O ato de brincar na escola : um estudo sobre o seu processo de significação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spolaor, Gabriel da Costa, 1993-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637765
Resumo: Orientador: Elaine Prodócimo
id UNICAMP-30_4629aa4ca3cfdb19bc052321ddb479a5
oai_identifier_str oai::1096168
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ato de brincar na escola : um estudo sobre o seu processo de significaçãoThe act of playing in school : a study about its meaning processBrincadeirasEscolasPesquisa - NarrativasPrática pedagógicaPlaySchoolsResearch - NarrativePedagogical practiceOrientador: Elaine ProdócimoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O brincar como ato expressado nas relações dialógicas e sociais permeia os diferentes momentos do cotidiano escolar. Há muitos anos, seu uso e potencial educativo nos processos de ensino-aprendizado são objeto de estudo, porém, encontramos poucas pesquisas que buscam compreender os diversos sentidos e significados que o brincar assume na cultura escolar, assim como, os efeitos na prática pedagógica dos professores. Neste trabalho me propus a compreender como o brincar é significado no cotidiano das aulas de uma professora da rede municipal de Campinas. O estudo se configura com uma Pesquisa Narrativa de perspectiva bakhtiniana, construída por meio de observações das aulas e encontros para conversas realizados durante o período de um semestre, no ano de 2018. Narrativas verbais, escritas e imagéticas foram tratadas como possibilidades, reflexão e produção de conhecimentos, entre os professores/pesquisadores/brincantes que construíram a investigação em diálogo. Nas tramas da cultura escolar, para que o trabalho educativo se concretize, as regras, normas e discursos atravessam as práticas pedagógicas e criam variados efeitos em relação à importância do brincar. Esses discursos orientam a postura da professora, fazendo com que esta busque agir de maneira mais aberta, dialógica, curiosa ou também, controladora em relação ao agir das crianças. Diversas possibilidades de ser professora entrelaçam e constituem sua prática pedagógica frente ao brincar. Nesse alinhavado de intencionalidades, o brincar assumia diferentes significações. Nas narrativas apresentadas, refletimos e compreendemos, principalmente, como em algumas dinâmicas de aula se fazia presente uma tentativa de controle, também, de busca por se permitir brincar e dialogar com as crianças, valorizando outras formas de expressividade. Ao tentar assumir esse posicionamento pedagógico brincante, a professora abriu mão de ser a controladora de tudo o que acontecia nas aulas e passou a construir sua atuação na relação com o vivido, com a cultura e modos de agir das crianças com quem dialogava. Ser professor-brincante não tem a ver com abrir mão das regras e fundamentações pedagógica, mas permite que as compreensões ganhem vida na relação com o chão da escola. Busca-se a potência da infância, expressividade humana e liberdade de criação de novas formas de significar e agir no mundo, como possibilidade de educaçãoAbstract: Playing as an act expressed in dialogical and social relations permeates the different moments of daily school life. For many years, it¿s use and educational potential in teaching-learning processes have been the object of study, however, we found few researches that seek to understand the various senses and meanings that play assumes in school culture, as well as the effects on the pedagogical practice of the teachers. In this paper I proposed to understand what is the meaning of playing in the daily classes of a teacher from the Campinas municipal schools. The study is configured as a Narrative Bakhtinian Perspective Research, constructed through observations of the classes and meetings for conversations held during a semester, in 2018. Verbal, written, and imagery narratives were treated as possibilities, reflection, and knowledge production among the teachers / researchers / playmates who built the research in dialogue. In the plots of school culture, for the educational work to be realized, rules, norms and discourses cross pedagogical practices and create various effects in relation to the importance of playing. These speeches guide the teacher's posture, making her seek to act in a more open, dialogical, curious or controlling way in relation to the children's acting. Several possibilities of being a teacher intertwine and constitute their pedagogical practice when playing. In this tangle of intentionality, play assumed different meanings. In the narratives presented, we reflect and understand, mainly, how in some class dynamics there was an attempt to control, also seeking to allow themselves to play and dialogue with children, valuing other forms of expressiveness. In trying to assume this playful pedagogical position, the teacher gave up being the controller of everything that happened in the classes and began to build her role in relation to the lived, the culture and ways of acting of the children with whom she dialogued. Being a teacher-playing is not about giving up the rules and pedagogical foundation, but it allows understanding to come to life in relation to the school floor. It seeks the power of childhood, human expressiveness and freedom to create new ways of meaning and act in the world, as a possibility of educationMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação FísicaCAPES[s.n.]Prodócimo, Elaine, 1967-Zimmermann, Ana CristinaPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSpolaor, Gabriel da Costa, 1993-20192019-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (94 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637765SPOLAOR, Gabriel da Costa. O ato de brincar na escola: um estudo sobre o seu processo de significação. 2019. 1 recurso online (94 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637765. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096168Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-01T10:40:23Zoai::1096168Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-07-01T10:40:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ato de brincar na escola : um estudo sobre o seu processo de significação
The act of playing in school : a study about its meaning process
title O ato de brincar na escola : um estudo sobre o seu processo de significação
spellingShingle O ato de brincar na escola : um estudo sobre o seu processo de significação
Spolaor, Gabriel da Costa, 1993-
Brincadeiras
Escolas
Pesquisa - Narrativas
Prática pedagógica
Play
Schools
Research - Narrative
Pedagogical practice
title_short O ato de brincar na escola : um estudo sobre o seu processo de significação
title_full O ato de brincar na escola : um estudo sobre o seu processo de significação
title_fullStr O ato de brincar na escola : um estudo sobre o seu processo de significação
title_full_unstemmed O ato de brincar na escola : um estudo sobre o seu processo de significação
title_sort O ato de brincar na escola : um estudo sobre o seu processo de significação
author Spolaor, Gabriel da Costa, 1993-
author_facet Spolaor, Gabriel da Costa, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prodócimo, Elaine, 1967-
Zimmermann, Ana Cristina
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Spolaor, Gabriel da Costa, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras
Escolas
Pesquisa - Narrativas
Prática pedagógica
Play
Schools
Research - Narrative
Pedagogical practice
topic Brincadeiras
Escolas
Pesquisa - Narrativas
Prática pedagógica
Play
Schools
Research - Narrative
Pedagogical practice
description Orientador: Elaine Prodócimo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637765
SPOLAOR, Gabriel da Costa. O ato de brincar na escola: um estudo sobre o seu processo de significação. 2019. 1 recurso online (94 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637765. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637765
identifier_str_mv SPOLAOR, Gabriel da Costa. O ato de brincar na escola: um estudo sobre o seu processo de significação. 2019. 1 recurso online (94 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637765. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096168
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (94 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138545036689408