As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osti, Andreia
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597300
Resumo: Orientador : Rosely Palermo Brenelli
id UNICAMP-30_4d63dcf875a3bb91d0166b1e31217546
oai_identifier_str oai::307055
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As dificuldades de aprendizagem na concepção do professorAprendizagemDificuldade de aprendizagemRepresentações sociaisEnsinoFormação de ConceitosOrientador : Rosely Palermo BrenelliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo teve como objetivo caracterizar o que é dificuldade de aprendizagem na concepção do professor, considerando como ele a percebe no cotidiano da sala de aula e a que atribui sua causa. O tema chama a atenção em decorrência do crescente número de encaminhamentos de alunos efetuado por seus professores solicitando que estes recebam atendimento especializado. Participaram deste estudo trinta professores do ensino fundamental da rede municipal da cidade de Campinas e Valinhos. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semi estruturada contendo oito questões, seguido de um parecer redigido pelo professor sobre um aluno com dificuldade de aprendizagem. Foi realizada uma análise estatística descritiva com apresentação dos resultados em frequência absoluta (N) e relativa (%). Os resultados obtidos demostraram que os professores apresentam uma visão parcial do que seja a dificuldade de aprendizagem pois, para 40% ela surge em decorrência de problemas emocionais, para 27% ela é consequência de problemas familiares, 7% consideraram a prática docente como fator importante para a aprendizagem e apenas 3% identificaram que a postura do professor pode contribuir para o aparecimento da dificuldade no aluno. Nossos dados mostram que os professores não consideraram uma rede de fatores que envolvem a temática da dificuldade de aprendizagem, depositando a maior responsabilidade à família e ao próprio aluno, não considerando a correspondência entre a metodologia, a relação do professor e sua prática com a dificuldade do alunoAbstract: This study was aimed at characterizing learning difficulties from the teacher¿s perspective, considering how a student¿s learning difficulties is perceived through daily classroom observation and what seems to be its cause. This topic is of interest because an increasing number of student referrals are made by teachers, seeking special education services for their students. Thirty elementary school teachers from both the municipal school systems of Campinas and Valinhos participated in the study. Data was collected by a semi-structured interview containing eight questions, followed by the teacher¿s written description about a student with learning difficulties. A descriptive statistical analysis was performed with the results presented in absolute (N) and relative (%) frequency. The results obtained showed that teachers had biased views on the cause of a learning difficulties, since 40% of them thought that it was due to emotional problems, 27% believed that it resulted from family problems, 7% regarded the teaching practice as the most important factor in learning and only 3% identified that a teacher¿s attitude may have contributed to the emergence of a student¿s difficulty. Our data demonstrated that teachers failed to consider a network of factors involved in the theme of learning difficulties. They held the families and students themselves accountable for learning difficulties and did not consider the correspondence between methodology, the teacher¿s rapport/ practice and the student¿s difficultyMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Brenelli, Rosely Palermo, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOsti, Andreia20042004-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf149fl.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597300OSTI, Andreia. As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor. 2004. 149fl Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597300. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/307055porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T08:36:42Zoai::307055Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T08:36:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor
title As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor
spellingShingle As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor
Osti, Andreia
Aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
Representações sociais
Ensino
Formação de Conceitos
title_short As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor
title_full As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor
title_fullStr As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor
title_full_unstemmed As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor
title_sort As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor
author Osti, Andreia
author_facet Osti, Andreia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Osti, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
Representações sociais
Ensino
Formação de Conceitos
topic Aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
Representações sociais
Ensino
Formação de Conceitos
description Orientador : Rosely Palermo Brenelli
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-05-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597300
OSTI, Andreia. As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor. 2004. 149fl Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597300. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OSTI, Andreia. As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor. 2004. 149fl Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597300. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/307055
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
149fl.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188905518366720