As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Tassiana Braga.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605
Resumo: Esta monografia é resultado de uma pesquisa descritivo-analítica que teve como objetivo analisar a disposição teórico-metodológica das conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. Para isso, coletamos cinco exemplares de diferentes autores e editoras a partir da segunda metade da década de 2000 que foram escolhidos segundo a presença do tópico gramatical a ser estudado. Assim, duas coleções são do 8º ano e três do 9º ano. Nossa pesquisa de caráter essencialmente documental está dividida em quatro capítulos, quais sejam: o primeiro e o segundo capítulo estão voltados para a nossa fundamentação teórica que foca, no primeiro momento, os estudos descritivos sobre as conjunções e as construções coordenativas aditivas, sendo levados em conta a abordagem tradicional de Bechara (2002 e 2005), Cunha e Cintra (2010) e Garcia (1992), e a abordagem funcional de Neves (2000), Azeredo (2008) e Castilho e Elias(2012) em suas respectivas gramáticas; e no segundo momento, a oficialização do eixo de ensino reflexão sobre a língua, apresentando as contribuições da academia, do Programa Nacional do Livro Didático e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) para o uso reflexivo da língua e da linguagem; no terceiro capítulo, mostramos quais os aspectos metodológicos da nossa pesquisa e nossos procedimentos de análise; e no último capítulo, a nossa análise de dados, dando importância ao enfoque teórico-metodológico adotado no ensino das conjunções aditivas pelas coleções selecionadas, este capítulo está subdividido em: a) identificação da perspectiva teórica subjacente ao objeto de ensino; b) relação entre a denominação da seção e perspectiva teórica; e c) caracterização do encaminhamento metodológico adotado para o ensino das conjunções coordenativas aditivas. Como principais resultados, constatamos que, com o desenvolvimento da linguística, as coleções em análise, publicadas a partir da segunda metade do ano 2000, apresentam tendência para a descrição tradicional, ampliada, de uma ou de outra forma, pelos estudos linguísticos. No que diz respeito às formas metodológicas de ensino desse tópico, os resultados apontam para uma hibridez da reflexão metalinguística com a reflexão epilinguística.
id UFCG_9ac348e302074e1e709e3aeaf96df6fd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28605
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.Additive coordinating conjunctions in elementary school Portuguese textbooks.Livro didático de língua portuguesaPortuguese language textbookAnálise de livro didático - língua portuguesaTextbook analysis - Portuguese languageConjunções coordenativas e aditivas - livros didáticos de língua portuguesaCoordinating and additive conjunctions - Portuguese language textbooksEixo de ensino - reflexão sobre a língua - PNLC e PCNsTeaching axis - reflection on the language - PNLC and PCNsPrograma Nacional do Livro Didático - PNLCNational Textbook Program - PNLCParâmetros Curriculares Nacionais - PCNNational Curriculum Parameters - PCNLinguísticaEsta monografia é resultado de uma pesquisa descritivo-analítica que teve como objetivo analisar a disposição teórico-metodológica das conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. Para isso, coletamos cinco exemplares de diferentes autores e editoras a partir da segunda metade da década de 2000 que foram escolhidos segundo a presença do tópico gramatical a ser estudado. Assim, duas coleções são do 8º ano e três do 9º ano. Nossa pesquisa de caráter essencialmente documental está dividida em quatro capítulos, quais sejam: o primeiro e o segundo capítulo estão voltados para a nossa fundamentação teórica que foca, no primeiro momento, os estudos descritivos sobre as conjunções e as construções coordenativas aditivas, sendo levados em conta a abordagem tradicional de Bechara (2002 e 2005), Cunha e Cintra (2010) e Garcia (1992), e a abordagem funcional de Neves (2000), Azeredo (2008) e Castilho e Elias(2012) em suas respectivas gramáticas; e no segundo momento, a oficialização do eixo de ensino reflexão sobre a língua, apresentando as contribuições da academia, do Programa Nacional do Livro Didático e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) para o uso reflexivo da língua e da linguagem; no terceiro capítulo, mostramos quais os aspectos metodológicos da nossa pesquisa e nossos procedimentos de análise; e no último capítulo, a nossa análise de dados, dando importância ao enfoque teórico-metodológico adotado no ensino das conjunções aditivas pelas coleções selecionadas, este capítulo está subdividido em: a) identificação da perspectiva teórica subjacente ao objeto de ensino; b) relação entre a denominação da seção e perspectiva teórica; e c) caracterização do encaminhamento metodológico adotado para o ensino das conjunções coordenativas aditivas. Como principais resultados, constatamos que, com o desenvolvimento da linguística, as coleções em análise, publicadas a partir da segunda metade do ano 2000, apresentam tendência para a descrição tradicional, ampliada, de uma ou de outra forma, pelos estudos linguísticos. No que diz respeito às formas metodológicas de ensino desse tópico, os resultados apontam para uma hibridez da reflexão metalinguística com a reflexão epilinguística.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGREINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.REINALDO, M. A. G. M.http://lattes.cnpq.br/0323008945925363DANTAS, Aloísio de Medeiros.DANTAS, A. M.http://lattes.cnpq.br/1108640517726697OLIVEIRA, Maria Angélica de.OLIVEIRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/6111110627092405RODRIGUES, Tassiana Braga.2014-03-252023-01-04T12:45:48Z2023-01-042023-01-04T12:45:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605RODRIGUES, Tassiana Braga. As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T12:46:17Zoai:localhost:riufcg/28605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T12:46:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.
