Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Henrique de Carvalho, 1991
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825
Resumo: Orientadora: Maria Inês Petrucci-Rosa
id UNICAMP-30_38f92ad5a682b814ec622d7dfd8f482b
oai_identifier_str oai::965220
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciaturaDiscourses on physical subject in the narratives about a course of teacher trainingFísica - CurrículosDisciplina escolarFísica (Ensino médio)Physics - CurriculumSchool disciplinePhysics (High school)Orientadora: Maria Inês Petrucci-RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O presente trabalho se situa historicamente no cenário da educação pública brasileira entre 1999 e 2005, período permeado pelo questionamento do papel da organização disciplinar escolar no Ensino Médio, no qual o curso de Licenciatura em Física da Unicamp precisa se reestruturar para se adequar as novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores. Assim, buscamos nos aproximar de discursos sobre a disciplina escolar Física através das narrativas do presente dos participantes do processo de reestruturação do curso. São analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes para Formação de Professores em Licenciatura e as Diretrizes para os Cursos de Física, com referencia à temática abordada, além da realização de entrevistas com os professores que participaram do referido processo. Essas entrevistas tiveram o objetivo de ouvir o que eles têm a narrar sobre suas experiências dentro daquele momento, gerando narrativas que são adensadas em mônadas, fragmentos de histórias partes-todo de um contexto histórico. Reconhecemos a partir das leituras realizadas de entrevistas e documentos, uma pluralidade discursiva que se refere à disciplina escolar Física em diversos de seus aspectos, conjugando formas de sobrevivência da disciplina nas disputas no campo curricularAbstract: This work is situated historically in the Brazilian public education context between 1999 and 2005, a period surrounded by the questioning of the role of high school disciplinary organization, in which the Physics Teacher Education Degree at Unicamp needs to be restructured to suit the new National Curriculum Guidelines for Teachers¿ Training. Therefore, we try to approach discourses about Physics school subject through the narratives from the participants who performed in the course of the restructuring process. The National Curriculum Standards for High School, the National Curriculum Guidelines for Teachers¿ Training and the Guidelines for Physicists¿ Training are analyzed based on the selected theme, as well as on interviews with teachers who participated in that restructuration process. These interviews were intended to listen to what they have to narrate about their experiences within that time. After all, narratives were condensed into monadas, which are fragments parts-all of a historical context. We recognize from readings taken from interviews and documents, a discursive plurality regard to school subject Physics in many of its aspects, creating forms of survival of the subject in the disputes of the curriculum fieldMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Almeida, Maria José Pereira Monteiro deAbreu, Rozana Gomes deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCalado, Henrique de Carvalho, 19912016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (xiii, 175 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825CALADO, Henrique de Carvalho. Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura. 2016. 1 recurso online (xiii, 175 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/965220Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T16:45:08Zoai::965220Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-03T16:45:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura
Discourses on physical subject in the narratives about a course of teacher training
title Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura
spellingShingle Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura
Calado, Henrique de Carvalho, 1991
Física - Currículos
Disciplina escolar
Física (Ensino médio)
Physics - Curriculum
School discipline
Physics (High school)
title_short Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura
title_full Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura
title_fullStr Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura
title_full_unstemmed Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura
title_sort Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura
author Calado, Henrique de Carvalho, 1991
author_facet Calado, Henrique de Carvalho, 1991
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Abreu, Rozana Gomes de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Calado, Henrique de Carvalho, 1991
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Currículos
Disciplina escolar
Física (Ensino médio)
Physics - Curriculum
School discipline
Physics (High school)
topic Física - Currículos
Disciplina escolar
Física (Ensino médio)
Physics - Curriculum
School discipline
Physics (High school)
description Orientadora: Maria Inês Petrucci-Rosa
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825
CALADO, Henrique de Carvalho. Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura. 2016. 1 recurso online (xiii, 175 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825
identifier_str_mv CALADO, Henrique de Carvalho. Discursos sobre a disciplina escolar física presentes nas narrativas sobre um curso de licenciatura. 2016. 1 recurso online (xiii, 175 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627825. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/965220
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (xiii, 175 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189115216789504