Currículo e sentidos de geografia em Timor-Leste : disputas na significação da identidade nacional timorense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635679
Resumo: Orientador: Rafael Straforini
id UNICAMP-30_5a52a5d3dc5434a1ab005a75d3022de0
oai_identifier_str oai::1081192
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Currículo e sentidos de geografia em Timor-Leste : disputas na significação da identidade nacional timorenseCurriculum and signs of geography in East Timor : disputes over the significance of the Timorese national identityGeografia - CurrículosGeografia - Estudo e ensinoDiscursoGeography - CurriculumGeography - Study and teachingSpeechOrientador: Rafael StraforiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A presente pesquisa de doutorado tem como objetivo analisar o atual currículo do Ensino Secundário Geral e os sentidos de Geografia de Timor-Leste, procurando compreender a Geografia Escolar enquanto prática espacial de significação e sua relação na construção da identidade nacional timorense. Para isso, além de um amplo levantamento bibliográfico, por meio do trabalho ocorrido durante os meses de agosto a dezembro de 2017, foi realizado o levantamento documental e as entrevistas semiestruturadas com professores, pesquisadores e funcionários do Ministério da Educação timorense. Tendo como base uma perspectiva pós-crítica e pós-estruturalista, sob a ótica da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, compreendo que as discussões sobre a implementação do novo currículo de Geografia e a institucionalização dessa disciplina escolar em Timor-Leste disputam contextos políticos, concepções institucionais e atores sociais envolvidos no processo. Dentro dessa perspectiva, compreendo o currículo como um processo de produção de sentidos, sempre híbridos e instáveis, posto como incapaz de produzir identidades fixas e permanentes. O que ele produz é diferença, adiamento do sentido e, portanto, necessidade incessante de significação. Nos resultados desta pesquisa, ancorada nos estudos pós-coloniais e pensamentos decoloniais, é possível verificar que a disciplina de Geografia em Timor-Leste, historicamente, se encontrava atrelada a sistemas educacionais estrangeiros e acríticos, voltada para atender à manutenção da colonização portuguesa e, posteriormente, à ocupação territorial indonésia. Sendo que, atualmente, ela está ligada à matriz da colonialidade, por meio da importação de modelos curriculares ocidentais (reestruturação curricular conduzida pelos portugueses) e do conjunto de exigências impostas pelo Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. A partir das análises das entrevistas, realizadas com os interlocutores timorenses, constata-se também que a língua portuguesa se apresenta como um importante componente da identidade nacional timorense, de modo que se consolida na reestruturação do currículo do ESG como um ponto nodal e um elemento geoestratégico, ou seja, insere Timor-Leste como um país diferente dos vizinhos asiáticos (Ex. o antigo invasor indonésio) e da Austrália, contribuindo na manutenção de uma ideia de nação. Por fim, ao analisar o Manual do Aluno de Geografia do 10º e 11º ano de escolaridade, constata-se que a identidade timorense pode ser entendida como um significante vazio, isto é, está em constante disputa por significação, refletindo diferentes movimentos políticos, que em diferentes formações discursivas assume sentidos visando a atender a demandas específicas de um determinado tempo-espaço da sociedade. Em termos de considerações, defendo que implementar um currículo não se trata simplesmente de transferir os conteúdos presentes num documento escrito para dentro da sala de aula (como se fosse algo pronto e acabado), mas sim uma transformação desafiadora e dialógica entre as modalidades escrita e prática do currículo. Portanto, considero importante buscar caminhos decoloniais, ou melhor, uma timorização geográfica que permita que os professores timorenses de Geografia sejam protagonistas nos processos de elaboração, avaliação e implementação curricular e que, no ensino de Geografia, esses docentes autônomos e emancipados possam contemplar e problematizar os contextos em que vivem, dando ênfase aos seus aspectos histórico, social e culturalAbstract: This research aims to analyze the current curriculum of General Secondary Education and the Geography senses of East Timor, trying to understand the School Geography as a space practice of significance and its relation in the construction of the Timorese national identity. For this, in addition to a large bibliographical survey, through the work that took place during the months of august to december 2017, a documentary survey and semi-structured interviews were conducted with teachers, researchers and officials from the Timorese Ministry of Education. Based on a post-critical and poststructuralist perspective, from the point of view of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe¿s Discourse Theory, I understand that discussions about the implementation of the new Geography curriculum and the institutionalization of this school discipline in Timor-Leste, political contexts, institutional conceptions and social actors involved in the process. From this perspective, I understand the curriculum as a process of production of meanings, always hybrid and unstable, as incapable of producing fixed and permanent identities. What it produces is difference, postponement of meaning, and therefore unceasing need for meaning. In the results of this research, anchored in postcolonial studies and decolonial thoughts, it is possible to verify that the Geography