Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904 |
Resumo: | Orientador: Norma Silvia Trindade de Lima |
id |
UNICAMP-30_27d69c362f1fbd212fe2830eb2515a28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1387310 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraenseSense of ancestral belonging and pedagogical practices in narratives of teachers from the Amazon of paraensePertencimentoProfessores - AmazôniaDecolonizaçãoPrática pedagógicaAncestralidadeBelongingTeachers - AmazonianDecolonizationPedagogical practiceAncestryOrientador: Norma Silvia Trindade de LimaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: As narrativas de Professoras Amazônidas Paraenses que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica sobre Sentimento de Pertencimento Ancestral e as práticas pedagógicas constituem o objeto de pesquisa desta Tese de Doutorado, que tem como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Como as narrativas das professoras expressam aspectos relacionados ao Sentimento de Pertencimento Ancestral Amazônico Paraense e como esses aspectos estão presentes nas práticas pedagógicas escolares? O objetivo principal da pesquisa é observar as relações entre Sentimento de Pertencimento Ancestral Amazônico Paraense e as Práticas Pedagógicas na Escola Pública, a partir de narrativas (auto)biográficas de professoras da Educação Básica, numa perspectiva decolonial, com a utilização do dispositivo metodológico entrevista-conversa. O referencial teórico-metodológico tem bases decoloniais e a pesquisa-formação narrativa (auto)biográfica a partir de contribuições de autores como Santos (2020), Mignolo (2020), Maldonado-Torres (2007), Souza (2006), Bragança (2012), entre outros(as). O estudo entrelaça narrativas de três professoras da Educação Básica de escolas públicas da Amazônia Paraense, sendo uma delas a autora desta tese. Ao observar a relação entre Sentimento de Pertencimento Ancestral e as práticas pedagógicas, as narrativas mostram que existe uma coexistência com encontros e confrontos entre os conhecimentos da colonialidade, que aparecem com maior ênfase, e os conhecimentos ancestrais ou o Sentimento de Pertencimento Ancestral, que aparecem nos processos de subjetivação das professoras e reverberam nas práticas pedagógicas de forma sutil, amedrontado e às vezes silenciado. Por fim, as reflexões levantadas junto à perspectiva decolonial alertam para as referências formativas que educam para a colonialidade e chama atenção para a necessária significação da pedagogia, por justiça cognitiva, pelo direito de existir e manifestar o Sentimento de Pertencimento AncestralAbstract: The narratives of teachers born in the Pará part of the Amazon and who work in the Initial Years of Elementary Education in Basic Education on the Sense of Ancestral Belonging and pedagogical practices constitute the research focus of this doctoral thesis. The research problem is formulated with the following question: How do the narratives of the teachers express aspects related to the Amazonian Pará Ancestral Belonging and how are these aspects present in school pedagogical practices? The main objective of the research is to observe the relationships between Amazonian Pará Ancestral Belonging and Pedagogical Practices in Public Schools, based on (auto)biographical narratives of Basic Education teachers, from a decolonial perspective, using the methodological device of interview-conversation. The theoretical-methodological framework is based on decolonial foundations, and the narrative (auto)biographical research-formation draws on contributions from authors such as Santos (2020), Mignolo (2020), Maldonado-Torres (2007), Souza (2006), Bragança (2012), among others. The study interweaves narratives from three Basic Education teachers in public schools in the Pará Amazon region, with one of them being the author of this Thesis. When observing the relationship between Ancestral Belonging and pedagogical practices, the narratives show that there is a coexistence with encounters and confrontations between the knowledge of coloniality, which appears with greater emphasis, and ancestral knowledge or the Ancestral Belonging feeling, which emerges in the teachers’ processes of subjectivation and reverberates in pedagogical practices in a subtle, intimidated, and sometimes silenced manner. Finally, the reflections raised from a decolonial perspective highlight the formative references that educate for coloniality and draw attention to the necessary signification of pedagogy for cognitive justice, for the right to exist and express the Ancestral Belonging feelingAbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Lima, Norma Silvia Trindade de, 1960-Chaves, Silvia NogueiraRibeiro, Joyce Otânia SeixasPereira, Dulcineia de Fatima FerreiraMagro, Viviane Melo de MendonçaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrito, Ivete Brito e, 1984-20242024-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (179 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904BRITO, Ivete Brito e. Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense. 2024. 1 recurso online (179 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1387310Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1387310porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-05T16:19:40Zoai::1387310Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-05T16:19:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense Sense of ancestral belonging and pedagogical practices in narratives of teachers from the Amazon of paraense |
title |
Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense |
spellingShingle |
Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense Brito, Ivete Brito e, 1984- Pertencimento Professores - Amazônia Decolonização Prática pedagógica Ancestralidade Belonging Teachers - Amazonian Decolonization Pedagogical practice Ancestry |
title_short |
Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense |
title_full |
Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense |
title_fullStr |
Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense |
title_full_unstemmed |
Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense |
title_sort |
Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense |
author |
Brito, Ivete Brito e, 1984- |
author_facet |
Brito, Ivete Brito e, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Norma Silvia Trindade de, 1960- Chaves, Silvia Nogueira Ribeiro, Joyce Otânia Seixas Pereira, Dulcineia de Fatima Ferreira Magro, Viviane Melo de Mendonça Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Ivete Brito e, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pertencimento Professores - Amazônia Decolonização Prática pedagógica Ancestralidade Belonging Teachers - Amazonian Decolonization Pedagogical practice Ancestry |
topic |
Pertencimento Professores - Amazônia Decolonização Prática pedagógica Ancestralidade Belonging Teachers - Amazonian Decolonization Pedagogical practice Ancestry |
description |
Orientador: Norma Silvia Trindade de Lima |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024 2024-02-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904 BRITO, Ivete Brito e. Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense. 2024. 1 recurso online (179 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904 |
identifier_str_mv |
BRITO, Ivete Brito e. Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense. 2024. 1 recurso online (179 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1387310 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1387310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (179 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189198278688768 |