Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011 - 2019) : contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Riza Amaral, 1984-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638992
Resumo: Orientador: Sandra Fernandes Leite
id UNICAMP-30_61582a4ea39230912f0b912cd60b2781
oai_identifier_str oai::1128973
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011 - 2019) : contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo FreireThe Literacy and Culture Circles (CAC's) of Juiz de Fora (2011 - 2019) : historical and institutional context, Youth, Adult and Elderly Education policies (EJAI) and the political-pedagogical reframing based on Paulo's thought FreireFreire, Paulo, 1921-1997Educação de jovens e adultosIdosos - EducaçãoAlfabetizaçãoCulturaFreire, PauloYouth and adult educationElderly educationLiteracyCultureOrientador: Sandra Fernandes LeiteDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Essa pesquisa teve como objetivo compreender de que modo o pensamento de Paulo Freire é lido e "re-significado" pelos sujeitos no trabalho dos Círculos de Alfabetização e Cultura de Juiz de Fora/MG, no período de 2011 a 2019. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas sob o número: 89462318.9.0000.8142 no Certificado de Apresentação e Apreciação Ética ¿ CAAE. Trata-se de uma análise construída com a finalidade de compreender como o pensamento de Paulo Freire, inspirou o trabalho realizado em Juiz de Fora, e se fez presente nas ações desenvolvidas no interior dos Círculos de Alfabetização e Cultura. Os dados foram coletados por meio do levantamento bibliográfico, estatístico e de legislações relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, das propostas dos Círculos de Alfabetização e Cultura - CAC¿s e da aplicação de questionários abertos respondidos pelos Gestores, Educadores e Educandos dos Círculos de Alfabetização e Cultura. Para a análise, foram empregados os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo, propostos por Laurence Bardin (2009) tendo por base o pensamento de Paulo Freire. Os resultados da pesquisa comprovaram que o trabalho dos Círculos de Alfabetização e Cultura constitui-se como de relevância no atendimento aos Jovens, Adultos e Idosos no Município de Juiz de fora, contribuindo para uma formação emancipatória, dialógica e libertadoraAbstract: This research aimed to understand how Paulo Freire's thought is read and "re-signified" by the subjects in the work of the Literacy and Culture Circles of Juiz de Fora / MG, from 2011 to 2019. The research was approved by the Human Sciences Ethics Committee of the State University of Campinas under the number: 89462318.9.0000.8142 in the Certificate of Presentation and Ethical Appreciation - CAAE. It is an analysis built in order to understand how the thought of Paulo Freire, who inspired the work done in Juiz de Fora, was present in the actions developed within the Literacy and Culture Circles. Data were collected through bibliographic, statistical and legislation related to Youth and Adult Education, proposals from Literacy and Culture Circles - CAC's and the application of open questionnaires answered by Managers, Educators and Students of Literacy Circles and Culture. For the analysis, the methodological procedures of Content Analysis were used, proposed by Laurence Bardin (2009) based on the thought of Paulo Freire. The results of the research proved that the work of the Literacy and Culture Circles constitutes of relevance in serving Young, Adults and Elderly people in the city of Juiz de Fora, contributing to an emancipatory, dialogical and liberating formationMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Leite, Sandra Fernandes, 1968-Nunes, Cesar AparecidoTorres, Mariana CassabUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLemos, Riza Amaral, 1984-20202020-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (98 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638992LEMOS, Riza Amaral. Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011 - 2019): contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo Freire. 2020. 1 recurso online (98 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638992. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128973Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-25T06:26:47Zoai::1128973Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-25T06:26:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011 - 2019) : contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo Freire
The Literacy and Culture Circles (CAC's) of Juiz de Fora (2011 - 2019) : historical and institutional context, Youth, Adult and Elderly Education policies (EJAI) and the political-pedagogical reframing based on Paulo's thought Freire
title Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011 - 2019) : contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo Freire
spellingShingle Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011 - 2019) : contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo Freire
Lemos, Riza Amaral, 1984-
Freire, Paulo, 1921-1997
Educação de jovens e adultos
Idosos - Educação
Alfabetização
Cultura
Freire, Paulo
Youth and adult education
Elderly education
Literacy
Culture
title_short Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011 - 2019) : contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo Freire
title_full Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011 - 2019) : contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo Freire
title_fullStr Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011 - 2019) : contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo Freire
title_full_unstemmed Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011 - 2019) : contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo Freire
title_sort Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011 - 2019) : contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo Freire
author Lemos, Riza Amaral, 1984-
author_facet Lemos, Riza Amaral, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sandra Fernandes, 1968-
Nunes, Cesar Aparecido
Torres, Mariana Cassab
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Riza Amaral, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Educação de jovens e adultos
Idosos - Educação
Alfabetização
Cultura
Freire, Paulo
Youth and adult education
Elderly education
Literacy
Culture
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Educação de jovens e adultos
Idosos - Educação
Alfabetização
Cultura
Freire, Paulo
Youth and adult education
Elderly education
Literacy
Culture
description Orientador: Sandra Fernandes Leite
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638992
LEMOS, Riza Amaral. Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011 - 2019): contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo Freire. 2020. 1 recurso online (98 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638992. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638992
identifier_str_mv LEMOS, Riza Amaral. Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011 - 2019): contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo Freire. 2020. 1 recurso online (98 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638992. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128973
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (98 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189160918974464