As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605 |
Resumo: | Esta monografia é resultado de uma pesquisa descritivo-analítica que teve como objetivo analisar a disposição teórico-metodológica das conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. Para isso, coletamos cinco exemplares de diferentes autores e editoras a partir da segunda metade da década de 2000 que foram escolhidos segundo a presença do tópico gramatical a ser estudado. Assim, duas coleções são do 8º ano e três do 9º ano. Nossa pesquisa de caráter essencialmente documental está dividida em quatro capítulos, quais sejam: o primeiro e o segundo capítulo estão voltados para a nossa fundamentação teórica que foca, no primeiro momento, os estudos descritivos sobre as conjunções e as construções coordenativas aditivas, sendo levados em conta a abordagem tradicional de Bechara (2002 e 2005), Cunha e Cintra (2010) e Garcia (1992), e a abordagem funcional de Neves (2000), Azeredo (2008) e Castilho e Elias(2012) em suas respectivas gramáticas; e no segundo momento, a oficialização do eixo de ensino reflexão sobre a língua, apresentando as contribuições da academia, do Programa Nacional do Livro Didático e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) para o uso reflexivo da língua e da linguagem; no terceiro capítulo, mostramos quais os aspectos metodológicos da nossa pesquisa e nossos procedimentos de análise; e no último capítulo, a nossa análise de dados, dando importância ao enfoque teórico-metodológico adotado no ensino das conjunções aditivas pelas coleções selecionadas, este capítulo está subdividido em: a) identificação da perspectiva teórica subjacente ao objeto de ensino; b) relação entre a denominação da seção e perspectiva teórica; e c) caracterização do encaminhamento metodológico adotado para o ensino das conjunções coordenativas aditivas. Como principais resultados, constatamos que, com o desenvolvimento da linguística, as coleções em análise, publicadas a partir da segunda metade do ano 2000, apresentam tendência para a descrição tradicional, ampliada, de uma ou de outra forma, pelos estudos linguísticos. No que diz respeito às formas metodológicas de ensino desse tópico, os resultados apontam para uma hibridez da reflexão metalinguística com a reflexão epilinguística. |
id |
UFCG_9ac348e302074e1e709e3aeaf96df6fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28605 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.Additive coordinating conjunctions in elementary school Portuguese textbooks.Livro didático de língua portuguesaPortuguese language textbookAnálise de livro didático - língua portuguesaTextbook analysis - Portuguese languageConjunções coordenativas e aditivas - livros didáticos de língua portuguesaCoordinating and additive conjunctions - Portuguese language textbooksEixo de ensino - reflexão sobre a língua - PNLC e PCNsTeaching axis - reflection on the language - PNLC and PCNsPrograma Nacional do Livro Didático - PNLCNational Textbook Program - PNLCParâmetros Curriculares Nacionais - PCNNational Curriculum Parameters - PCNLinguísticaEsta monografia é resultado de uma pesquisa descritivo-analítica que teve como objetivo analisar a disposição teórico-metodológica das conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. Para isso, coletamos cinco exemplares de diferentes autores e editoras a partir da segunda metade da década de 2000 que foram escolhidos segundo a presença do tópico gramatical a ser estudado. Assim, duas coleções são do 8º ano e três do 9º ano. Nossa pesquisa de caráter essencialmente documental está dividida em quatro capítulos, quais sejam: o primeiro e o segundo capítulo estão voltados para a nossa fundamentação teórica que foca, no primeiro momento, os estudos descritivos sobre as conjunções e as construções coordenativas aditivas, sendo levados em conta a abordagem tradicional de Bechara (2002 e 2005), Cunha e Cintra (2010) e Garcia (1992), e a abordagem funcional de Neves (2000), Azeredo (2008) e Castilho e Elias(2012) em suas respectivas gramáticas; e no segundo momento, a oficialização do eixo de ensino reflexão sobre a língua, apresentando as contribuições da academia, do Programa Nacional do Livro Didático e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) para o uso reflexivo da língua e da linguagem; no terceiro capítulo, mostramos quais os aspectos metodológicos da nossa pesquisa e nossos procedimentos de análise; e no último capítulo, a nossa análise de dados, dando importância ao enfoque teórico-metodológico adotado no ensino das conjunções aditivas pelas coleções selecionadas, este capítulo está subdividido em: a) identificação da perspectiva teórica subjacente ao objeto de ensino; b) relação entre a denominação da seção e perspectiva teórica; e c) caracterização do encaminhamento metodológico adotado para o ensino das conjunções coordenativas aditivas. Como principais resultados, constatamos que, com o desenvolvimento da linguística, as coleções em análise, publicadas a partir da segunda metade do ano 2000, apresentam tendência para a descrição tradicional, ampliada, de uma ou de outra forma, pelos estudos linguísticos. No que diz respeito às formas metodológicas de ensino desse tópico, os resultados apontam para uma hibridez da reflexão metalinguística com a reflexão epilinguística.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGREINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.REINALDO, M. A. G. M.http://lattes.cnpq.br/0323008945925363DANTAS, Aloísio de Medeiros.DANTAS, A. M.http://lattes.cnpq.br/1108640517726697OLIVEIRA, Maria Angélica de.OLIVEIRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/6111110627092405RODRIGUES, Tassiana Braga.2014-03-252023-01-04T12:45:48Z2023-01-042023-01-04T12:45:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605RODRIGUES, Tassiana Braga. As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T12:46:17Zoai:localhost:riufcg/28605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T12:46:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. Additive coordinating conjunctions in elementary school Portuguese textbooks. |
