A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317 |
Resumo: | Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo |
id |
UNICAMP-30_5fc9b387e9a4e67e65d41f56448e912f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::442160 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series)Grammar and linguistic knowledge in Portuguese primary school text books II (5th to 8th grades)Programa Nacional de Livros DidaticosLivros didaticos - Língua portuguesaLíngua portuguesa - GramáticaParâmetros curriculares nacionaisPortuguese teaching text booksTeaching of grammarNPC (National Portuguese Curriculum)PNLD (Textbook National Program)Orientador: Roxane Helena Rodrigues RojoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar como livros didáticos de Português (LDP) atuais, isto é, produzidos após a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) e as avaliações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), desenvolvem o ensino de gramática, frente que gera várias discussões na comunidade acadêmico-científica sobre que gramática ensinar e sob qual metodologia e muitas dúvidas aos professores de Português em exercício. Para tanto, esta dissertação é dividida em quatro capítulos: o primeiro - Gramática: histórico e fundamentação teórica - discorre sobre as primeiras discussões acerca da linguagem na cultura ocidental, de cunho filosófico, e que resultaram no aporte teórico da gramática tradicional, da tradição gramatical e dos estudos da Linguística Moderna. O segundo - A gramática na história da disciplina Língua Portuguesa e do LDP: tratamento didático e propostas teóricometodológicas - apresenta o desenvolvimento da disciplina Língua Portuguesa no Brasil e do LDP, ressaltando, em ambos os casos, o tratamento didático dado à gramática; além disso, apresenta algumas das principais propostas para o ensino de gramática feitas por linguistas brasileiros. O terceiro - Parametrização do ensino de gramática: PCN e PNLD - analisa a(s) proposta(s) para o ensino de gramática feita(s) pelos PCN e traz um breve histórico sobre o PNLD, com destaque para a evolução dos critérios de avaliação dos conhecimentos linguístico-gramaticais ao longo das edições do Programa (1999, 2002, 2005, 2008). O quarto - O que fazem os LDP - análise do corpus selecionado - traz a análise de volumes de três coleções didáticas com perfis distintos em relação à concepção de ensino de língua e ensino de gramática, aprovadas pelo PNLD/2008.Abstract: The general objective of this research is to investigate how current Portuguese school books (LDP), which have been produced after the elaboration of the National Portuguese Curriculum (NPC) and after being evaluated by the textbook national program (PNLD), develop the teaching of grammar. The teaching of grammar and its different methodologies have been subject of discussion among academics and generates many doubts among Portuguese teachers. This dissertation is divided into four chapters. The first (Grammar: History and theoretical background) deals with he first philosophical discussions about language in Western culture, which provided theoretical background to the traditional grammar, the tradition of grammar and Modern Linguistic studies. The second (Grammar in the history of Portuguese Language teaching and LDP) provides an overview of the development of the subject "Portuguese Language in Brazil" and LDP, giving emphasis to the didactic approach to grammar. Chapter 2 also presents some of the main proposals to the teaching of grammar by Brazilian linguists. The third chapter (Parameters of the teaching of Portuguese: PCN e PNLD) analyses the proposal(s) to the teaching of Portuguese done by PCN. It also presents a brief history of PNLD, focusing on the evolution of the evaluation criteria of linguistic and grammar knowledge throughout the four editions of the Program (1999, 2002, 2005, and 2008). The fourth chapter (What the LDP Do - Analysis of Corpus) analyses the teaching of grammar and language in some volumes of three different text book collections, which have been approved by PNLD/2008.MestradoLíngua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-Fiad, Raquel SalekAparicio, Ana Silvia MoçoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASManini, Daniela, 1974-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf201 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317MANINI, Daniela. A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series). 2009. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/442160porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:30:49Zoai::442160Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:30:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series) Grammar and linguistic knowledge in Portuguese primary school text books II (5th to 8th grades) |
title |
A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series) |
spellingShingle |
A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series) Manini, Daniela, 1974- Programa Nacional de Livros Didaticos Livros didaticos - Língua portuguesa Língua portuguesa - Gramática Parâmetros curriculares nacionais Portuguese teaching text books Teaching of grammar NPC (National Portuguese Curriculum) PNLD (Textbook National Program) |
title_short |
A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series) |
title_full |
A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series) |
title_fullStr |
A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series) |
title_full_unstemmed |
A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series) |
title_sort |
A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series) |
author |
Manini, Daniela, 1974- |
author_facet |
Manini, Daniela, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952- Fiad, Raquel Salek Aparicio, Ana Silvia Moço Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manini, Daniela, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Nacional de Livros Didaticos Livros didaticos - Língua portuguesa Língua portuguesa - Gramática Parâmetros curriculares nacionais Portuguese teaching text books Teaching of grammar NPC (National Portuguese Curriculum) PNLD (Textbook National Program) |
topic |
Programa Nacional de Livros Didaticos Livros didaticos - Língua portuguesa Língua portuguesa - Gramática Parâmetros curriculares nacionais Portuguese teaching text books Teaching of grammar NPC (National Portuguese Curriculum) PNLD (Textbook National Program) |
description |
Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317 MANINI, Daniela. A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series). 2009. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317 |
identifier_str_mv |
MANINI, Daniela. A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series). 2009. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/442160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 201 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189006055833600 |