Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585637
Resumo: Orientador: Fermino Fernandes Sisto
id UNICAMP-30_36201497e1450e8088ab8ef5277b31ae
oai_identifier_str oai::125374
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivoAprendizagemCogniçãoConstrutivismo (Educação)Conflito (Psicologia)Orientador: Fermino Fernandes SistoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Muitas pesquisas tem procurado delimitar o papel do conflito cognitivo como um recurso capaz de promover tanto o avanço cognitivo dos sujeitos como obtenção de aprendizagens duradouras. O estudo aqui apresentado também utilizou o conflito cognitivo na tentativa de obter novas aprendizagens e verificar as relações entre a intervenção consecutiva nos conteúdos de Formas Parcialmente Escondidas e Eqüidistância. Assim, os objetivos deste trabalho foram, verificar se houve relação entre o tempo de intervenção e quantidade de conflito no desempenho dos grupos, verificar se a aprendizagem observada pôde ser explicada pelas variáveis tempo de intervenção, idade dos sujeitos e influência de outro conteúdo e estudar a influência do conflito cognitivo como um instrumento capaz de promover a aprendizagem de formas além do conteúdo. Fizeram parte deste estudo 76 sujeitos, com idades entre 5 e 6 anos, que foram aleatoriamente designados para comporem quatro grupos. Dois grupos passaram por intervenção em um conteúdo, sendo um em Formas Escondidas e o outro em Eqüidistância. Os outros dois grupos, tiveram intervenção nos dois conteúdos anteriormente citados, com inversão na ordem de aplicação. Os sujeitos passaram por no máximo quatro intervenções e foram avaliados imediatamente ao final dessas e após decorridos trinta dias. Os resultados globais encontrados foram que, houve uma influência significativa da idade sobre o desempenho dos grupos no conteúdo de Formas Escondidas e que o conteúdo de Formas Escondidas explicou os resultados obtidos em Eqüidistância. Também foi possível falar na ocorrência de uma aprendizagem de formas além de conteúdosAbstract: Much of the previous research has sought to circumscribe the role of cognitive conflict as a resource capable of promoting both the cognitive advance of the subjects and the achievement of lasting leaning. The study presented here also makes use of cognitive conflict in na attempt to achieve new leaming and ascertain the relationships between the consecutive intervention in the contents of the partially hidden shapes and equidistance tasks. The goals of this research were to determine whether there is a relationship between the time of intervention and the quantity of conflict in the performance of the groups, to ascertain whether the leaming observed can be explained by the variables of time of intervention, age of the subjects, or the influence of other content, and to study the influence of cognitive conflict as na instrument capable of promoting the leaming of forms in addition to the conteni This study comprised 76 subjects between the ages of 5 and 6 years, who were randomly separeted to compose four groups. Two groups underwent intervention in one content, one being in hidden shapes and the other in equidistance. The other two groups received intervention in these same two contents, but in the inverse order of application. The subjects went through a maximum of four interventions and were evaluated immediately following the end of the interventions and again after thirty days. The overall results showed that there was a significant influence of age on the performance of the groups in the hidden forms content, and that the hidden forms content explained the results obtained in the equidistance task. It was also possible to note the occurrence of the leaming of forms in addition to contentsDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartinelli, Selma de Cássia, 1964-19981998-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf183f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585637MARTINELLI, Selma de Cássia. Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivo. 1998. 183f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585637. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/125374porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T10:47:48Zoai::125374Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T10:47:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivo
title Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivo
spellingShingle Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivo
Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
Aprendizagem
Cognição
Construtivismo (Educação)
Conflito (Psicologia)
title_short Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivo
title_full Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivo
title_fullStr Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivo
title_full_unstemmed Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivo
title_sort Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivo
author Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
author_facet Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sisto, Fermino Fernandes, 1949-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Cognição
Construtivismo (Educação)
Conflito (Psicologia)
topic Aprendizagem
Cognição
Construtivismo (Educação)
Conflito (Psicologia)
description Orientador: Fermino Fernandes Sisto
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-02-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585637
MARTINELLI, Selma de Cássia. Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivo. 1998. 183f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585637. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585637
identifier_str_mv MARTINELLI, Selma de Cássia. Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivo. 1998. 183f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585637. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/125374
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
183f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188806897696768