Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10331 |
Resumo: | Resumo: No presente artigo discutimos, no contexto histórico timorense pós-restauração da independência (2002-atual), o papel da Geografia escolar no âmbito da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral, entendendo essa disciplina enquanto prática espacial de significação que opera diretamente na construção de uma identidade nacional recente. Tendo como base uma perspectiva pós-crítica e pós-estruturalista, sob a ótica da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, compreendemos que a elaboração e a implementação do atual currículo de Timor-Leste estão carregadas de disputas discursivas entre contextos políticos, concepções institucionais e atores sociais envolvidos nesse processo. Metodologicamente, a partir da análise de entrevistas realizadas com interlocutores timorenses, constatamos que a língua portuguesa se apresenta como um importante componente da identidade nacional, de modo que se consolida na reestruturação curricular como um ponto nodal e um elemento geopolítico, visto que insere Timor-Leste na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), numa tentativa estratégica de manutenção de uma ideia de nação frente aos seus vizinhos asiáticos e da Austrália |
id |
CAMP_3a883d66adc20b7826fdb77d7a02828f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1338876 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recenteGeografia - Estudo e ensinoCaracteristicas nacionaisCurrículosTeoria do discursoEnsino secundárioGeography - Study and teachingNational characteristicsCurriculaDiscourse theorySecondary educationArtigo originalResumo: No presente artigo discutimos, no contexto histórico timorense pós-restauração da independência (2002-atual), o papel da Geografia escolar no âmbito da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral, entendendo essa disciplina enquanto prática espacial de significação que opera diretamente na construção de uma identidade nacional recente. Tendo como base uma perspectiva pós-crítica e pós-estruturalista, sob a ótica da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, compreendemos que a elaboração e a implementação do atual currículo de Timor-Leste estão carregadas de disputas discursivas entre contextos políticos, concepções institucionais e atores sociais envolvidos nesse processo. Metodologicamente, a partir da análise de entrevistas realizadas com interlocutores timorenses, constatamos que a língua portuguesa se apresenta como um importante componente da identidade nacional, de modo que se consolida na reestruturação curricular como um ponto nodal e um elemento geopolítico, visto que insere Timor-Leste na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), numa tentativa estratégica de manutenção de uma ideia de nação frente aos seus vizinhos asiáticos e da AustráliaAbstract: In the present article we discuss, in the timorese historical context after the restoration of independence (2002-present), the role of school geography in the context of the Curricular Restructuring of General Secondary Education, understanding this discipline as a spatial practice of meaning that operates directly in building a recent national identity. Based on a post-critical and post-structuralist perspective, from the perspective of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe's Theory of Discourse, we understand that the elaboration and implementation of the current East Timor curriculum are fraught with discursive disputes between political contexts, institutional and social actors involved in this process. Methodologically, from the analysis of interviews conducted with Timorese interlocutors, we found that the portuguese language presents itself as an important component of national identity, so that it is consolidated in the curricular restructuring as a nodal point and a geopolitical element, as it inserts East Timor. East in the Community of Portuguese Speaking Countries (CPSC), in a strategic attempt to maintain an idea of nation in front of its Asian and Australian neighborsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDiniz, Vanessa Lessio, 1985-Straforini, Rafael, 1973-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10331DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. Currículo de geografia de Timor-Leste: língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente. Curriculo sem fronteiras. [s.l.] : Curriculo sem Fronteiras, 2022. Vol. 22 (2022), n art. e1663. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10331. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1338876porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T15:26:10Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1338876Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T15:26:10Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente |
title |
Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente |
spellingShingle |
Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente Diniz, Vanessa Lessio, 1985- Geografia - Estudo e ensino Caracteristicas nacionais Currículos Teoria do discurso Ensino secundário Geography - Study and teaching National characteristics Curricula Discourse theory Secondary education Artigo original |
title_short |
Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente |
title_full |
Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente |
title_fullStr |
Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente |
title_full_unstemmed |
Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente |
title_sort |
Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente |
author |
Diniz, Vanessa Lessio, 1985- |
author_facet |
Diniz, Vanessa Lessio, 1985- Straforini, Rafael, 1973- |
author_role |
author |
author2 |
Straforini, Rafael, 1973- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Vanessa Lessio, 1985- Straforini, Rafael, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Estudo e ensino Caracteristicas nacionais Currículos Teoria do discurso Ensino secundário Geography - Study and teaching National characteristics Curricula Discourse theory Secondary education Artigo original |
topic |
Geografia - Estudo e ensino Caracteristicas nacionais Currículos Teoria do discurso Ensino secundário Geography - Study and teaching National characteristics Curricula Discourse theory Secondary education Artigo original |
description |
Resumo: No presente artigo discutimos, no contexto histórico timorense pós-restauração da independência (2002-atual), o papel da Geografia escolar no âmbito da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral, entendendo essa disciplina enquanto prática espacial de significação que opera diretamente na construção de uma identidade nacional recente. Tendo como base uma perspectiva pós-crítica e pós-estruturalista, sob a ótica da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, compreendemos que a elaboração e a implementação do atual currículo de Timor-Leste estão carregadas de disputas discursivas entre contextos políticos, concepções institucionais e atores sociais envolvidos nesse processo. Metodologicamente, a partir da análise de entrevistas realizadas com interlocutores timorenses, constatamos que a língua portuguesa se apresenta como um importante componente da identidade nacional, de modo que se consolida na reestruturação curricular como um ponto nodal e um elemento geopolítico, visto que insere Timor-Leste na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), numa tentativa estratégica de manutenção de uma ideia de nação frente aos seus vizinhos asiáticos e da Austrália |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10331 DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. Currículo de geografia de Timor-Leste: língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente. Curriculo sem fronteiras. [s.l.] : Curriculo sem Fronteiras, 2022. Vol. 22 (2022), n art. e1663. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10331. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10331 |
identifier_str_mv |
DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. Currículo de geografia de Timor-Leste: língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente. Curriculo sem fronteiras. [s.l.] : Curriculo sem Fronteiras, 2022. Vol. 22 (2022), n art. e1663. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10331. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1338876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829091913728 |