar utilizando jogos digitais : Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learning Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learning |
title |
Método de análise de conhecimento multidisciplinar utilizando jogos digitais : Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learning |
spellingShingle |
Método de análise de conhecimento multidisciplinar utilizando jogos digitais : Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learning Pinheiro Junior, Luiz Carlos, 1983- Jogos digitais Análise de dados Computer games E-learning |
title_short |
Método de análise de conhecimento multidisciplinar utilizando jogos digitais : Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learning |
title_full |
Método de análise de conhecimento multidisciplinar utilizando jogos digitais : Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learning |
title_fullStr |
Método de análise de conhecimento multidisciplinar utilizando jogos digitais : Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learning |
title_full_unstemmed |
Método de análise de conhecimento multidisciplinar utilizando jogos digitais : Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learning |
title_sort |
Método de análise de conhecimento multidisciplinar utilizando jogos digitais : Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learning |
author |
Pinheiro Junior, Luiz Carlos, 1983- |
author_facet |
Pinheiro Junior, Luiz Carlos, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendes, Leonardo de Souza, 1961- Panhan, André Marcelo, 1975- Barros, Rodolfo Miranda de Breda, Gean Davis Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro Junior, Luiz Carlos, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos digitais Análise de dados Computer games E-learning |
topic |
Jogos digitais Análise de dados Computer games E-learning |
description |
Orientadores: Leonardo de Souza Mendes, André Marcelo Panhan |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-12-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632904 PINHEIRO JUNIOR, Luiz Carlos. Método de análise de conhecimento multidisciplinar utilizando jogos digitais: Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learning. 2017. 1 recurso online (70 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632904. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632904 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO JUNIOR, Luiz Carlos. Método de análise de conhecimento multidisciplinar utilizando jogos digitais: Method of multidiplinary knowledge analysis using digital game-based learning. 2017. 1 recurso online (70 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632904. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991845 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (70 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189119615565824 |