A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Katia da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100
Resumo: Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
id UNICAMP-30_640c3fbff659ea8d01fc4a4b42bf410e
oai_identifier_str oai::414446
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeiraTest takers' perspective of authenticity in foreign language reading assessmentAvaliaçãoLeituraLíngua estrangeiraAssessmentReadingForeign languageOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A "autenticidade" de uma avaliação de língua estrangeira (LE) geralmente é uma característica tida como positiva e desejável, pois refletiria princípios mais condizentes com o ideal de avaliação de desempenho comunicativo. A "autenticidade" se caracterizaria pelo uso de insumo "real" (não produzidos especialmente para a avaliação), e tarefas integradoras, que se aproximem dos usos cotidianos da LE. A perspectiva dos examinandos revela-se importante nesse contexto, uma vez que suas concepções acerca do que são, por exemplo, leitura e avaliação, orientarão suas percepções sobre um determinado exame, o modo como o realizam e seu conseqüente desempenho. Busca-se aqui compreender melhor qual é a percepção do examinando sobre a "autenticidade" do teste - quais elementos ele identifica como "autênticos" em três tipos de avaliação de leitura, qual a importância atribuída a essa autenticidade e se suas concepções são consoantes com princípios mais (ou menos) integradores. Para isso, metodologia qualitativa é empregada, com estudos de caso que permitem refletir sobre a natureza dessas percepções. Os resultados refletem diferenças nas percepções sobre autenticidade entre examinandos com diferentes níveis de proficiência, assim como na importância atribuída à autenticidade e à integração de habilidades na avaliaçãoAbstract: The "authenticity" of a foreign language (FL) assessment generally is taken as a positive characteristic, since it would reflect principles more suitable to the idea of communicative performance assessment. "Authenticity" could be described as the use of authentical input (not produced only for assessment purposes) and integrated tasks, which would be similar to the common FL use. The perspectives of examinees are important in this context, since their conceptions about reading and assessment, for instance, will lead their perceptions about an exam, the manner they do it and their consequent performance. It is aimed to comprehend examinees' perceptions of authenticity of tests - which elements they identify as authentic in three kinds of reading assessment, the importance given to authenticity, and if their conceptions are consonant with more(or less) integrated principles. To achieve that, qualitative methodology is used, with case studies that permit to reflect about the essence of these perceptions. The results demonstrate differences in the perceptions of authenticity among examinees with different levels of proficiency, as well as in the importance given to authenticity and to the integration of skills in assessmentMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Oliveira, Paulo Sampaio Xavier deLanzoni, Helcio de PaduaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Katia da Silva20072007-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf147p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100ARAUJO, Katia da Silva. A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira. 2007. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/414446porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:02:14Zoai::414446Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:02:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira
Test takers' perspective of authenticity in foreign language reading assessment
title A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira
spellingShingle A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira
Araujo, Katia da Silva
Avaliação
Leitura
Língua estrangeira
Assessment
Reading
Foreign language
title_short A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira
title_full A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira
title_fullStr A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira
title_full_unstemmed A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira
title_sort A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira
author Araujo, Katia da Silva
author_facet Araujo, Katia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Oliveira, Paulo Sampaio Xavier de
Lanzoni, Helcio de Padua
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Katia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Leitura
Língua estrangeira
Assessment
Reading
Foreign language
topic Avaliação
Leitura
Língua estrangeira
Assessment
Reading
Foreign language
description Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100
ARAUJO, Katia da Silva. A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira. 2007. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ARAUJO, Katia da Silva. A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira. 2007. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/414446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
147p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188975254962176