A auto-eficacia docente no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcia Santos da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609641
Resumo: Orientador: Roberta Gurgel Azzi
id UNICAMP-30_29e277941efc667872762aebbd375e34
oai_identifier_str oai::446529
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A auto-eficacia docente no ensino superiorThe self efficacy teaching in higher educationAutoeficáciaFormação de professoresPsicologia educacionalEnsino superiorSelf efficacyTeacher educationEducational psychologyHigher educationOrientador: Roberta Gurgel AzziTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo contemplou, como objetivo geral, investigar as crenças de auto-eficácia docente no ensino superior e, como objetivos específicos, identificar: a) as crenças de autoeficácia docente no ensino superior em termos de intencionalidade da ação docente e manejo de classe; b) as relações das crenças de auto-eficácia com as variáveis pessoais, da atividade docente e de contexto; c) as fontes de auto-eficácia docente no ensino superior; d) as relações das fontes de auto-eficácia com as variáveis pessoais, da atividade docente e de contexto; e) as relações entre as crenças de auto-eficácia e as fontes de auto-eficácia. Este estudo contou com uma amostra que corresponde a 457 docentes, sendo 57,3% do sexo feminino e 42,7% do sexo masculino, que atuam em diferentes instituições de ensino superior brasileiras, tanto públicas como privadas. Os dados foram coletados via web, fazendo-se uso de um questionário e duas escalas do tipo likert. A análise dos dados permitiram evidenciar que os docentes da amostra apresentam crenças de auto-eficácia no ensino com tendências altas , tanto na subescala de intencionalidade da ação docente , como na subescala de manejo de classe. Em termos de relações das crenças de auto-eficácia com as variáveis pessoais, da atividade docente e de contexto, os resultados obtidos apontaram diferenças significativas em termos de nível de formação, tempo de atuação no ensino superior, jornada de trabalho, percepção de preparo como docente, nível de satisfação com o trabalho docente, avaliação da infra-estrutura, apoio, tanto do corpo administrativo como dos colegas, e liberdade de expressar idéias. Também foi possível identificar baixa correlação positiva entre o tempo de atuação no ensino superior e satisfação como docente e as pontuações na escala de auto-eficácia docente, bem como baixa correlação positiva e significativa entre a jornada de trabalho semanal, a escala de auto-eficácia e o fator de intencionalidade da ação docente. Em termos de fontes de informação de autoeficácia, os participantes indicaram maior nível de influência de experiências diretas, como fonte de informação de auto-eficácia, seguida de persuasão social, experiências vicárias e estados fisiológicos e emocionais. As avaliações dos docentes, em relação ao apoio administrativo, liberdade de expressar idéias e apoio dos colegas, apresentaram correlação negativa e significativa com a fonte de estados fisiológicos e emocionais e correlação positiva com a fonte de experiências vicárias. A análise das relações entre auto-eficácia docente e as fontes de autoeficácia indicou que existe baixa correlação positiva e significativa entre a pontuação média na escala de auto-eficácia docente, e suas subescalas, e as fontes de auto-eficácia, com exceção da fonte de estados fisiológicos e emocionais. Compreender o papel das crenças de autoeficácia dos professores e como elas podem ser construídas/evoluem é importante para gestores prepararem suas equipes e fornecerem apoio, de modo que auxiliem os docentes a enfrentarem os diversos obstáculos encontrados neste domínio de ensino, a persistirem na profissão, além dos reflexos para a aprendizagem e motivação do aluno.Abstract: The present study contemplated as general aim to investigate teachers' self-efficacy beliefs in higher education, and as specific aims: a) teachers' self-efficacy beliefs in higher education in terms of the intentionnality of teachers' action and of the handling of class one; b) the relations between self-efficacy beliefs and personal variable, of the teaching activity and of context ones; c) teachers' self-efficacy sources in the higher education; d) the relations between self-efficacy sources and personal variables, of the teaching activity and of context ones; e) the relations between self-efficacy beliefs and self-efficacy sources. This study took into account one sample of 457 teachers, 57,3% female ones and 42,7% male ones, who act in different brazilian higher education institutions, both public or private. The data have been collected by web, using a questionnaire and two likert scales. The data analysis substantiated that teachers of the sample have teaching self-efficacy beliefs with high tendencies, as often in the intentionnality of teachers' action subscale as in the handling class one. Concerning self-efficacy beliefs in relation to personal variables, of the teaching activitity and of context ones, results showed important differences about the level of formation, time of work in higher education, journey of work, perception of teachers' preparation, level of satisfaction as work as a teacher, evaluation of infrastructure, support as much of the administrative body as of mates, and freedom of expression. Also it was possible to identifie low positive correlation among the time of performance in higher education and satisfaction as work as a teacher and the scoring in the teachers' self-efficacy scale as well low positive and important correlation among the weekly work journey and the self-efficacy scale and the factor of intentionnality of the teachers' action. In terms of self-efficacy information sources, the participants indicated a great level of influence of direct experiences as self-efficacy information sources, followed by social inducement, vicarious experiences and physiological and emotional states. Evaluations of the teachers regarding the administrative support, freedom of expressing ideas and workmate support presented negative and relevant correlation with physiological and emotional states sources and positive correlation with vicarious experiences sources. The analysis of relations between teachers' self-efficacy and self-efficacy sources indicated that there are low positive and important correlation between the middle scoring in the teachers' self-efficacy scale, and its subscales, and the self-efficacy sources, except for physiological and emotional states sources. To understand the role of teachers' self-efficacy beliefs and how they can be built or developed is important for coordinators prepare their team and provide support to help teachers to stand up against several obstacles of this teaching domain, to persist in the profession, besides the reflexes for students' learning and motivation.DoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Azzi, Roberta Gurgel, 1956-Bzuneck, José AloyseoRose, Tania Santana dePolydoro, Soely Aparecida JorgeSoligo, Ângela FátimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Marcia Santos da2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf210 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609641ROCHA, Marcia Santos da. A auto-eficacia docente no ensino superior. 2009. 210 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609641. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446529porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:33:39Zoai::446529Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:33:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A auto-eficacia docente no ensino superior
The self efficacy teaching in higher education
title A auto-eficacia docente no ensino superior
spellingShingle A auto-eficacia docente no ensino superior
Rocha, Marcia Santos da
Autoeficácia
Formação de professores
Psicologia educacional
Ensino superior
Self efficacy
Teacher education
Educational psychology
Higher education
title_short A auto-eficacia docente no ensino superior
title_full A auto-eficacia docente no ensino superior
title_fullStr A auto-eficacia docente no ensino superior
title_full_unstemmed A auto-eficacia docente no ensino superior
title_sort A auto-eficacia docente no ensino superior
author Rocha, Marcia Santos da
author_facet Rocha, Marcia Santos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azzi, Roberta Gurgel, 1956-
Bzuneck, José Aloyseo
Rose, Tania Santana de
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Soligo, Ângela Fátima
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marcia Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Formação de professores
Psicologia educacional
Ensino superior
Self efficacy
Teacher education
Educational psychology
Higher education
topic Autoeficácia
Formação de professores
Psicologia educacional
Ensino superior
Self efficacy
Teacher education
Educational psychology
Higher education
description Orientador: Roberta Gurgel Azzi
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609641
ROCHA, Marcia Santos da. A auto-eficacia docente no ensino superior. 2009. 210 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609641. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609641
identifier_str_mv ROCHA, Marcia Santos da. A auto-eficacia docente no ensino superior. 2009. 210 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609641. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
210 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189009208901632