Additive coordinating conjunctions in elementary school Portuguese textbooks.
title As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.
spellingShingle As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.
RODRIGUES, Tassiana Braga.
Livro didático de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Análise de livro didático - língua portuguesa
Textbook analysis - Portuguese language
Conjunções coordenativas e aditivas - livros didáticos de língua portuguesa
Coordinating and additive conjunctions - Portuguese language textbooks
Eixo de ensino - reflexão sobre a língua - PNLC e PCNs
Teaching axis - reflection on the language - PNLC and PCNs
Programa Nacional do Livro Didático - PNLC
National Textbook Program - PNLC
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
National Curriculum Parameters - PCN
Linguística
title_short As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.
title_full As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.
title_fullStr As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.
title_full_unstemmed As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.
title_sort As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.
author RODRIGUES, Tassiana Braga.
author_facet RODRIGUES, Tassiana Braga.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
REINALDO, M. A. G. M.
http://lattes.cnpq.br/0323008945925363
DANTAS, Aloísio de Medeiros.
DANTAS, A. M.
http://lattes.cnpq.br/1108640517726697
OLIVEIRA, Maria Angélica de.
OLIVEIRA, M. A.
http://lattes.cnpq.br/6111110627092405
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Tassiana Braga.
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Análise de livro didático - língua portuguesa
Textbook analysis - Portuguese language
Conjunções coordenativas e aditivas - livros didáticos de língua portuguesa
Coordinating and additive conjunctions - Portuguese language textbooks
Eixo de ensino - reflexão sobre a língua - PNLC e PCNs
Teaching axis - reflection on the language - PNLC and PCNs
Programa Nacional do Livro Didático - PNLC
National Textbook Program - PNLC
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
National Curriculum Parameters - PCN
Linguística
topic Livro didático de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Análise de livro didático - língua portuguesa
Textbook analysis - Portuguese language
Conjunções coordenativas e aditivas - livros didáticos de língua portuguesa
Coordinating and additive conjunctions - Portuguese language textbooks
Eixo de ensino - reflexão sobre a língua - PNLC e PCNs
Teaching axis - reflection on the language - PNLC and PCNs
Programa Nacional do Livro Didático - PNLC
National Textbook Program - PNLC
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
National Curriculum Parameters - PCN
Linguística
description Esta monografia é resultado de uma pesquisa descritivo-analítica que teve como objetivo analisar a disposição teórico-metodológica das conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. Para isso, coletamos cinco exemplares de diferentes autores e editoras a partir da segunda metade da década de 2000 que foram escolhidos segundo a presença do tópico gramatical a ser estudado. Assim, duas coleções são do 8º ano e três do 9º ano. Nossa pesquisa de caráter essencialmente documental está dividida em quatro capítulos, quais sejam: o primeiro e o segundo capítulo estão voltados para a nossa fundamentação teórica que foca, no primeiro momento, os estudos descritivos sobre as conjunções e as construções coordenativas aditivas, sendo levados em conta a abordagem tradicional de Bechara (2002 e 2005), Cunha e Cintra (2010) e Garcia (1992), e a abordagem funcional de Neves (2000), Azeredo (2008) e Castilho e Elias(2012) em suas respectivas gramáticas; e no segundo momento, a oficialização do eixo de ensino reflexão sobre a língua, apresentando as contribuições da academia, do Programa Nacional do Livro Didático e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) para o uso reflexivo da língua e da linguagem; no terceiro capítulo, mostramos quais os aspectos metodológicos da nossa pesquisa e nossos procedimentos de análise; e no último capítulo, a nossa análise de dados, dando importância ao enfoque teórico-metodológico adotado no ensino das conjunções aditivas pelas coleções selecionadas, este capítulo está subdividido em: a) identificação da perspectiva teórica subjacente ao objeto de ensino; b) relação entre a denominação da seção e perspectiva teórica; e c) caracterização do encaminhamento metodológico adotado para o ensino das conjunções coordenativas aditivas. Como principais resultados, constatamos que, com o desenvolvimento da linguística, as coleções em análise, publicadas a partir da segunda metade do ano 2000, apresentam tendência para a descrição tradicional, ampliada, de uma ou de outra forma, pelos estudos linguísticos. No que diz respeito às formas metodológicas de ensino desse tópico, os resultados apontam para uma hibridez da reflexão metalinguística com a reflexão epilinguística.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-25
2023-01-04T12:45:48Z
2023-01-04
2023-01-04T12:45:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605
RODRIGUES, Tassiana Braga. As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605
identifier_str_mv RODRIGUES, Tassiana Braga. As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744566633365504