O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483 |
Resumo: | Orientador: Zilda Maria Giosuelli |
id |
UNICAMP-30_a3872bb12d3d6bf844e4eaea0393956a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::989560 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surdaImage use during literacy processes with deaf childrenSurdezLetramentoRecursos visuaisImagemDeafnessLiteracyVisual resourcesImageOrientador: Zilda Maria GiosuelliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: A inserção da Língua Brasileira de Sinais ¿ Libras - nas escolas e em outros ambientes sociais favorece a visibilidade da comunidade surda. A educação bilíngue para surdos ao garantir o uso da Língua de Sinais como língua natural e o Português na modalidade escrita como uma segunda língua, tem se tornado a escolha coerente para o desenvolvimento escolar desses alunos. Entendemos que a leitura de mundo se faz pela linguagem responsável também pelo processo de alfabetização e letramento. Em nossa pesquisa, abordamos o letramento visual, que se apresenta também a partir de imagens, figuras, pinturas, o modo de olhar o mundo, entre outros. Tal aspecto se faz de extrema importância no processo educacional de surdos, em função de a Libras se caracterizar como uma língua de modalidade viso gestual. Carlos Skliar considera a surdez como uma experiência visual, daí a necessidade de se levar em conta a imagem, em especial nos ambientes educacionais. Assim sendo, essa pesquisa teve como objetivo investigar o uso de imagens no processo de letramento de crianças surdas, analisando os recursos visuais e a relação das crianças com um livro constituído somente de imagens. A pesquisa é de base qualitativa e participante, contou com três alunos surdos, que frequentavam a escola regular e o Centro de Atendimento Educacional Especializado para surdos no contraturno, situado no interior do estado de Minas Gerais. Os dados foram registrados através de filmagens e concluiu-se que existe uma tendência por parte dos alunos surdos em descrever a figura no momento da narrativa, o que se faz coerente com o tipo de atividade desenvolvida na interação com professores ouvintes e surdoAbstract: Introducing Brazilian Sign Language ¿ Libras ¿ in schools and in other social environments enables greater visibility of the deaf community. Ensuring bilingual education for deaf student through the use of Sign Language as the natural language and Portuguese (in the written modality) as a second language has become a coherent choice for educational development of these students. We understand that being able to read the world comes about through language, which is also responsible for the process of literacy. In our study, we addressed visual literacy, with regards to images, figures, paintings, the way of looking at the world, among other elements. This is extremely important in the educational process of deaf students, in light of the fact that Libras is characterized as a visuo-gestural modality language. Carlos Skliar considers deafness to be a visual experience, justifying the need to take images into account, especially in educational contexts. For this reason, this study aimed to investigate the use of images in the literacy process with deaf children, analyzing the visual resources that were used and how the children interacted with a wordless picturebook. The study uses a qualitative and participatory approach. The participants were three deaf children that were registered in a regular school in the interior of the State of Minas Gerais. They participated in a Specialized Educational Service after class. The data was videorecorded and the conclusion was that the deaf students tended towards descriptions of the images during narration, which was pertinent to the type of activity that was carried out in interaction among hearing teachers and deaf studentsMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Giosuelli, Zilda Maria, 1959-Reily, Lucia HelenaSofiato, Cassia GeciauskasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Karina Vieira dos, 1990-20172017-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (77 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483REIS, Karina Vieira dos. O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda. 2017. 1 recurso online (77 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989560Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-04T11:07:50Zoai::989560Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-04T11:07:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda Image use during literacy processes with deaf children |
title |
O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda |
spellingShingle |
O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda Reis, Karina Vieira dos, 1990- Surdez Letramento Recursos visuais Imagem Deafness Literacy Visual resources Image |
title_short |
O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda |
title_full |
O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda |
title_fullStr |
O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda |
title_full_unstemmed |
O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda |
title_sort |
O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda |
author |
Reis, Karina Vieira dos, 1990- |
author_facet |
Reis, Karina Vieira dos, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Giosuelli, Zilda Maria, 1959- Reily, Lucia Helena Sofiato, Cassia Geciauskas Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Karina Vieira dos, 1990- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Letramento Recursos visuais Imagem Deafness Literacy Visual resources Image |
topic |
Surdez Letramento Recursos visuais Imagem Deafness Literacy Visual resources Image |
description |
Orientador: Zilda Maria Giosuelli |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483 REIS, Karina Vieira dos. O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda. 2017. 1 recurso online (77 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483 |
identifier_str_mv |
REIS, Karina Vieira dos. O uso da imagem durante o processo de letramento da criança surda. 2017. 1 recurso online (77 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632483. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989560 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (77 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189116162605056 |