A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manini, Daniela, 1974-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317
Resumo: Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
id UNICAMP-30_5fc9b387e9a4e67e65d41f56448e912f
oai_identifier_str oai::442160
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series)Grammar and linguistic knowledge in Portuguese primary school text books II (5th to 8th grades)Programa Nacional de Livros DidaticosLivros didaticos - Língua portuguesaLíngua portuguesa - GramáticaParâmetros curriculares nacionaisPortuguese teaching text booksTeaching of grammarNPC (National Portuguese Curriculum)PNLD (Textbook National Program)Orientador: Roxane Helena Rodrigues RojoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar como livros didáticos de Português (LDP) atuais, isto é, produzidos após a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) e as avaliações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), desenvolvem o ensino de gramática, frente que gera várias discussões na comunidade acadêmico-científica sobre que gramática ensinar e sob qual metodologia e muitas dúvidas aos professores de Português em exercício. Para tanto, esta dissertação é dividida em quatro capítulos: o primeiro - Gramática: histórico e fundamentação teórica - discorre sobre as primeiras discussões acerca da linguagem na cultura ocidental, de cunho filosófico, e que resultaram no aporte teórico da gramática tradicional, da tradição gramatical e dos estudos da Linguística Moderna. O segundo - A gramática na história da disciplina Língua Portuguesa e do LDP: tratamento didático e propostas teóricometodológicas - apresenta o desenvolvimento da disciplina Língua Portuguesa no Brasil e do LDP, ressaltando, em ambos os casos, o tratamento didático dado à gramática; além disso, apresenta algumas das principais propostas para o ensino de gramática feitas por linguistas brasileiros. O terceiro - Parametrização do ensino de gramática: PCN e PNLD - analisa a(s) proposta(s) para o ensino de gramática feita(s) pelos PCN e traz um breve histórico sobre o PNLD, com destaque para a evolução dos critérios de avaliação dos conhecimentos linguístico-gramaticais ao longo das edições do Programa (1999, 2002, 2005, 2008). O quarto - O que fazem os LDP - análise do corpus selecionado - traz a análise de volumes de três coleções didáticas com perfis distintos em relação à concepção de ensino de língua e ensino de gramática, aprovadas pelo PNLD/2008.Abstract: The general objective of this research is to investigate how current Portuguese school books (LDP), which have been produced after the elaboration of the National Portuguese Curriculum (NPC) and after being evaluated by the textbook national program (PNLD), develop the teaching of grammar. The teaching of grammar and its different methodologies have been subject of discussion among academics and generates many doubts among Portuguese teachers. This dissertation is divided into four chapters. The first (Grammar: History and theoretical background) deals with he first philosophical discussions about language in Western culture, which provided theoretical background to the traditional grammar, the tradition of grammar and Modern Linguistic studies. The second (Grammar in the history of Portuguese Language teaching and LDP) provides an overview of the development of the subject "Portuguese Language in Brazil" and LDP, giving emphasis to the didactic approach to grammar. Chapter 2 also presents some of the main proposals to the teaching of grammar by Brazilian linguists. The third chapter (Parameters of the teaching of Portuguese: PCN e PNLD) analyses the proposal(s) to the teaching of Portuguese done by PCN. It also presents a brief history of PNLD, focusing on the evolution of the evaluation criteria of linguistic and grammar knowledge throughout the four editions of the Program (1999, 2002, 2005, and 2008). The fourth chapter (What the LDP Do - Analysis of Corpus) analyses the teaching of grammar and language in some volumes of three different text book collections, which have been approved by PNLD/2008.MestradoLíngua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-Fiad, Raquel SalekAparicio, Ana Silvia MoçoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASManini, Daniela, 1974-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf201 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317MANINI, Daniela. A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series). 2009. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/442160porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:30:49Zoai::442160Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:30:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series)
Grammar and linguistic knowledge in Portuguese primary school text books II (5th to 8th grades)
title A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series)
spellingShingle A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series)
Manini, Daniela, 1974-
Programa Nacional de Livros Didaticos
Livros didaticos - Língua portuguesa
Língua portuguesa - Gramática
Parâmetros curriculares nacionais
Portuguese teaching text books
Teaching of grammar
NPC (National Portuguese Curriculum)
PNLD (Textbook National Program)
title_short A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series)
title_full A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series)
title_fullStr A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series)
title_full_unstemmed A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series)
title_sort A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series)
author Manini, Daniela, 1974-
author_facet Manini, Daniela, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-
Fiad, Raquel Salek
Aparicio, Ana Silvia Moço
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Manini, Daniela, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional de Livros Didaticos
Livros didaticos - Língua portuguesa
Língua portuguesa - Gramática
Parâmetros curriculares nacionais
Portuguese teaching text books
Teaching of grammar
NPC (National Portuguese Curriculum)
PNLD (Textbook National Program)
topic Programa Nacional de Livros Didaticos
Livros didaticos - Língua portuguesa
Língua portuguesa - Gramática
Parâmetros curriculares nacionais
Portuguese teaching text books
Teaching of grammar
NPC (National Portuguese Curriculum)
PNLD (Textbook National Program)
description Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317
MANINI, Daniela. A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series). 2009. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317
identifier_str_mv MANINI, Daniela. A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series). 2009. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609317. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/442160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
201 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189006055833600