Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rubens Antonio Gurgel, 1983-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781
Resumo: Orientador: Alexandrina Monteiro
id UNICAMP-30_5c1b27260a0848c8fb09a9da6dd02be8
oai_identifier_str oai::1128733
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitivaConcepts around a minor Physical Education : potentialities of the cultural curriculum for schizolearning as cognitive politicsDiferença (Filosofia)Currículo escolarEducação físicaDiference (Philosophy)School curriculumPhysical educationOrientador: Alexandrina MonteiroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O campo curricular da educação física, disciplina componente da Educação Básica brasileira, sofreu intensa movimentação a partir da década de 1980 devido às primeiras críticas ao seu caráter predominantemente esportivista e excludente. Para contraposição ao pensamento dominante, surgem diversas teorias curriculares que disputam a hegemonia escolar, cada qual com sua visão de mundo, sociedade, escola, objetivos e metodologia. Apostamos que a melhor resposta para o mundo contemporâneo é o currículo cultural, discurso colocado em circulação a partir do início do novo milênio, muito influenciado por rastros críticos anteriores, das quais podemos destacar influências do marxismo, antropologia social, fenomenologia, entre outros. O momento atual do currículo cultural apoia-se principalmente nos campos teóricos dos estudos culturais e multiculturalismo crítico. Objetivamos então adentrar a escrita-currículo coletiva, tensionando o currículo cultural com a(s) filosofia(s) da(s) diferença(s), principalmente a partir de pensadores como Foucault, Deleuze e Guattari. A partir disso detectamos que a questão da aprendizagem não foi problematizada no âmbito de produção desta perspectiva curricular, de modo que mergulhamos neste intento: pensar a aprendizagem a partir de uma perspectiva pós-crítica. Para tanto, nos inspiramos nos escritos de Deleuze sobre o aprender, bem como nos textos de Silvio Gallo e René Schérer que ampliaram e desenvolveram o tema. Também nos alimentamos do conceito de educação menor, deslocamento da filosofia para a educação também realizado por Gallo, bem como da ideia de aprendizagem inventiva de Virginia Kastrup. Para não nos distanciarmos da prática e cotidiano escolar, cartografamos docentes experientes no currículo cultural durante dois semestres, utilizando os encontros como potencialidades numa escrita-efeito, tencionando desenvolver ferramentas para uma articulação com a atual produção curricular cultural. O atual momento da pesquisa nos permite inferir a urgência de pensarmos uma educação física outra, que rompa com discursos totalizantes, autoritários e repressivos, muito comuns na área. Uma experiência educacional pensada a partir de conceitos como "educação física menor", "aprendizagem inventiva" e "esquizopolítica" e "esquizoaprender" são virtualmente potentes para atualizar uma educação física menorAbstract: The physical education curriculum field, a subject component of Brazilian Basic Education, suffered intense movement from the 1980s onwards due to the first criticisms of its predominantly sportive and exclusionary character. In opposition to the dominant thinking, several curricular theories that dispute the school hegemony arise, each one with its world view, society, school, objectives and methodology. We bet that the best answer for the contemporary world is the cultural curriculum, discourse circulated from the beginning of the new millennium, much influenced by previous critical tracks, from which we can highlight influences of Marxism, social anthropology, phenomenology, among others. The current moment of the cultural curriculum rests mainly on the theoretical fields of Cultural Studies and Critical Multiculturalism. We then aim to enter the collective curriculum writing, tensioning the cultural curriculum with the philosophy (s) of difference (s), mainly from thinkers such as Foucault, Deleuze and Guattari. From this we found that the issue of learning was not problematized in the scope of production of this curricular perspective, so we delve into this intent: to think learning from a post-critical perspective. To this end, we were inspired by Deleuze's writings on learning, as well as the texts by Silvio Gallo and René Schérer that expanded and developed the theme. We also feed on the concept of minor education, Gallo's shift from philosophy to education, as well as Virginia Kastrup's idea of inventive learning. In order not to distance ourselves from school practice and daily life, we mapped experienced teachers in the cultural curriculum for two semesters, using the encounters as potentialities in an effect-writing, intending to develop theoretical tools for an articulation with the current cultural curriculum production. The current moment of the research allows us to infer the urgency of thinking another physical education, which breaks with totalizing, authoritarian and repressive discourses, very common in the area. An educational experience designed from concepts such as "minor physical education", "inventive learning" and "schizopolitics" and "schizolearning" are virtually potent to update a minor physical educationDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Monteiro, Alexandrina, 1965-Gallo, Silvio Donizetti de OliveiraCarvalho, Alexandre Filordi deNeira, Marcos GarciaNunes, Mario Luis FerrariUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira, Rubens Antonio Gurgel, 1983-20202020-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (245 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Conceitos em torno de uma Educação Física menor: potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva. 2020. 1 recurso online (245 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128733Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-29T14:45:50Zoai::1128733Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-05-29T14:45:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva
Concepts around a minor Physical Education : potentialities of the cultural curriculum for schizolearning as cognitive politics
title Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva
spellingShingle Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva
Vieira, Rubens Antonio Gurgel, 1983-
Diferença (Filosofia)
Currículo escolar
Educação física
Diference (Philosophy)
School curriculum
Physical education
title_short Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva
title_full Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva
title_fullStr Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva
title_full_unstemmed Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva
title_sort Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva
author Vieira, Rubens Antonio Gurgel, 1983-
author_facet Vieira, Rubens Antonio Gurgel, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Alexandrina, 1965-
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Carvalho, Alexandre Filordi de
Neira, Marcos Garcia
Nunes, Mario Luis Ferrari
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rubens Antonio Gurgel, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Diferença (Filosofia)
Currículo escolar
Educação física
Diference (Philosophy)
School curriculum
Physical education
topic Diferença (Filosofia)
Currículo escolar
Educação física
Diference (Philosophy)
School curriculum
Physical education
description Orientador: Alexandrina Monteiro
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781
VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Conceitos em torno de uma Educação Física menor: potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva. 2020. 1 recurso online (245 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781
identifier_str_mv VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Conceitos em torno de uma Educação Física menor: potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva. 2020. 1 recurso online (245 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128733
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (245 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189159355547648