O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Karina Vieira dos, 1990-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483
Resumo: Orientador: Zilda Maria Giosuelli
id UNICAMP-30_a3872bb12d3d6bf844e4eaea0393956a
oai_identifier_str oai::989560
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surdaImage use during literacy processes with deaf childrenSurdezLetramentoRecursos visuaisImagemDeafnessLiteracyVisual resourcesImageOrientador: Zilda Maria GiosuelliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: A inserção da Língua Brasileira de Sinais ¿ Libras - nas escolas e em outros ambientes sociais favorece a visibilidade da comunidade surda. A educação bilíngue para surdos ao garantir o uso da Língua de Sinais como língua natural e o Português na modalidade escrita como uma segunda língua, tem se tornado a escolha coerente para o desenvolvimento escolar desses alunos. Entendemos que a leitura de mundo se faz pela linguagem responsável também pelo processo de alfabetização e letramento. Em nossa pesquisa, abordamos o letramento visual, que se apresenta também a partir de imagens, figuras, pinturas, o modo de olhar o mundo, entre outros. Tal aspecto se faz de extrema importância no processo educacional de surdos, em função de a Libras se caracterizar como uma língua de modalidade viso gestual. Carlos Skliar considera a surdez como uma experiência visual, daí a necessidade de se levar em conta a imagem, em especial nos ambientes educacionais. Assim sendo, essa pesquisa teve como objetivo investigar o uso de imagens no processo de letramento de crianças surdas, analisando os recursos visuais e a relação das crianças com um livro constituído somente de imagens. A pesquisa é de base qualitativa e participante, contou com três alunos surdos, que frequentavam a escola regular e o Centro de Atendimento Educacional Especializado para surdos no contraturno, situado no interior do estado de Minas Gerais. Os dados foram registrados através de filmagens e concluiu-se que existe uma tendência por parte dos alunos surdos em descrever a figura no momento da narrativa, o que se faz coerente com o tipo de atividade desenvolvida na interação com professores ouvintes e surdoAbstract: Introducing Brazilian Sign Language ¿ Libras ¿ in schools and in other social environments enables greater visibility of the deaf community. Ensuring bilingual education for deaf student through the use of Sign Language as the natural language and Portuguese (in the written modality) as a second language has become a coherent choice for educational development of these students. We understand that being able to read the world comes about through language, which is also responsible for the process of literacy. In our study, we addressed visual literacy, with regards to images, figures, paintings, the way of looking at the world, among other elements. This is extremely important in the educational process of deaf students, in light of the fact that Libras is characterized as a visuo-gestural modality language. Carlos Skliar considers deafness to be a visual experience, justifying the need to take images into account, especially in educational contexts. For this reason, this study aimed to investigate the use of images in the literacy process with deaf children, analyzing the visual resources that were used and how the children interacted with a wordless picturebook. The study uses a qualitative and participatory approach. The participants were three deaf children that were registered in a regular school in the interior of the State of Minas Gerais. They participated in a Specialized Educational Service after class. The data was videorecorded and the conclusion was that the deaf students tended towards descriptions of the images during narration, which was pertinent to the type of activity that was carried out in interaction among hearing teachers and deaf studentsMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Giosuelli, Zilda Maria, 1959-Reily, Lucia HelenaSofiato, Cassia GeciauskasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Karina Vieira dos, 1990-20172017-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (77 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483REIS, Karina Vieira dos. O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda. 2017. 1 recurso online (77 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989560Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-04T11:07:50Zoai::989560Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-04T11:07:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda
Image use during literacy processes with deaf children
title O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda
spellingShingle O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda
Reis, Karina Vieira dos, 1990-
Surdez
Letramento
Recursos visuais
Imagem
Deafness
Literacy
Visual resources
Image
title_short O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda
title_full O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda
title_fullStr O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda
title_full_unstemmed O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda
title_sort O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda
author Reis, Karina Vieira dos, 1990-
author_facet Reis, Karina Vieira dos, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giosuelli, Zilda Maria, 1959-
Reily, Lucia Helena
Sofiato, Cassia Geciauskas
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Karina Vieira dos, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Letramento
Recursos visuais
Imagem
Deafness
Literacy
Visual resources
Image
topic Surdez
Letramento
Recursos visuais
Imagem
Deafness
Literacy
Visual resources
Image
description Orientador: Zilda Maria Giosuelli
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483
REIS, Karina Vieira dos. O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda. 2017. 1 recurso online (77 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483
identifier_str_mv REIS, Karina Vieira dos. O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda. 2017. 1 recurso online (77 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989560
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (77 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189116162605056