Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825 |
Resumo: | Orientadora: Maria Inês Petrucci-Rosa |
id |
UNICAMP-30_38f92ad5a682b814ec622d7dfd8f482b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::965220 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciaturaDiscourses on physical subject in the narratives about a course of teacher trainingFísica - CurrículosDisciplina escolarFísica (Ensino médio)Physics - CurriculumSchool disciplinePhysics (High school)Orientadora: Maria Inês Petrucci-RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O presente trabalho se situa historicamente no cenário da educação pública brasileira entre 1999 e 2005, período permeado pelo questionamento do papel da organização disciplinar escolar no Ensino Médio, no qual o curso de Licenciatura em Física da Unicamp precisa se reestruturar para se adequar as novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores. Assim, buscamos nos aproximar de discursos sobre a disciplina escolar Física através das narrativas do presente dos participantes do processo de reestruturação do curso. São analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes para Formação de Professores em Licenciatura e as Diretrizes para os Cursos de Física, com referencia à temática abordada, além da realização de entrevistas com os professores que participaram do referido processo. Essas entrevistas tiveram o objetivo de ouvir o que eles têm a narrar sobre suas experiências dentro daquele momento, gerando narrativas que são adensadas em mônadas, fragmentos de histórias partes-todo de um contexto histórico. Reconhecemos a partir das leituras realizadas de entrevistas e documentos, uma pluralidade discursiva que se refere à disciplina escolar Física em diversos de seus aspectos, conjugando formas de sobrevivência da disciplina nas disputas no campo curricularAbstract: This work is situated historically in the Brazilian public education context between 1999 and 2005, a period surrounded by the questioning of the role of high school disciplinary organization, in which the Physics Teacher Education Degree at Unicamp needs to be restructured to suit the new National Curriculum Guidelines for Teachers¿ Training. Therefore, we try to approach discourses about Physics school subject through the narratives from the participants who performed in the course of the restructuring process. The National Curriculum Standards for High School, the National Curriculum Guidelines for Teachers¿ Training and the Guidelines for Physicists¿ Training are analyzed based on the selected theme, as well as on interviews with teachers who participated in that restructuration process. These interviews were intended to listen to what they have to narrate about their experiences within that time. After all, narratives were condensed into monadas, which are fragments parts-all of a historical context. We recognize from readings taken from interviews and documents, a discursive plurality regard to school subject Physics in many of its aspects, creating forms of survival of the subject in the disputes of the curriculum fieldMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Almeida, Maria José Pereira Monteiro deAbreu, Rozana Gomes deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCalado, Henrique de Carvalho, 19912016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (xiii, 175 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825CALADO, Henrique de Carvalho. Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura. 2016. 1 recurso online (xiii, 175 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/965220Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T16:45:08Zoai::965220Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-03T16:45:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura Discourses on physical subject in the narratives about a course of teacher training |
title |
Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura |
spellingShingle |
Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura Calado, Henrique de Carvalho, 1991 Física - Currículos Disciplina escolar Física (Ensino médio) Physics - Curriculum School discipline Physics (High school) |
title_short |
Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura |
title_full |
Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura |
title_fullStr |
Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura |
title_full_unstemmed |
Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura |
title_sort |
Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura |
author |
Calado, Henrique de Carvalho, 1991 |
author_facet |
Calado, Henrique de Carvalho, 1991 |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962- Almeida, Maria José Pereira Monteiro de Abreu, Rozana Gomes de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calado, Henrique de Carvalho, 1991 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Currículos Disciplina escolar Física (Ensino médio) Physics - Curriculum School discipline Physics (High school) |
topic |
Física - Currículos Disciplina escolar Física (Ensino médio) Physics - Curriculum School discipline Physics (High school) |
description |
Orientadora: Maria Inês Petrucci-Rosa |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825 CALADO, Henrique de Carvalho. Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura. 2016. 1 recurso online (xiii, 175 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825 |
identifier_str_mv |
CALADO, Henrique de Carvalho. Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura. 2016. 1 recurso online (xiii, 175 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/965220 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (xiii, 175 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189115216789504 |