in Timor-Leste discipline was historically linked to foreign and uncritical educational systems, geared to the maintenance of Portuguese colonization and, later, the Indonesian territorial occupation. Currently, it is linked to the matrix of coloniality, through the importation of Western curricular models (curriculum restructuring conducted by the Portuguese) and the set of requirements imposed by the World Bank and the International Monetary Fund. From the analysis of the interviews carried out with the Timorese speakers, it is also verified that the Portuguese language presents itself as an important component of the Timorese national identity, so that it consolidates itself in the restructuring of the ESG curriculum as a nodal point and an element geo-strategic, that is, it inserts Timor-Leste as a country different from the Asian neighbors (former Indonesian invader) and Australia, contributing to the maintenance of a nation's idea. Finally, when analyzing the Geography Student Handbook of the 10th and 11th year of schooling, we can see that Timorese identity can be understood as an empty signifier, that is, it is constantly in dispute for meaning, reflecting different political movements, which in different discursive formations assumes meanings in order to meet the specific demands of a given time-space of society. In terms of considerations, I believe that implementing a curriculum is not simply about transferring the content present in a written document into the classroom (as if it were something finished and finished), but rather a challenging and dialogic transformation between the writing modalities and curriculum practice. Therefore, I consider it important to seek decolonial paths, or rather a geographic timorization that allows the Timorese teachers of Geography to be protagonists in the processes of elaboration, evaluation and curricular implementation and that, in Geography teaching, these autonomous and emancipated teachers can contemplate and problematize the contexts in which they live, emphasizing their historical, social and cultural aspectsDoutoradoGeografiaDoutora em GeografiaCAPES23038.020352/2017-14[s.n.]Straforini, Rafael, 1973-Guedes, Maria DeniseLemos, Linovaldo MirandaVitte, Claudete de Castro SilvaCompiani, MauricioUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDiniz, Vanessa Lessio, 1985-20192019-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (186 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635679DINIZ, Vanessa Lessio. Currículo e sentidos de geografia em Timor-Leste: disputas na significação da identidade nacional timorense. 2019. 1 recurso online (186 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635679. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081192Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-29T11:29:33Zoai::1081192Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-29T11:29:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e sentidos de geografia em Timor-Leste : disputas na significação da identidade nacional timorense
Curriculum and signs of geography in East Timor : disputes over the significance of the Timorese national identity
title Currículo e sentidos de geografia em Timor-Leste : disputas na significação da identidade nacional timorense
spellingShingle Currículo e sentidos de geografia em Timor-Leste : disputas na significação da identidade nacional timorense
Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Geografia - Currículos
Geografia - Estudo e ensino
Discurso
Geography - Curriculum
Geography - Study and teaching
Speech
title_short Currículo e sentidos de geografia em Timor-Leste : disputas na significação da identidade nacional timorense
title_full Currículo e sentidos de geografia em Timor-Leste : disputas na significação da identidade nacional timorense
title_fullStr Currículo e sentidos de geografia em Timor-Leste : disputas na significação da identidade nacional timorense
title_full_unstemmed Currículo e sentidos de geografia em Timor-Leste : disputas na significação da identidade nacional timorense
title_sort Currículo e sentidos de geografia em Timor-Leste : disputas na significação da identidade nacional timorense
author Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
author_facet Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Straforini, Rafael, 1973-
Guedes, Maria Denise
Lemos, Linovaldo Miranda
Vitte, Claudete de Castro Silva
Compiani, Mauricio
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Geografia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Currículos
Geografia - Estudo e ensino
Discurso
Geography - Curriculum
Geography - Study and teaching
Speech
topic Geografia - Currículos
Geografia - Estudo e ensino
Discurso
Geography - Curriculum
Geography - Study and teaching
Speech
description Orientador: Rafael Straforini
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-03-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635679
DINIZ, Vanessa Lessio. Currículo e sentidos de geografia em Timor-Leste: disputas na significação da identidade nacional timorense. 2019. 1 recurso online (186 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635679. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635679
identifier_str_mv DINIZ, Vanessa Lessio. Currículo e sentidos de geografia em Timor-Leste: disputas na significação da identidade nacional timorense. 2019. 1 recurso online (186 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635679. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081192
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (186 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138534594969600