A organização do trabalho dos supervisores de ensino da rede paulista : intensificação do trabalho e precariedade subjetiva?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634887 |
Resumo: | Orientador: Selma Borghi Venco |
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A organização do trabalho dos supervisores de ensino da rede paulista : intensificação do trabalho e precariedade subjetiva?The organization of the work of teaching supervisors of the São Paulo network : intensification of work and subjective precariousness?Supervisor de ensinoGerencialismoOrganização do trabalhoTeaching supervisorManagerialismOrganization of workIntensification of workSubjective precariousnessOrientador: Selma Borghi VencoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta investigação objetiva analisar a organização do trabalho do supervisor de ensino que atua na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com recorte temporal entre 1995 e 2017, período marcado por uma gestão política de cunho gerencialista, que desencadeou alterações substantivas na educação paulista, com desdobramentos relevantes no trabalho dos profissionais da educação. A hipótese norteadora do estudo é a existência de uma intensificação e um forte controle do trabalho desses profissionais, decorrentes das pressões por produtividade e alcance de metas, provocando o esvaziamento do conteúdo de sua atividade profissional. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, via entrevistas semiestruturadas com os supervisores de ensino de uma das diretorias de ensino do interior paulista. Constatou-se que a organização do trabalho dos supervisores estápermeada por contradiiçes entre ooperfil preconizado pela SEESPPeepelas exiggncias e expectativassque lhes sso imputadas e a real atividade que desenvolvem..Os resultados indicaram que estes profissionaissestto submetidoss a fortes pressses advindas dos rggos centrais e intermediirios, no cumprimento da polltica; e das escolas, em outro sentido, dada a premmncia dos problemas de naturezas diversas; e, para o exercccio do trabalho idealizado, sofrem com os conflitos e as contradiiçes decorrentes das relaaçes estabelecidas no seu cotidiano, o queeresulta naaperda de sentidooe, att mesmo, no esvaziamento de conteedo do seu trabalho, concretizando a precariedade subjetiva, conforme conceito forjado por LinhartAbstract: The goal of this investigation is to analyze the methods of organization of teaching supervisors¿ work, while acting in the Education Secretary of the State of São Paulo (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP), in between the years of 1995 and 2017, period marked by a managerialist political approach, which triggered substantive alterations in the educational model of the state, with consequences in the work of professionals of the field. This study is sustained by the hypothesis of an intensification of the control over the work of these professionals by pressure on productivity and on increasing demands, which ultimately causes the emptying of the content of their work. To this end, the methodology used was a conjunction of semi structured interviews of the teaching supervisors of one Regional Board of Education (Diretoria de Ensino) in the state of São Paulo. The research showed the organization of the work of the supervisors is imbued with contradictions between the profile envisioned by the SEESP and the constant pressure they are under. The results of this investigation also showed these professionals are under a lot of pressure from central and intermediate organs in the fulfilling of policies; and of schools, in a different sense, given the reminiscence of problems of diverse nature; and, in order to work properly, they suffer with the conflicts and contradictions decurrently of the relations established by their quotidian resulting in the loosing of meaning and emptying the content of their work, fulfilling the subjective precariousness, as the concept formulated by LinhartMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Venco, Selma Borghi, 1964-Adrião, Theresa Maria de FreitasAbdian, Graziela ZambãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSanchez, Beatriz Garcia, 1961-20182018-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (212 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634887SANCHEZ, Beatriz Garcia. A organização do trabalho dos supervisores de ensino da rede paulista : intensificação do trabalho e precariedade subjetiva?. 2018. 1 recurso online (212 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634887. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062433Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T14:37:40Zoai::1062433Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-12-17T14:37:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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