Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781 |
Resumo: | Orientador: Alexandrina Monteiro |
id |
UNICAMP-30_5c1b27260a0848c8fb09a9da6dd02be8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1128733 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitivaConcepts around a minor Physical Education : potentialities of the cultural curriculum for schizolearning as cognitive politicsDiferença (Filosofia)Currículo escolarEducação físicaDiference (Philosophy)School curriculumPhysical educationOrientador: Alexandrina MonteiroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O campo curricular da educação física, disciplina componente da Educação Básica brasileira, sofreu intensa movimentação a partir da década de 1980 devido às primeiras críticas ao seu caráter predominantemente esportivista e excludente. Para contraposição ao pensamento dominante, surgem diversas teorias curriculares que disputam a hegemonia escolar, cada qual com sua visão de mundo, sociedade, escola, objetivos e metodologia. Apostamos que a melhor resposta para o mundo contemporâneo é o currículo cultural, discurso colocado em circulação a partir do início do novo milênio, muito influenciado por rastros críticos anteriores, das quais podemos destacar influências do marxismo, antropologia social, fenomenologia, entre outros. O momento atual do currículo cultural apoia-se principalmente nos campos teóricos dos estudos culturais e multiculturalismo crítico. Objetivamos então adentrar a escrita-currículo coletiva, tensionando o currículo cultural com a(s) filosofia(s) da(s) diferença(s), principalmente a partir de pensadores como Foucault, Deleuze e Guattari. A partir disso detectamos que a questão da aprendizagem não foi problematizada no âmbito de produção desta perspectiva curricular, de modo que mergulhamos neste intento: pensar a aprendizagem a partir de uma perspectiva pós-crítica. Para tanto, nos inspiramos nos escritos de Deleuze sobre o aprender, bem como nos textos de Silvio Gallo e René Schérer que ampliaram e desenvolveram o tema. Também nos alimentamos do conceito de educação menor, deslocamento da filosofia para a educação também realizado por Gallo, bem como da ideia de aprendizagem inventiva de Virginia Kastrup. Para não nos distanciarmos da prática e cotidiano escolar, cartografamos docentes experientes no currículo cultural durante dois semestres, utilizando os encontros como potencialidades numa escrita-efeito, tencionando desenvolver ferramentas para uma articulação com a atual produção curricular cultural. O atual momento da pesquisa nos permite inferir a urgência de pensarmos uma educação física outra, que rompa com discursos totalizantes, autoritários e repressivos, muito comuns na área. Uma experiência educacional pensada a partir de conceitos como "educação física menor", "aprendizagem inventiva" e "esquizopolítica" e "esquizoaprender" são virtualmente potentes para atualizar uma educação física menorAbstract: The physical education curriculum field, a subject component of Brazilian Basic Education, suffered intense movement from the 1980s onwards due to the first criticisms of its predominantly sportive and exclusionary character. In opposition to the dominant thinking, several curricular theories that dispute the school hegemony arise, each one with its world view, society, school, objectives and methodology. We bet that the best answer for the contemporary world is the cultural curriculum, discourse circulated from the beginning of the new millennium, much influenced by previous critical tracks, from which we can highlight influences of Marxism, social anthropology, phenomenology, among others. The current moment of the cultural curriculum rests mainly on the theoretical fields of Cultural Studies and Critical Multiculturalism. We then aim to enter the collective curriculum writing, tensioning the cultural curriculum with the philosophy (s) of difference (s), mainly from thinkers such as Foucault, Deleuze and Guattari. From this we found that the issue of learning was not problematized in the scope of production of this curricular perspective, so we delve into this intent: to think learning from a post-critical perspective. To this end, we were inspired by Deleuze's writings on learning, as well as the texts by Silvio Gallo and René Schérer that expanded and developed the theme. We also feed on the concept of minor education, Gallo's shift from philosophy to education, as well as Virginia Kastrup's idea of inventive learning. In order not to distance ourselves from school practice and daily life, we mapped experienced teachers in the cultural curriculum for two semesters, using the encounters as potentialities in an effect-writing, intending to develop theoretical tools for an articulation with the current cultural curriculum production. The current moment of the research allows us to infer the urgency of thinking another physical education, which breaks with totalizing, authoritarian and repressive discourses, very common in the area. An educational experience designed from concepts such as "minor physical education", "inventive learning" and "schizopolitics" and "schizolearning" are virtually potent to update a minor physical educationDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Monteiro, Alexandrina, 1965-Gallo, Silvio Donizetti de OliveiraCarvalho, Alexandre Filordi deNeira, Marcos GarciaNunes, Mario Luis FerrariUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira, Rubens Antonio Gurgel, 1983-20202020-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (245 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Conceitos em torno de uma Educação Física menor: potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva. 2020. 1 recurso online (245 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128733Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-29T14:45:50Zoai::1128733Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-05-29T14:45:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva Concepts around a minor Physical Education : potentialities of the cultural curriculum for schizolearning as cognitive politics |
title |
Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva |
spellingShingle |
Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva Vieira, Rubens Antonio Gurgel, 1983- Diferença (Filosofia) Currículo escolar Educação física Diference (Philosophy) School curriculum Physical education |
title_short |
Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva |
title_full |
Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva |
title_fullStr |
Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva |
title_full_unstemmed |
Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva |
title_sort |
Conceitos em torno de uma Educação Física menor : potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva |
author |
Vieira, Rubens Antonio Gurgel, 1983- |
author_facet |
Vieira, Rubens Antonio Gurgel, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Alexandrina, 1965- Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira Carvalho, Alexandre Filordi de Neira, Marcos Garcia Nunes, Mario Luis Ferrari Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Rubens Antonio Gurgel, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diferença (Filosofia) Currículo escolar Educação física Diference (Philosophy) School curriculum Physical education |
topic |
Diferença (Filosofia) Currículo escolar Educação física Diference (Philosophy) School curriculum Physical education |
description |
Orientador: Alexandrina Monteiro |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-02-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781 VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Conceitos em torno de uma Educação Física menor: potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva. 2020. 1 recurso online (245 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Conceitos em torno de uma Educação Física menor: potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva. 2020. 1 recurso online (245 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638781. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128733 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (245 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189159355547648 |