O papel da intertextualidade na construção da leitura critica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Lucia de Campos
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587658
Resumo: Orientador: Sylvia Bueno Terzi
id UNICAMP-30_3f0af32e58003d85b8db0ac91ade7623
oai_identifier_str oai::175818
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O papel da intertextualidade na construção da leitura criticaLeituraEnsinoInterextualidadeCompreensão na leituraCritical readingIntertextualityGenreOrientador: Sylvia Bueno TerziDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Norteado por uma concepção de linguagem bakhtiniana e, tomando conceitos da Psicologia Cognitiva, da Lingüística Textual e da Análise Critica do Discurso que, conjugados, permitem considerar a leitura uma atividade sócio-cognitiva-discursiva, este trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar o papel da intertextualidade na compreensão critica de textos argumentativos na leitura de uma turma de alunos concluintes do ensino fundamental em uma escola pública. Os dados foram obtidos durante uma intervenção pedagógica, uma forma de pesquisa-ação, que visava permitir a construção de uma base de conhecimento intertextual a ser mobilizada pelos leitores no processo de construção de sentidos. Posteriormente, procedeu-se à comparação desses dados com aqueles obtidos através de avaliação diagnóstica inicial e com dados provenientes de outra turma de alunos do mesmo nível de escolaridade, não-participante da intervenção. Os resultados permitem concluir que a construção de uma base de conhecimento intertextual, operacionalizada mediante a apreensão do gênero, da intertextualidade de conteúdo e do contexto sócio-histórico, constitui-se em um fator determinante para a ampliação da competência em leitura de textos argumentativos, propiciando o desencadeamento do processo de leitura critica. Em termos de implicações pedagógicas, os resultados desta pesquisa evidenciaram a relevância de se trabalhar com uma abordagem intertextual nas práticas de leitura em sala de aula com o propósito de propiciar o desenvolvimento de leitores críticosAbstract: This research work is intended to investigate the importance of intertextuality in e critical reading of argumentative texts produced by a group of sudents who were conc1uding the elementary course at a public school. It is based on a Bakhtinian view of language, considering its dialogic and socio-historical constitution; it also takes concepts from Cognitive Psychology, Text Linguistics and Critical Discourse Analysis, assuming reading as a socio-cognitive-discoursive activity. Data were collected during a pedagogical intervention, a kind of action research, that aimed at building an intertextual basis which is believed to help the students to build meanings in their reading. Then, these data were compared twice: firstly, they were compared to some data obtained from the same group of students, in a reading task before the intervention; and secondly, they were compared to some data obtained from another group of students, who had not taken part in the intervention, in a reading task. The results show that the construction of an intertextual basis favoured the production of the critical reading of argumentative texts by enabling the students to aprehend the discourse gender, the thematic intertextuality and the socio-historical context. In terms of pedagogical implications, these results point out the relevance of adopting an intertextual perspective concerning the development of reading practices at school in order to construct critical readersMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Terzi, Sylvia Bueno, 1940-2013Kleiman, AngelaKoch, Ingedore Grunfeld VillaçaPereira, Ivani AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Ana Lucia de Campos19991999-03-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf148 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587658ALMEIDA, Ana Lucia de Campos. O papel da intertextualidade na construção da leitura critica. 1999. 148 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587658. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175818porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:57:46Zoai::175818Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:57:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da intertextualidade na construção da leitura critica
title O papel da intertextualidade na construção da leitura critica
spellingShingle O papel da intertextualidade na construção da leitura critica
Almeida, Ana Lucia de Campos
Leitura
Ensino
Interextualidade
Compreensão na leitura
Critical reading
Intertextuality
Genre
title_short O papel da intertextualidade na construção da leitura critica
title_full O papel da intertextualidade na construção da leitura critica
title_fullStr O papel da intertextualidade na construção da leitura critica
title_full_unstemmed O papel da intertextualidade na construção da leitura critica
title_sort O papel da intertextualidade na construção da leitura critica
author Almeida, Ana Lucia de Campos
author_facet Almeida, Ana Lucia de Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Terzi, Sylvia Bueno, 1940-2013
Kleiman, Angela
Koch, Ingedore Grunfeld Villaça
Pereira, Ivani Aparecida
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Lucia de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino
Interextualidade
Compreensão na leitura
Critical reading
Intertextuality
Genre
topic Leitura
Ensino
Interextualidade
Compreensão na leitura
Critical reading
Intertextuality
Genre
description Orientador: Sylvia Bueno Terzi
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-03-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587658
ALMEIDA, Ana Lucia de Campos. O papel da intertextualidade na construção da leitura critica. 1999. 148 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587658. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ALMEIDA, Ana Lucia de Campos. O papel da intertextualidade na construção da leitura critica. 1999. 148 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587658. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175818
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
148 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188825920962560