O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão : um estudo com agentes comunitarios da saude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguez, Carla Lopes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606493
Resumo: Orientador: Jose Armando Valente
id UNICAMP-30_2feba866494553755b7241b5c90ddf9b
oai_identifier_str oai::419386
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão : um estudo com agentes comunitarios da saudeThe appropriation process of information and communication technologies (ICT) by literate adults as part of their jobs : a study with community health agentsTecnologia apropriadaTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorEducação de adultosAprendizagemEducational technologyComputer assisted.EducationLearningOrientador: Jose Armando ValenteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o movimento de apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por um grupo de pessoas adultas escolarizadas, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Município de Pedreira-SP. Como TIC foram considerados o computador e seus periféricos, software aplicativos, recursos disponíveis na Internet e ferramentas do ambiente de EAD TelEduc. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, onde a metodologia que melhor se adequou foi a da pesquisa-ação. O trabalho com os ACS teve a duração de 1 (um) ano com encontros presenciais e a distância via Internet. Utilizou-se para coleta de dados os instrumentos: entrevista, observação participante e diário de campo que permitiram documentar toda a dinâmica evolução do processo de apropriação dos aprendizes. As atividades de capacitação foram realizadas no contexto de trabalho dos ACS que se configurou um espaço de aprendizagem em serviço para utilização das TIC disponíveis. Os aprendizes vivenciaram situações que os levavam a refletir e incorporar os conhecimentos tecnológicos adquiridos por eles ao seu cotidiano. De forma geral, o que pudemos apreender com os dados desta pesquisa foi que somente disponibilizar recursos tecnológicos não foi suficiente para que os aprendizes se apropriassem deles. Muitos fatores interferiram no movimento de apropriação individual e do grupo, sendo necessária uma gama de estratégias políticas, educacionais e metodológicas. Mais importante do que proporcionar acesso às TIC, esse trabalho mostra que para que a apropriação tecnológica ocorresse foi necessário prover acesso ao conhecimento, à expertise e à educação dos ACSAbstract: The aim of this research is to analyze the appropriation process of Information and Communication Technologies (ICT) by a group of literate adults, the Community Health Agents (CHA) of Pedreira city, in São Paulo state. The ICT that were considered in this study included the computer and its peripherals, software tools, resources available on the Internet and tools in the distance education environment, TelEduc. This is a qualitative research study based on the research-action methodology. Face to face and online interactions with CHA were analyzed over the course of 1 (one) year training period. The following instruments were used for data collection: interviews, local observations, and fieldwork surveys that allowed registering the dynamic in the evolution of the learners¿ appropriation process. The training activities were carried out in the CHA¿s working environment, which created in service learning opportunities for using the available ICT. The learners experienced situations that allowed them to reflect upon and to incorporate the acquired knowledge into their daily routines. In general it was possible to show from this research that simply providing access to ICT was not sufficient to guarantee the appropriation of these technological resources by the learners. Many factors interfered in the appropriation process of each individual and the group of CHA, requiring a variety of political, educational and methodological strategies. More important than providing ICT access, this study showed that in order for the ICT appropriation to occur it was necessary to provide the CHA with access to knowledge, expertise and educationMestradoMestre em Multimeios[s.n.]Valente, José Armando, 1948-Hildebrand, Hermes RenatoCorrêa, Carlos Roberto SilveiraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodriguez, Carla Lopes20062006-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf196p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606493RODRIGUEZ, Carla Lopes. O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão: um estudo com agentes comunitarios da saude. 2006. 196p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606493. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/419386porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:06:00Zoai::419386Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão : um estudo com agentes comunitarios da saude
The appropriation process of information and communication technologies (ICT) by literate adults as part of their jobs : a study with community health agents
title O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão : um estudo com agentes comunitarios da saude
spellingShingle O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão : um estudo com agentes comunitarios da saude
Rodriguez, Carla Lopes
Tecnologia apropriada
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Educação de adultos
Aprendizagem
Educational technology
Computer assisted.
Education
Learning
title_short O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão : um estudo com agentes comunitarios da saude
title_full O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão : um estudo com agentes comunitarios da saude
title_fullStr O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão : um estudo com agentes comunitarios da saude
title_full_unstemmed O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão : um estudo com agentes comunitarios da saude
title_sort O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão : um estudo com agentes comunitarios da saude
author Rodriguez, Carla Lopes
author_facet Rodriguez, Carla Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, José Armando, 1948-
Hildebrand, Hermes Renato
Corrêa, Carlos Roberto Silveira
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodriguez, Carla Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia apropriada
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Educação de adultos
Aprendizagem
Educational technology
Computer assisted.
Education
Learning
topic Tecnologia apropriada
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Educação de adultos
Aprendizagem
Educational technology
Computer assisted.
Education
Learning
description Orientador: Jose Armando Valente
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606493
RODRIGUEZ, Carla Lopes. O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão: um estudo com agentes comunitarios da saude. 2006. 196p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606493. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
RODRIGUEZ, Carla Lopes. O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercicio de sua profissão: um estudo com agentes comunitarios da saude. 2006. 196p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606493. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/419386
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
196p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188979140984832