title |
As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. |
spellingShingle |
As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. RODRIGUES, Tassiana Braga. Livro didático de língua portuguesa Portuguese language textbook Análise de livro didático - língua portuguesa Textbook analysis - Portuguese language Conjunções coordenativas e aditivas - livros didáticos de língua portuguesa Coordinating and additive conjunctions - Portuguese language textbooks Eixo de ensino - reflexão sobre a língua - PNLC e PCNs Teaching axis - reflection on the language - PNLC and PCNs Programa Nacional do Livro Didático - PNLC National Textbook Program - PNLC Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN National Curriculum Parameters - PCN Linguística |
title_short |
As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. |
title_full |
As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. |
title_fullStr |
As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. |
title_sort |
As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. |
author |
RODRIGUES, Tassiana Braga. |
author_facet |
RODRIGUES, Tassiana Braga. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. REINALDO, M. A. G. M. http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 DANTAS, Aloísio de Medeiros. DANTAS, A. M. http://lattes.cnpq.br/1108640517726697 OLIVEIRA, Maria Angélica de. OLIVEIRA, M. A. http://lattes.cnpq.br/6111110627092405 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Tassiana Braga. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático de língua portuguesa Portuguese language textbook Análise de livro didático - língua portuguesa Textbook analysis - Portuguese language Conjunções coordenativas e aditivas - livros didáticos de língua portuguesa Coordinating and additive conjunctions - Portuguese language textbooks Eixo de ensino - reflexão sobre a língua - PNLC e PCNs Teaching axis - reflection on the language - PNLC and PCNs Programa Nacional do Livro Didático - PNLC National Textbook Program - PNLC Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN National Curriculum Parameters - PCN Linguística |
topic |
Livro didático de língua portuguesa Portuguese language textbook Análise de livro didático - língua portuguesa Textbook analysis - Portuguese language Conjunções coordenativas e aditivas - livros didáticos de língua portuguesa Coordinating and additive conjunctions - Portuguese language textbooks Eixo de ensino - reflexão sobre a língua - PNLC e PCNs Teaching axis - reflection on the language - PNLC and PCNs Programa Nacional do Livro Didático - PNLC National Textbook Program - PNLC Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN National Curriculum Parameters - PCN Linguística |
description |
Esta monografia é resultado de uma pesquisa descritivo-analítica que teve como objetivo analisar a disposição teórico-metodológica das conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. Para isso, coletamos cinco exemplares de diferentes autores e editoras a partir da segunda metade da década de 2000 que foram escolhidos segundo a presença do tópico gramatical a ser estudado. Assim, duas coleções são do 8º ano e três do 9º ano. Nossa pesquisa de caráter essencialmente documental está dividida em quatro capítulos, quais sejam: o primeiro e o segundo capítulo estão voltados para a nossa fundamentação teórica que foca, no primeiro momento, os estudos descritivos sobre as conjunções e as construções coordenativas aditivas, sendo levados em conta a abordagem tradicional de Bechara (2002 e 2005), Cunha e Cintra (2010) e Garcia (1992), e a abordagem funcional de Neves (2000), Azeredo (2008) e Castilho e Elias(2012) em suas respectivas gramáticas; e no segundo momento, a oficialização do eixo de ensino reflexão sobre a língua, apresentando as contribuições da academia, do Programa Nacional do Livro Didático e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) para o uso reflexivo da língua e da linguagem; no terceiro capítulo, mostramos quais os aspectos metodológicos da nossa pesquisa e nossos procedimentos de análise; e no último capítulo, a nossa análise de dados, dando importância ao enfoque teórico-metodológico adotado no ensino das conjunções aditivas pelas coleções selecionadas, este capítulo está subdividido em: a) identificação da perspectiva teórica subjacente ao objeto de ensino; b) relação entre a denominação da seção e perspectiva teórica; e c) caracterização do encaminhamento metodológico adotado para o ensino das conjunções coordenativas aditivas. Como principais resultados, constatamos que, com o desenvolvimento da linguística, as coleções em análise, publicadas a partir da segunda metade do ano 2000, apresentam tendência para a descrição tradicional, ampliada, de uma ou de outra forma, pelos estudos linguísticos. No que diz respeito às formas metodológicas de ensino desse tópico, os resultados apontam para uma hibridez da reflexão metalinguística com a reflexão epilinguística. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-25 2023-01-04T12:45:48Z 2023-01-04 2023-01-04T12:45:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605 RODRIGUES, Tassiana Braga. As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Tassiana Braga. As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744566633365504 |