Atividades circenses : compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Caroline Capellato, 1994-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638944
Resumo: Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto
id UNICAMP-30_5c505d70899697bccb268da105024c59
oai_identifier_str oai::1128915
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Atividades circenses : compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básicaCircus activities : Sharing pedagogical practices in extracurricular education on basic schoolAtividades circensesEnsinoEducaçãoArteCircus activitiesExtracurricular educationEducationArtOrientador: Marco Antonio Coelho BortoletoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Esta dissertação é resultante de um estudo que visou compreender as práticas pedagógicas das atividades circenses no contexto extracurricular da escola básica. Metodologicamente, a pesquisa se caracterizou como um estudo de casos múltiplos, de natureza qualitativa, descritiva, e teve como sujeitos os professores e coordenadores/diretores de duas escolas privadas que oferecem atividades circenses, uma no estado de São Paulo (Escola Teatro Mágico) e uma no estado do Paraná (Escola Circo das Crianças). Como instrumentos de pesquisa, utilizamos entrevistas semiestruturadas ¿ com o professor e a coordenadora da primeira escola e com os professores, coordenadora e diretora da segunda escola; a elaboração de um diário de campo ¿ construído durante a observação de duas semanas de aulas em cada instituição; e a análise documental ¿ projeto político pedagógico da escola, plano de ação das atividades extracurriculares entre outros documentos. O processo analítico teve como base a análise categorial temática, realizando a leitura flutuante, a redução dos dados e a construção de categorias. Os dados construídos por meio dos três instrumentos foram interpretados e, posteriormente, triangulados, resultando em um texto narrativo. Dentre os resultados, destacamos o ensino das atividades circenses na Escola Teatro Mágico, que está presente entre as práticas extracurriculares desde sua fundação e se mantém como a principal delas, sendo praticada por um quarto dos alunos da instituição. O êxito do projeto acarretou um investimento significativo e contínuo, garantindo espaço e materiais adequados, impactando em toda a comunidade escolar. Já na escola Circo das Crianças, encontramos um cenário de professores interessados que utilizam seus próprios materiais para as atividades embora, também tenham razoável apoio institucional. Em ambas as escolas, notamos a predominância de meninas nas aulas e algumas diferenças na participação com relação ao gênero em algumas modalidades circenses. Em ambas escolas notamos excelente aceitação e adequada formação dos professores, quase sempre combinada à previa experiência artística. Por fim, destacamos que nas instituições estudadas, o planejamento e a avaliação não são realizados de modo sistemático, embora sejam projetos realizados há anos nessas escolasAbstract: This dissertation is a result of study that aimed to understand the pedagogical practices of circus activities in the extracurricular context of basic school. Methodologically, the research was characterized as a multiple case study, as a qualitative and descriptive study. The research subjects were the teachers and coordinators/principals of two private schools that offer circus activities, one of them in the state of São Paulo (Teatro Mágico School) and the other one in the state of Paraná (Circo das Crianças School). As research tools, we proposed: a semi-structured interview ¿ with the teacher and coordinator of the first school and with the teachers, coordinator and principal of the second school; a field journal ¿ built during the observation of two weeks of classes; and a document analysis ¿ the school's pedagogical political project, school circus project, coordinator's action plan for extracurricular activities and promotional folders. The analytical process was based on the Thematic Categorical Analysis, reading, data reduction and category building. The data constructed through the three instruments were interpreted and triangulated, resulting in a narrative text. Among the results, we highlight the circus teaching at the Teatro Mágico School, which is present among extracurricular practices since its foundation and remains the main one, being practiced by a quarter of the students of the institution. The highlight resulted in a significant and continuous investment ensuring adequate space and materials, also impacting the entire school community. At the Circo das Crianças School we found a scenario of interested teachers who have their own class materials. However, they do not receive assistance from the institution for their maintenance. In both schools, we noticed the predominance of girls in classes and gender differences related to circus modalities. In addition, in these institutions planning and evaluation are not performed.MestradoEducação Física e SociedadeMestra em Educação FísicaCAPES01-P-3379/2017[s.n.]Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-Leite, Vilma Campos dos SantosFederici, Conrado Augusto GandaraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Caroline Capellato, 1994-20202020-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (164 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638944MELO, Caroline Capellato. Atividades circenses: compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica. 2020. 1 recurso online (164 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638944. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128915Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-19T17:49:09Zoai::1128915Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-19T17:49:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades circenses : compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica
Circus activities : Sharing pedagogical practices in extracurricular education on basic school
title Atividades circenses : compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica
spellingShingle Atividades circenses : compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica
Melo, Caroline Capellato, 1994-
Atividades circenses
Ensino
Educação
Arte
Circus activities
Extracurricular education
Education
Art
title_short Atividades circenses : compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica
title_full Atividades circenses : compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica
title_fullStr Atividades circenses : compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica
title_full_unstemmed Atividades circenses : compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica
title_sort Atividades circenses : compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica
author Melo, Caroline Capellato, 1994-
author_facet Melo, Caroline Capellato, 1994-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Leite, Vilma Campos dos Santos
Federici, Conrado Augusto Gandara
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Caroline Capellato, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades circenses
Ensino
Educação
Arte
Circus activities
Extracurricular education
Education
Art
topic Atividades circenses
Ensino
Educação
Arte
Circus activities
Extracurricular education
Education
Art
description Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638944
MELO, Caroline Capellato. Atividades circenses: compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica. 2020. 1 recurso online (164 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638944. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638944
identifier_str_mv MELO, Caroline Capellato. Atividades circenses: compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica. 2020. 1 recurso online (164 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638944. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128915
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (164 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189160791048192