Estado da arte das pesquisas brasileiras sobre práticas pedagógicas e o desenvolvimento da linguagem matemática no ensino fundamental (1977 - 2017) : State of the art of brazilian research on pedagogical practices and the development of mathematical language in elementary education (1977 - 2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, Letícia Dias Candido, 1979-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638920
Resumo: Orientador: Juliana Rink
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Historicamente, enfatizou a memorização de algoritmos em detrimento ao desenvolvimento do raciocínio lógico, valorizando em demasia o ensino mecânico da Matemática sem preocupar-se com a contextualização e o conhecimento prévio trazido pelos estudantes que, por sua vez, consideram os conhecimentos matemáticos abstratos e pouco acessíveis. Priorizar essa visão de ensino não considera que a Matemática possui uma linguagem própria e que pode ser desenvolvida com a utilização de materiais cotidianos, por meio da análise de informações e da leitura e interpretação de textos e gráficos, por exemplo. Considerando o crescimento significativo na produção científico-acadêmica do campo da Educação Matemática a partir do final dos anos 1970 e a importância de investiga-la, desenvolvemos uma pesquisa do tipo Estado da Arte, cujo objetivo é investigar as dissertações e teses que envolveram práticas pedagógicas e o desenvolvimento da linguagem matemática no âmbito do Ensino Fundamental, defendidas em programas de pós-graduação nacionais entre 1977 a 2017. Como fonte de dados, utilizamos a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Centro de Estudos Memória e Pesquisa em Educação Matemática (CEMPEM), sendo o corpus documental formado por 29 trabalhos. Os descritores foram organizados em dois conjuntos: a) aspectos gerais (autoria, grau de titulação acadêmica, instituição e ano de defesa) e b) descritores específicos (nível escolar, linguagem matemática, unidade temática e tendência de ensino de Matemática). Os resultados indicam predomínio de dissertações defendidas em instituições públicas, com crescimento após os anos de 1990. A maior parte das pesquisas descrevem práticas desenvolvidas com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Dezesseis estudos envolveram as três vertentes da linguagem matemática (escrita, oral, pictórica) indicando a valorização das mesmas em sala de sala. Contudo, há no conjunto investigado uma ênfase em atividades que priorizam a linguagem escrita. Outro fator observado é o destaque dado à unidade temática Números, enquanto a unidade Grandezas e Medidas é pouco trabalhada. Em relação à tendência de ensino de Matemática, observamos que a Resolução de Problemas foi a mais presente. Considerando a importância de uma formação crítico-reflexiva dos alunos e da contextualização da Matemática no Ensino Fundamental, para além do mapeamento das pesquisas sobre o tema, os resultados contribuem para discutir e pensar as práticas pedagógicas envolvendo a linguagem matemática que possam favorecer o desenvolvimento cognitivo do educando, de modo mais integrado. Além disso, esperamos que o estudo auxilie na divulgação das pesquisas acadêmicas sobre o tema, especialmente para os professores em exercícioAbstract: Mathematical Education has faced adversity in our country for decades. Historically, it emphasized the memorization of algorithms to the detriment of the development of logical reasoning, placing too much value on the mechanical teaching of Mathematics without worrying about the contextualization and prior knowledge brought by students who, in turn, consider mathematical knowledge abstract and little accessible. Prioritizing this teaching vision does not consider that Mathematics has its own language and that it can be developed with the use of everyday materials, through the analysis of information and the reading and interpretation of texts and graphics, for example. Considering the significant growth in scientific-academic production in the field of Mathematical Education from the late 1970s onwards and the importance of investigating it, we developed a State of Art type research, with the main objective is to investigate the dissertations and theses that involved pedagogical practices and the development of mathematical language within the scope of Elementary Education, defended in the country between 1977 and 2017. As a data source, we used the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Center for Studies and Research in Mathematics Education (CEMPEM), with the documentary corpus consisting of 29 works. The descriptors were organized into two sets: a) general aspects (authorship, degree of academic degree, institution and year of defense) and b) specific descriptors (school level, mathematical language, thematic unit and trend in teaching Mathematics). The results indicate a predominance of dissertations defended in public institutions, which grew after the 1990s. Most of the research describes practices developed with students of the Final Years of Elementary School. Sixteen researches involved the three strands of mathematical language (written, oral, pictorial) indicating their valorization in the classroom. However, we observed that there is an emphasis on activities that prioritize written language. Another factor observed is the emphasis given to the thematic unit Numbers, while the unit Greatness and Measurements is little worked on. Regarding the trend of teaching Mathematics, we observed that Problem Solving was the most present. Considering the importance of critical-reflective training of students and the contextualization of Mathematics in Elementary Education, in addition to mapping research on the topic, the results contribute to discuss and think about pedagogical practices involving mathematical language that can favor cognitive development of the student, in a more integrated way. In addition, we hope that the study will help disseminate academic research on the topic, especially for acting teachersMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Rink, Juliana, 1980-Fiorentini, DarioMegid, Maria Auxiliadora Bueno AndradeUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLongo, Letícia Dias Candido, 1979-20202020-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 141 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638920LONGO, Letícia Dias Candido. Estado da arte das pesquisas brasileiras sobre práticas pedagógicas e o desenvolvimento da linguagem matemática no ensino fundamental (1977 - 2017) : State of the art of brazilian research on pedagogical practices and the development of mathematical language in elementary education (1977 - 2017) . 2020. 1 recurso online ( 141 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638920. 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