O ato de brincar na escola : um estudo sobre o seu processo de significação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637765 |
Resumo: | Orientador: Elaine Prodócimo |
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O ato de brincar na escola : um estudo sobre o seu processo de significaçãoThe act of playing in school : a study about its meaning processBrincadeirasEscolasPesquisa - NarrativasPrática pedagógicaPlaySchoolsResearch - NarrativePedagogical practiceOrientador: Elaine ProdócimoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O brincar como ato expressado nas relações dialógicas e sociais permeia os diferentes momentos do cotidiano escolar. Há muitos anos, seu uso e potencial educativo nos processos de ensino-aprendizado são objeto de estudo, porém, encontramos poucas pesquisas que buscam compreender os diversos sentidos e significados que o brincar assume na cultura escolar, assim como, os efeitos na prática pedagógica dos professores. Neste trabalho me propus a compreender como o brincar é significado no cotidiano das aulas de uma professora da rede municipal de Campinas. O estudo se configura com uma Pesquisa Narrativa de perspectiva bakhtiniana, construída por meio de observações das aulas e encontros para conversas realizados durante o período de um semestre, no ano de 2018. Narrativas verbais, escritas e imagéticas foram tratadas como possibilidades, reflexão e produção de conhecimentos, entre os professores/pesquisadores/brincantes que construíram a investigação em diálogo. Nas tramas da cultura escolar, para que o trabalho educativo se concretize, as regras, normas e discursos atravessam as práticas pedagógicas e criam variados efeitos em relação à importância do brincar. Esses discursos orientam a postura da professora, fazendo com que esta busque agir de maneira mais aberta, dialógica, curiosa ou também, controladora em relação ao agir das crianças. Diversas possibilidades de ser professora entrelaçam e constituem sua prática pedagógica frente ao brincar. Nesse alinhavado de intencionalidades, o brincar assumia diferentes significações. Nas narrativas apresentadas, refletimos e compreendemos, principalmente, como em algumas dinâmicas de aula se fazia presente uma tentativa de controle, também, de busca por se permitir brincar e dialogar com as crianças, valorizando outras formas de expressividade. Ao tentar assumir esse posicionamento pedagógico brincante, a professora abriu mão de ser a controladora de tudo o que acontecia nas aulas e passou a construir sua atuação na relação com o vivido, com a cultura e modos de agir das crianças com quem dialogava. Ser professor-brincante não tem a ver com abrir mão das regras e fundamentações pedagógica, mas permite que as compreensões ganhem vida na relação com o chão da escola. Busca-se a potência da infância, expressividade humana e liberdade de criação de novas formas de significar e agir no mundo, como possibilidade de educaçãoAbstract: Playing as an act expressed in dialogical and social relations permeates the different moments of daily school life. For many years, it¿s use and educational potential in teaching-learning processes have been the object of study, however, we found few researches that seek to understand the various senses and meanings that play assumes in school culture, as well as the effects on the pedagogical practice of the teachers. In this paper I proposed to understand what is the meaning of playing in the daily classes of a teacher from the Campinas municipal schools. The study is configured as a Narrative Bakhtinian Perspective Research, constructed through observations of the classes and meetings for conversations held during a semester, in 2018. Verbal, written, and imagery narratives were treated as possibilities, reflection, and knowledge production among the teachers / researchers / playmates who built the research in dialogue. In the plots of school culture, for the educational work to be realized, rules, norms and discourses cross pedagogical practices and create various effects in relation to the importance of playing. These speeches guide the teacher's posture, making her seek to act in a more open, dialogical, curious or controlling way in relation to the children's acting. Several possibilities of being a teacher intertwine and constitute their pedagogical practice when playing. In this tangle of intentionality, play assumed different meanings. In the narratives presented, we reflect and understand, mainly, how in some class dynamics there was an attempt to control, also seeking to allow themselves to play and dialogue with children, valuing other forms of expressiveness. In trying to assume this playful pedagogical position, the teacher gave up being the controller of everything that happened in the classes and began to build her role in relation to the lived, the culture and ways of acting of the children with whom she dialogued. Being a teacher-playing is not about giving up the rules and pedagogical foundation, but it allows understanding to come to life in relation to the school floor. It seeks the power of childhood, human expressiveness and freedom to create new ways of meaning and act in the world, as a possibility of educationMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação FísicaCAPES[s.n.]Prodócimo, Elaine, 1967-Zimmermann, Ana CristinaPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSpolaor, Gabriel da Costa, 1993-20192019-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (94 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637765SPOLAOR, Gabriel da Costa. O ato de brincar na escola: um estudo sobre o seu processo de significação. 2019. 1 recurso online (94 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637765. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096168Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-01T10:40:23Zoai::1096168Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-07-01T10:40:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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